Construir com sustentabilidade sempre foi um dos principais propósitos da Remaster, que há 20 anos investe em novas tecnologias e inovações para pisos elevados. Entre elas, o sistema Tec Garden para construção de jardins autoirrigáveis sobre lajes, o único a atuar como um lençol freático artificial e que pode ser utilizado como telhado verde, sem a restrição de usar apenas a vegetação rasteira.

tec_desenho_01_webAtuando com um sistema de irrigação por capilaridade, o Tec Garden pode ser aplicado em empreendimentos corporativos e residenciais, possibilitando a captação de água das chuvas, reduzindo o consumo de água potável e fazendo a irrigação do jardim sem necessidade de energia elétrica, bombas ou bicos irrigantes. Além disso, contribui diretamente na redução de poluentes, já que as folhas atuam como esponja natural.

tec_02_detalhe_PublieditorialO sistema de irrigação do Tec Garden é semelhante ao processo da natureza. As águas da chuva são filtradas pelo solo e ficam armazenadas no espaço entre a laje impermeabilizada e o jardim. Através dos pavios, o jardim é irrigado.

Em casos de chuvas extremas, um sistema de extravasamento é acionado e drena o excesso de água para que o solo não sature. Quando a chuva cessa, a água do solo evapora ou é consumida pelas plantas, sem apresentar risco de acúmulo de água. Já nas situações de estiagem, o sistema prevê uma alimentação normal de água da rede urbana ou de reuso, mantendo a irrigação sem causar danos ao jardim.

Benefícios associados ao uso do Tec Garden

  • Aumenta a presença do verde em áreas urbanas e contribui para a redução de poluentes em suspensão
  • Retém a água das chuvas, minimizando efeitos nocivos das enchentes
  • Aproveita a água pluvial para irrigação
  • Permite implantação de jardim com diferentes espécies vegetais (não apenas gramíneas)
  • Agrega conforto térmico ao empreendimento e reduz as ilhas de calor
  • Prolonga a durabilidade da impermeabilização da laje
  • É sustentável. Utiliza materiais reciclados e recicláveis
  • Agrega pontos para a obtenção do selo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design)
  • Em São Paulo, de acordo com a Lei de Zoneamento, que institui a Quota Ambiental, contribui para a obtenção de contrapartidas financeiras por ajudar o município a lidar com problemas de permeabilidade do solo

O  Tec Garden levou a Remaster a ser premiada pelo Green Building Council (GBC Brasil), na categoria de Inovação Sustentável, e pela ABRAFAC, por Responsabilidade Social.

Confira o vídeo com o passo a passo da aplicação do Tec Garden:

Fonte: Remaster/Assessoria