Ficaram no passado as regras para criar banheiros, hoje a única coisa que importa é o gosto do morador. Esses ambientes estão ficando cada vez mais diversos em cores, tamanhos e diferenciais. Além das plantas que invadiram, em muitos casos, o ambiente mais íntimo da moradia, as cubas ocupam hoje um lugar de protagonismo. A diversidade de materiais, tipos, tamanhos, cores e modelos permite criar ambientes contemporâneos, com estilo, personalidade e, o melhor, sem se preocupar com as metragens do local e a disposição do banheiro ou lavabo. Os preços também variam e atendem a todos os bolsos.

Para o consumidor que está em busca desse item vital, listamos algumas dicas importantes que devem ser analisadas antes da tomada de decisão.

Atenção para a primeira dica: antes de começar a reforma ou mesmo a construção, é fundamental escolher o modelo de cuba que se quer; isso porque cada um pede um tipo de instalação diferente.

Vamos começar?

Além da estética e do estilo que se quer imprimir no local, é importante pensar na funcionalidade da peça. Praticidade na limpeza do dia a dia e facilidade na manutenção são critérios que devem ser levados em conta.

Os modelos existentes são: de embutir, de sobrepor, de apoio, de semi-encaixe e de piso. Confira se há espaço suficiente para cada tipo, pensando sempre na circulação do local, principalmente no caso dos lavabos, que costumam ter espaço restrito. Neste momento, a escolha dos metais também é relevante para que haja uma harmonia na decoração.

São inúmeros os formatos e tamanhos das cubas, sendo as quadradas, as ovais e as redondas as mais encontradas no mercado. Existem também as peças assinadas por arquitetos e designers, por exemplo.

Entre os materiais, destacam-se pedra, madeira, cerâmica, vidro, mármore e até mesmo bambu. Durante a Expo Revestir, a Astra lançou uma cuba feita a partir deste material. Há também opções que imitam ou fazem referência a outros tipos de matéria-prima, como vidro com aparência de madeira, cerâmica que imita mármore ou pedras exóticas. Vale a pena explorar a criatividade.

As cores estão em alta e permitem deixar o ambiente com um toque irreverente e acolhedor. É fundamental ponderar o uso e, principalmente, o gosto pessoal. As cubas coloridas combinam melhor nos lavabos, já que esses espaços são mais ousados e podem trazer elementos diferentes ao do estilo da casa.

Outra tendência atual são as cubas duplas no banheiro das suítes. Se esta for a escolha para o projeto, é importante verificar se o espaço comporta o modelo.

Astra

Vidro

Com design moderno e arrojado, a Cuba Jaspe é produzida em vidro temperado de 12mm de espessura, o que a torna mais resistente. Os modelos chamam atenção por suas cores arrojadas: ouro, azul, preto, marrom e vermelho. Medindo 42 cm de diâmetro, ela pode ser usada em lavabos, banheiros comerciais ou residenciais.

Pedra

A Astra conta também com uma linha de cubas esculpidas em pedra. Basalto, Ônix, Bluestone, Wooden Vein e Ziarat são as pedras que dão nome às peças, todas produzidas artesanalmente, tornando-se itens exclusivos e sofisticados. Os modelos têm variação de cor e textura, cada um com um diferencial de encher os olhos.

Japi

Cerâmica

Recentemente, a Japi lançou dois modelos de cubas de cerâmica com acabamento que imita mármore, o material da vez: a Carrara e a Nero. A marca também conta com cubas em diversos formatos, espessuras variadas e até com tampo desenhado que pode ser substituído.

Astra

A Astra S/A Indústria e Comércio é uma empresa multiespecializada que cria e comercializa produtos e soluções para o dia a dia das pessoas.
Com portfólio de 5.700 produtos, a marca distribui seus itens no Brasil e em mais de 30 países mundo afora. No Brasil, está presente em mais de 32.100 pontos de venda. Instalada em uma área de 102.400 m², dividida em cinco unidades, a Astra emprega cerca de 1.700 pessoas na região de Jundiaí, a 60 km da capital paulista.

Referência no segmento de construção e acabamento, a Astra é anualmente premiada pela qualidade dos produtos e da prestação de serviço oferecida aos clientes e consumidores. Em 2018, entrou pela segunda vez consecutiva no roll das 1500 maiores empresas brasileiras, segundo ranking da Revista Empresas Mais, do jornal o Estado de São Paulo.

Japi

A Japi, marca do Grupo Astra, está presente no mercado brasileiro desde 1993, oferecendo o que há de melhor em soluções para construção, decoração e jardinagem. A marca comercializa mais de 1500 itens e atende cerca de 15 mil clientes do varejo em todo o Brasil. Fabricante de vasos em polietileno reconhecidos internacionalmente, e que ditam moda no mercado nacional, a Japi também conta com itens de jardinagem e produtos como: cubas, acessórios para banheiro, uma serie ampla com diversas linhas de metais sanitários, além de ferramentas e hidráulicos. Seu portfólio é repleto de produtos que aliam alta tecnologia e design, que é o grande diferencial da marca – como os vasos em polietileno e metais que auxiliam na redução do consumo de água.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Atlas