Conheça os tipos de lâmpada e verifique qual se adequa melhor ao seu ambiente.

Impossível planejar o cômodo de uma casa e não pensar na iluminação. Antes de comprar a sua lâmpada é importante considerar: tipo de conector ou soquete, tensão ou voltagem, capacidade luminosa, potência, cor da luz e modelo.

Para ajudar na sua escolha, conheça mais sobre cada tipo de lâmpada:

Lâmpada de LED

Lâmpada de LED

O lema da lâmpada de LED é iluminar mais e consumir menos. Por não conter mercúrio, o modelo não emite calor e raios ultravioletas. Além de ser mais sustentável, você ainda reduz a conta da energia elétrica em, aproximadamente, 90%. Caso seja utilizada por oito horas diariamente, pode durar por até 17 anos. O produto é ideal para ser usado em spots ou refletores que ofecerem luz direcional.

Curiosidade: antes de chegar às lâmpadas, a tecnologia de LED já era usada em pequenos dispositivos.

Lâmpada fluorescente

Lâmpada fluorescente

A lâmpada fluorescente é a luz artificial mais usada no mundo. Por ser econômica, é comum encontrá-la em instalações industriais, restaurantes e escritórios. Sua duração é, aproximadamente, em média 8 mil horas. Há três tipos: compacta, tubular e PL.

Lâmpada halógena

Lâmpada halógena

Tem o tom suave amarelado e é muito usada por arquitetos e design de interiores para criar pontos de iluminação mais intensos.

A lâmpada halógena é ótima também para luminárias especiais, áreas externas ou eletrodomésticos. Sua vida útil é de, em média, em média 2 mil horas.

Lâmpada incandescente

Lâmpada incandescente

A lâmpada incandescente Deixa o ambiente com uma luz amarelada, mais próxima do natural, e é usada desde o século 19. Desde então não houve mudanças no modo de fabricação. Ela continua gastando mais energia, iluminando menos e com menor tempo de vida (6X menor que a fluorescente). O modelo dura, aproximadamente, em média 1 mil horas.

O Ministério de Minas e Energia já determinou que até 2016 esse artigo deve ser retirado do mercado.

Lâmpada a vapor

Lâmpada a vapor

A lâmpada a vapor Tem alta potência, eficiência energética e bom custo benefício. É comum ver esse tipo de lâmpada na iluminação pública.

Destino correto

Lembre-se de que é essencial dar um destino correto para as lâmpadas usadas. Os postos de reciclagem podem ajudar você nessa tarefa.

Fonte: Leroy Merlin