Sim, as casas inteligentes são uma realidade global e esse
movimento está conquistando muitos adeptos localmente. Para ter se uma
dimensão, no Brasil são 300 mil casas – de um total de 60 milhões de
residências – que têm algum tipo de automação. Segundo a Aureside, Associação
Brasileira de Automação Residencial e Predial, a expectativa é que em dois anos
a tecnologia chegue a dois milhões de casas. No mundo, as previsões são ainda
mais promissoras.

Em mapeamentos do setor feito pela WGSN – autoridade global em previsões de tendências –, o mercado de automação residencial até 2020 movimentará cerca de US$ 100 bilhões, com mais 25 bilhões de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT) que conta, respectivamente, com uma previsão de mercado em US$ 1.7 trilhões*. A análise inclui previsões** que mostram que uma típica casa de família poderia conter mais de 500 dispositivos domésticos até 2022 – o que reforça o potencial deste mercado, que ainda tem muito a crescer. Vale destacar que apenas 20% das famílias europeias e 35% das norte-americanas usam algum tipo de dispositivos IoT, segundo relatórios da Accenture.

A Somfy, multinacional francesa e líder mundial em
motorização e automatização de itens de fachadas, é exemplo tangível do
crescimento deste mercado. Entre 2017/2018, a empresa registrou €1,2 bilhões em
vendas no mundo – o que representa um crescimento de 10% nas vendas globais e
18% nas nacionais.

Quais itens compõem uma casa inteligente?

Uma vez que esses sistemas de automação estão mais acessíveis (menor baixo custo e mais facilidade de instalação), a casa conectada caminha para outro patamar e, por isso, soluções de iluminação tornam-se mais atraentes. No entanto, o objetivo, cada vez mais, é que a casa conectada tenha inteligência artificial integrada ao ambiente.

“As casas conectadas já são realidade. Eletrodomésticos
inteligentes se conectam com os calendários da família, listas de compras e até
mesmo playlists de músicas – e as possibilidades para tornar as nossas vidas
mais práticas e rápidas são inúmeras e vão desde realizar pedidos de compras de
supermercado a até mesmo trancar e destrancar as portas remotamente”,
ressalta Maria Kowalski, expert da WGSN.

Vale destacar também que, à medida que os sistemas
inteligentes são agregados em novas incorporações, haverá mais possibilidades e
ofertas de casas conectadas, o que resulta também em melhora nos produtos
relacionados.

Neste sentido, Anderson Piche, porta-voz da Somfy Brasil,
destaca: “O mercado de motorização no Brasil amadureceu nos últimos anos.
Isso possibilita, cada vez mais, trazer ao brasileiro novas soluções domóticas
que proporcionem experiências únicas e que trazem benefícios reais aos
consumidores por meio de uma tecnologia inteligente – que vão desde economia de
tempo e energia, como comodidade e segurança para o cotidiano”.

Quais são os produtos que lideram esse mercado?

De acordo com o report sobre “A Casa Conectada” da
WGSN, os produtos que lideram o mercado são relacionados à segurança: câmeras
domésticas e sistemas de fechaduras inteligentes lideram ao oferecer
conveniência e tranquilidade aos consumidores.

No entanto, além dos itens que lideram o mercado, atualmente os consumidores contam um amplo portfólio de produtos que surgem a cada dia.

Confira as principais tendências do segmento:

Assistentes Domésticos: produtos controlados por voz têm sido um sucesso surpresa na tecnologia de consumo. Projetados para ter uma presença discreta em casa, robôs estão surgindo com foco em personalidade, jogo e conexão;

Inteligência Artificial Ambiental: não está limitada a robôs domésticos. À medida que a tecnologia se desenvolve, será incorporada em produtos e superfícies em toda a casa, se torna uma peça do ambiente;

Mobiliário Automatizado: com o IA ambiental, surge a necessidade de móveis e acessórios em toda a casa que possam se adaptar de forma mais flexível aos usuários. Para isso, novas soluções em mobiliário são desenvolvidas. Peças multifuncionais ganham destaque. Além disso, mobiliários inteligentes alertam consumidores sobre estarem muito tempo sentados, assim como o uso de energia personalizada e automatizada;

Sistemas inteligentes integrados: novos empreendimentos começam a ser projetadas com sistemas automatizados embutidos, atendendo à crescente expectativa dos consumidores que esperam uma casa nova e, agora, conectada. Com o app do produto instalado em algum dispositivo móvel é possível que o morador faça, remotamente, o controle da iluminação, persianas/cortinas, câmeras, projetores, além do acesso à residência. O InteO, sistema de automação da Somfy, é um exemplo. Por meio deste aparelho – “cérebro” que comanda os demais periféricos, quando adicionados ao sistema – é possível proporcionar praticidade ao dia a dia do usuário, além de experiências únicas e indutivas.

Próximo passo? Amplificação de sensores em rede para executar a manutenção predial, de modo que os proprietários não precisem nem mais telefonar para o eletricista.

Interações do varejo: 84% dos consumidores britânicos estão abertos ao engajamento de marcas que contam com produtos relacionados a casas conectadas. Neste sentido, vale ressaltar que algumas empresas já começaram usufruir do varejo voltado a esse mercado ***.

O que vale manter no radar, de acordo com o relatório da WGSN sobre “A Casa Inteligente”:

A inteligência artificial vai mudar a forma como as pessoas
interagem e experimentam produtos, conforme é inserida nas residências (dia a
dia dos consumidores);

Cada vez mais as pessoas irão esperar por artigos de casa
mais intuitivos;

Enquanto as marcas de hardware se concentram em melhorar os
produtos domésticos conectados, outras precisam considerar como serviço ou
produto pode caber no ambiente doméstico. Um ponto de atenção será para
adicionar valor aos produtos e fazer com que os consumidores não se sintam
invadidos por essa tecnologia;

Uma vez que a privacidade é uma grande preocupação, torna a
segurança e uso transparente de dados políticas primordiais para marcas;

Móveis e produtos residenciais flexíveis e multifuncionais
continuarão crescendo como uma tendência ao atender o estilo de vida urbano que
se tornou mais fluido pelo avanço dos assistentes domésticos ***.

*Estimativas da IDC

** Estudos da Gartner

***De acordo com o estudo Future Home da Unruly

Caso queira conhecer mais sobre essa e outras tendências,
entre em contato com a assessoria.

SOBRE A WGSN

A WGSN é líder mundial em tendências e previsões. Suas
soluções incluem: previsão de tendências de moda e estilo de vida, análise de
dados, validação de produtos por fontes colaborativas online e serviço de
consultoria especializada. A WGSN se foca em ajudar seus clientes a
conquistarem um sucesso ainda maior. Alguns dos negócios mais criativos e
inovadores do mundo utilizam as soluções da WGSN – desde marcas multinacionais
até designers independentes. Mais de 92% dos seus clientes dizem que continuam
a confiar na consultoria ano após ano, pois o serviço dela melhorou a
lucratividade e o conhecimento deles para entrar em novos mercados com
confiança.

80% dos negócios que utilizam soluções de tendências
escolhem a WGSN;

Mais de 350 especialistas, com clientes em 86 países;

Mais de 6.000 clientes corporativos confiam em nossas
soluções;

Mais de US$ 20 milhões de investimento anual em produtos.

Mais informações em: http://www.wgsn.com/pt/

SOBRE SOMFY

Líder mundial em motorização e automatização de itens de fachadas, a Somfy é uma multinacional francesa, que atua há 20 anos no Brasil. Tem como premissa proporcionar a melhor experiência para o usuário, por meio de soluções que transformam ambientes residenciais, comerciais e locais públicos em espaços inteligentes. Seus produtos e serviços oferecem conforto, economia de recursos e bem-estar, além de controle para os usuários e suas propriedades. Fundada em 1967, a companhia está presente em mais de 60 países por meio de 121 subsidiárias distribuídas nos cinco continentes do globo e conta com 8.400 mil colaboradores. Com intuito de fomentar a prevenção de doenças e acidentes graves decorrentes de condições inadequadas de moradia, a companhia, por meio da Fundação Somfy, apoia projetos habitacionais que promovam moradia adequada para o público de baixa renda nos países em que atua.

Em busca de aprimoramento e atenta às inovações do mercado, a marca é reconhecida globalmente, assim como localmente, a exemplo da recente premiação da revista Potência de Inovação Tecnológica 2018, no qual Somfy conquistou o primeiro lugar no setor de automação predial, com o animeo® IP – sistema de automação de persianas para prédios comerciais.

Fonte: Da Redação/Assessoria