A marca preparou uma programação recheada de ações incríveis para inserir o público no seu “lifestyle” e celebrar o incentivo e a produção do design brasileiro no maior festival urbano de design da América Latina. Confira o cronograma completo:

I – Oficina de luminárias, um convite às novas experiências, acompanhada de deliciosa conversa com Maurício Arruda e Decornautas agitam o sábado de DW!

Oficina de luminária realizada no DW de 2018 com Mauricio Arruda

Com completo domínio da arte da iluminação, a Bertolucci é uma grande incentivadora da partilha de conhecimento e aposta em projetos que visam promover essa troca de experiências entre profissionais e entusiastas do design. E, abrindo suas portas, pela segunda vez consecutiva, a marca promove, durante o Design Weekend, a “Oficina de Luminárias” comandada pelo talentoso, criativo e prestigiado Maurício Arruda, arquiteto, designer e apresentador do programa “Decora”, do GNT, que, generoso como é, falará do processo criativo no desenvolvimento da Coleção 2050, com lançamento simultâneo para a marca. Além desse presente, a fábrica convidou, para um bate-papo “livre de regras” e “sem apego ao discurso das tendências”, os especialistas no mercado de arte e decoração, Andre Rodrigues e Allex Colontonio, do Decornautas.

Essa verdadeira viagem que promete ser inesquecível acontece na fábrica da Bertolucci, cenário ideal para que todos se sintam naturalmente engajados no processo e tenham uma verdadeira experiência criativa. Desta vez, a ideia central que vai permear a oficina será a própria Coleção 2050 de Maurício Arruda, as escolhas do designer vão estar à sua disposição para que o convidado eleja as suas favoritas e daí dar asas à sua imaginação e fazer surgir novas luminárias. R. Espártaco, 367 – Vila Romana.

II – Lançamento da Sensacional Coleção 2050 por Maurício Arruda

Luminária Coleção 2050

Celebrar sua história, mas com olhos atentos ao futuro. Esse foi o desafio que a Bertolucci lançou ao arquiteto e designer Mauricio Arruda, que assina a Coleção 2050, exibida em primeira mão durante a 8ª edição do maior festival urbano de design da América Latina, – o Design Weekend, que acontece de 18 a 25 de agosto em distritos distribuídos pela capital paulista. Há 63 anos, a marca de luminárias constrói sua trajetória independente, acompanhando e incentivando o desenvolvimento do design brasileiro e fomentando a manutenção da técnica de fabricação artesanal.

Em 2050, Arruda revisitou o arquivo de moldes para repuxo em metal do acervo da fábrica, próprios da estética das luminárias produzidas no final da década de 1960 no Brasil, marcada pelo uso de formas geométricas e linhas simples. A inspiração foi grande e o arquiteto-designer criou uma coleção composta por oito modelos idealizados para piso, mesa, parede e teto, nos quais predomina o estilo “futurista-retrô”. Luminárias de formas puras acompanhadas de uma paleta de cores especialmente desenvolvida que vai dos tons pastel ao furta cor lilás, iridescente, como o arco-íris. Além dos básicos e sempre coringas tons preto, cinza e branco.

“Nós nos identificamos muito com os projetos do Maurício Arruda, por toda sua inventividade e trabalhos voltados a contar boas histórias, preservando a identidade brasileira e, sobretudo, criando peças atemporais e flexíveis para diferentes estilos. É um ótimo parceiro, pois seu olhar para o design converge com os elementos que fazem parte da nossa essência”, explica Eneida Bertolucci, diretora da marca.

E, não é tudo, além do lançamento da coleção, a Bertolucci preparou uma programação recheada de ações para inserir o público no “lifestyle” da marca e celebrar o incentivo e a produção do design brasileiro. Confira o cronograma completo:

III – Visitas guiadas à fábrica

Nos dias 22 e 23 de agosto, a Bertolucci abre as portas de sua fábrica para os visitantes, que poderão conferir de perto toda a sua infraestrutura e seu “savoir-faire”. Trata-se da marca mais tradicional e, certamente, também a mais inovadora do Brasil, o que a torna uma das empresas de iluminação mais importantes do país. Instalada no mesmo local desde sua fundação há seis décadas, a fábrica exibe com orgulho sua profunda relação com o design brasileiro e sua visão de vanguarda, totalmente avessa ao discurso de tendências, exibindo parte de seus processos e o requinte de sua produção artesanal.

As visitas acontecem no dia 22 (quinta-feira) às 15h e também no dia 23 (sexta-feira), em dois horários: às 10h e às 15h. E, para que tudo transcorra da melhor maneira possível, será necessária e inscrição prévia no e-mail adriana@bertolucci.com.br . Local: R. Espártaco, 367 – Vila Romana – Lapa.

IV – Projeto B de Brasil ganha os corredores do Museu Belas Artes

De 19 a 23 de agosto, as peças do Projeto B de Brasil ganham destaque em exposição no Museu Belas Artes. Sob a curadoria do jornalista Marcelo Lima, a ideia dessa série de luminárias de mesa foi homenagear artistas plásticos brasileiros contemporâneos, quais sejam: Waltércio Caldas, Amílcar de Castro, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Ângelo Venosa e Tunga, artistas que serviram de inspiração para as luminárias criadas pelos escritórios brasileiros: Atelier Bam, Leo Romano, T44, Mula Preta, Murilo Weitz, e pela dupla de alunos da faculdade Belas Artes, Lucas Lima e Ricardo Benucci, respectivamente.

A exposição pode ser visitada de segunda à sexta, das 09h às 21h, na rua José Antônio Coelho, 879 – Vila Mariana, São Paulo.

V – Bertolucci, Belas Artes e Brilia promovem mesa redonda “B de Brasil” com Marcelo Lima e designers no Museu Belas Artes

Homenageando seis artistas plásticos brasileiros contemporâneos com trabalhos voltados para tridimensionalidade, a coleção de luminárias foi idealizada para fomentar o melhor do design autoral nacional, a partir da curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima. Após sua passagem em Milão durante a Semana de Design, o “B de Brasil” está de volta em uma mesa redonda que tem o objetivo de estender suas reflexões para uma troca de experiências, entre alunos e designers. Realização de Belas Artes, Bertolucci e Brilia.

A data do encontro será dia 19 de agosto (segunda-feira), às 11h, no Museu Belas Artes – localizado José Antônio Coelho, 879 – Vila Mariana, São Paulo.

VI – Bertolucci também está presente em quatro suítes do D&D Hotel Design

De 21 de agosto a 29 de setembro, a Bertolucci marca presença na mostra “D&D Hotel Design”. A feira tem início durante o Design Weekend e tem como foco toda a cadeia de hotelaria, flats, pousadas e investidores da área.

Ao todo serão 21 ambientes criados sob o desafio de apresentar espaços conceito, que agreguem funcionalidade, conforto e sofisticação, marcados pelo estilo de decoração brasileiro, mesclados com movimentos internacionais, além de tendências, ideias e soluções para o mercado hoteleiro.

A Bertolucci traz toda sua “expertise” em iluminação e em design brasileiro com luminárias personalizadas para quatro suítes, assinadas pelos escritórios Mattar Tayar, Rodrigo Costa, AR Arquitetura e MeyerCortez Arquitetura & Design. A mostra acontece no Hotel Sheraton, localizado na Av. das Nações Unidas, 12.559.

BERTOLUCCI

www.bertolucci.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoria/Bertolucci