Espaço de lazer e conforto, as áreas externas tornam-se cada vez mais valorizadas – especialmente no período de férias! Mas para garantir momentos descomplicados e agradáveis, elas precisam receber um cuidado especial, ainda mais quando se trata de revestimentos. “Quando pensamos em áreas externas, é necessário levar em conta fatores como exposição às intempéries, movimentação e limpeza”, aponta Christie Schulka, Marketing Manager da Incepa, uma das maiores fabricantes de porcelanato do país.

Linha Oceanic, da Incepa, apresenta versões lisas e com relevo

Muito resistente e fácil de limpar e manter, o porcelanato se apresenta como uma das melhores alternativas para revestir as áreas livres – seja para uso em varandas, piscinas ou até garagens. Isso porque ele é um revestimento de baixa absorção de água – quase impermeável – de alta resistência mecânica e desempenho, e, acima de tudo, versátil, possibilitando diversos projetos e estilos para as áreas ao ar livre.

Variedade da linha Oceanic, para piscinas

Mas dentre um universo tão extenso, como escolher o porcelanato correto para esses espaços? “Ao reformar uma área externa, o ideal é optar por produtos ABS, com resistência ao escorregamento – especialmente se for aplicado em áreas molhadas. Outra dica é priorizar as linhas de porcelanato não polido e rústico, com textura antiderrapante”, aponta Christie.

Linha Loftwood, perfeita para montar um deck na área externa

Funcionalidade e segurança precisam ser o foco para eleger o porcelanato ideal. Reparar em seu coeficiente de atrito – idealmente superior a 0,4 – garante estabilidade mesmo em superfícies molhadas, sendo perfeito para uso em piscina – como a linha Oceanic, da Incepa, disponível em diversas cores e texturas. Como são praticamente impermeáveis, é importante lembrar de adicionar um ralo na instalação ou garantir que a textura áspera permita o bom escoamento da água. Seus formatos podem ser variados e os tamanhos maiores são perfeitos para composições contemporâneas, garantindo pisos com menos emendas.

E para quem deseja uma alternativa para os decks de madeira, os revestimentos com impressão HD são indicados. Eles garantem toda a beleza estética do material natural aliada com as vantagens do porcelanato. Bom exemplo é a linha Loftwood, que traz em sua impressão todos os veios da madeira e suas diversas tonalidades.

Tendência para áreas externas, os porcelanatos ainda podem ser encontrados com texturas de pedras ou cimentício, garantindo seu efeito estético, mas com um custo-benefício muito superior aos materiais naturais.

Linha Quartzita, com a textura da pedra naturalmente destonalizada, e linha Twist, que brinca com textura e cores

“Eles se apresentam ainda como uma alternativa sustentável, super resistentes às ações do tempo e de fácil manutenção”, reforça Christie. São perfeitos para espaços com tráfego intenso e, com toda versatilidade de acabamentos e tamanhos, possibilitam todo tipo de composição. A escolha é perfeita!

Incepa

www.incepa.com.br

Showroom Incepa

Av. Padre Natal Pigato, 974
Vila Delurdes, Campo Largotel. (41) 3391-1430

Fonte: Da Redação/Assessoria/Incepa