A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) é a fornecedora oficial de energia da 32ª edição da CASACOR São Paulo, a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Esta edição marca o retorno da companhia ao evento que prima por soluções para a casa, o espaço público e a qualidade de vida das pessoas. O evento é aberto à visitação até 29 de julho.

Presente em 13 ambientes e com 32 pontos instalados, a Comgás apresenta diversas aplicações do gás natural encanado em projetos dos profissionais mais consagrados no segmento. “A Comgás está na CASACOR para mostrar que o uso do gás natural encanado é uma realidade mundial na transformação de ambientes residenciais, proporcionando benefícios como mais conforto, praticidade e segurança”, destaca Milena Brito, Head de Marketing da Comgás.

Além dos espaços, a Comgás apresenta A CASA ENCANADA, instalação artística assinada pelo designer alagoano Rodrigo Ambrósio, representando, de forma lúdica, como o gás natural chega na casa de mais de 1.8 milhão de clientes, 365 dias do ano.

As arquitetas Gabriela Lotufo e Larissa Oliveira são as responsáveis pela Casa Sustentável Leroy Merlin deste ano. As profissionais buscaram trazer hábitos sustentáveis, além de utilizarem materiais que possuem este conceito na sua produção, como pastilhas de garrafa pet, divisórias soltas feitas de madeira laminada cruzada e restauro do piso original da casa tombada, entre outros recursos. Neste ambiente, o gerador a gás natural encanado aparece como solução para vários fatores, entre eles redução de mais de 20% na emissão de CO2 versus a geração a diesel; redução de até 50% no custo operacional versus a operação com diesel; além de conforto sonoro (o gerador faz 40% menos barulho que o padrão) e praticidade devido à variedade de tamanhos, modelos e aplicações.

A Syshaus, uma nova forma de pensar a residência, é a proposta do arquiteto Arthur Casas para uma casa de alto padrão, com um método construtivo pré-fabricado modular, que permite erguer toda a estrutura em poucos dias, praticamente sem resíduos e sem água. A construção se transforma, então, em uma peça de design, que pode ser adquirida pelo morador, da mesma forma que se adquire mobiliário. Sendo assim, a lareira a gás natural encanado foi a escolha perfeita para o projeto: além de segurança (a solução conta com sistema de sensor de atmosfera que capta a presença de monóxido de carbono e automaticamente bloqueia a energia, com uso de aviso sonoro), a lareira é muito prática, pois não necessita de uso de lenha e pode ser adaptada a vários modelos, tamanhos e ambientes, pois não precisa de chaminé.

Leo Shehtman, o único arquiteto que participou de todas as edições paulistanas da CASACOR, apresenta a Casa Arcos, ambiente que é delineado pelas cores e pela estrutura arquitetônica, evidenciada pelos arcos criados pelo profissional, misturados a tons terrosos, acinzentados e verdes. Neste espaço, a lareira também é a gás natural encanado.

O Lounge Sensações, de Gustavo Paschoalim, é um espaço inspirado nos lofts americanos de Nova Iorque. Elementos rústicos e mobiliário contemporâneo, junto a objetos dos séculos 18 e 19 e fotografias de artistas consagrados, dão a tônica do projeto, concebido para receber visitantes com conforto e ser palco de workshops gastronômicos durante a mostra. Além de abastecer a área da cozinha, o gás natural também provém para a lareira do espaço, reforçando o acolhimento.

A lareira ainda aparece em outros espaços da CASACOR São Paulo, como o Jardim das Agaves, de Gabriela Gaunszer e Rejane Heiden, e na Praça CASACOR, de João Jadão e Catê Poli.

No Refúgio Urbano, a designer de interiores Marina Linhares propôs um espaço para o escapismo do cotidiano. Paredes de vidro deixam a natureza e a luz solar invadirem o ambiente, que ficou charmoso e sofisticado para um casal que gosta de receber. A churrasqueira do espaço ganhou sistema de gás natural encanado, na qual o visitante pode conhecer as inúmeras vantagens, entre elas o fornecimento contínuo do gás; menos fumaça e menos sujeira, pois não há uso de carvão; controle total da temperatura; acendimento automático e versatilidade no design.

Os ambientes ao ar livre também foram contemplados com tocheiros abastecidos com gás natural encanado. No espaço Paisagens de Luz, do escritório Plantar Ideias, a Comgás participou do desenvolvimento dos tocheiros do zero, junto aos profissionais. São 11 peças distribuídas no ambiente, trazendo conforto térmico e praticidade, pois não apaga mesmo em casos de chuva, além de benefícios como facilidade na preparação e uso, controle de chama e automatização por comando remoto.

Outro espaço que recebeu peças totalmente personalizadas é a Casa Cosentino by Débora Aguiar. Para ele, a Comgás desenvolveu uma lareira e dois tocheiros de 1 metro de diâmetro, o que conferiu identidade e imponência no maior ambiente da mostra e que conta com uma generosa área de lazer.

A Comgás teve papel fundamental no funcionamento das operações de serviço instaladas no circuito da CASACOR São Paulo. Os Restaurantes Mondo, de Patrizia Genovese e Guilherme Longo, e Tartuferia Sao Paolo, da M+F Arquitetos, assim como o Café Iulia, de Cyane Zoboli e Ana Elisa Hott, e a Boulangerie de Beatriz Zamperlini e Mariana Zimmermann, possuem toda a estrutura da cozinha com abastecimento de energia via gás natural encanado. Esta solução permitiu o total e constante atendimento aos visitantes da mostra com segurança, praticidade e redução de gastos.

Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro. A Comgás vem passando por um processo de grande evolução. Mais do que uma distribuidora de gás natural, a Comgás é, hoje, uma empresa de soluções e serviços em energia.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,8 milhão de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.

www.comgas.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoria/Comgas