Os revestimentos são responsáveis por dar o acabamento final aos espaços, criando efeitos visuais que tornam cada projeto único e personalizado. No mercado, há uma infinidade de cores, texturas e tamanhos, mas alguns fatores são indispensáveis para escolher o produto mais indicado para cada área. Um dos tópicos principais é exatamente o local de uso.

Se esteticamente os revestimentos parecem similares e aparentemente podem ser aplicados em qualquer espaço, o primeiro passo é saber que existem diferentes tipos de revestimentos com composições e processos distintos de fabricação criados para atender as mais diversas demandas – desde espaços úmidos com alta necessidade de pisos resistentes ao escorregamento à ambientes que exigem um toque de sofisticação e criatividade.

Para facilitar na escolha, a Eliane Revestimentos ajuda definir a melhor opção de acordo com cada necessidade para que o produto tenha o melhor desempenho e corresponda às expectativas em relação à segurança, manutenção e durabilidade.

Ambientes sociais

Cube Silver AC 45 x 90 cm (parede), Matéria Carbono PO 80 x 80 cm (piso)

Salas e livings são onde os convidados passam a maior parte do tempo e, por isso, precisam contar com uma decoração marcante. Revestimentos com volumetria estão em alta nas paredes, por possuírem diferentes profundidades e desenhos que criam efeitos únicos e sofisticados. Essas peças tridimensionais trazem personalidade ao espaço com muita criatividade e, com uma iluminação direcionada às paredes, é possível destacar os volumes com efeito de luz e sombras. Para os pisos, existem diversas opções desde às monocromáticas, que conferem um toque de elegância e não “brigam” com as paredes, aos revestimentos cimentícios e marmorizados.

Cozinhas

Geomarine Shell Verde BR 19 x 19 cm

Para o piso das cozinhas, o ideal são as opções de fácil limpeza, por ser um ambiente que possui uma exposição maior ao contato com água e gordura de preparo dos alimentos que acabam aumentando a sujidade do ambiente. Nas paredes é possível ousar um pouco mais, adotando peças coloridas e trazendo um toque de jovialidade e descontração. Para um visual mais atual, uma proposta seria o frontão com um revestimento diferente, que destaca a área de preparo das refeições e traz um certo ar gourmet ao espaço.

Banheiros

Munari Cimento ac 60x60cm (piso) munari shadow mix 45x90cm (parede)

São diversas as possibilidades de deixar o banheiro ainda mais bonito quando se trata de design. Uma opção é escolher um mesmo revestimento para piso e parede para gerar uma sensação de continuidade. Esse efeito visual é ainda mais valorizado ao se usar porcelanatos de grandes formatos, que criam menos linhas de rejunte e também facilitam a limpeza.

Outra dica é a utilização dos revestimentos decorados, produzidos exclusivamente para o uso em paredes, que resulta em uma composição sofisticada e delicada para um extra na decoração.

Áreas externas

Alverstone Ivory EXT 30 x 60 cm

Os porcelanatos mais indicados para varandas e garagens são os que possuem acabamento resistente ao escorregamento, apresentando superfícies aderentes, com relevos e aspecto mais rústico. Esta textura mais áspera e rústica permite o escoamento da água, evitando assim o efeito de aquaplanagem durante chuvas e possíveis quedas acidentais.

Por possuírem baixo índice de absorção de água, são mais resistentes às intempéries da natureza – além de serem excelentes para espaços com tráfego.

Piscinas

Minimum carbono Risca 80×80 cm e Azul Petróleo Onda 20x20cm

Para o interior das piscinas, peças com tonalidades próximas à cor da água conferem um visual digno de oásis, tornando o espaço muito mais atrativo.

ELIANE REVESTIMENTOS

eliane.com

Fonte: Da Redação/Assessoria/Eliane Revestimentos