Pioneiro em alimentação orgânica, saudável e funcional, o chef Renato Caleffi, do restaurante Le Manjue, ganha uma homenagem no projeto da arquiteta Cristiane Schiavoni, na 2ª edição da mostra Morar mais por Menos, que abriu para o público no dia 03 de outubro.

O espaço chamado de “Cozinha das Sensações” revela um ambiente 100% sustentável, priorizando o conceito do chef: origem dos alimentos e todo o seu processo até chegar ao prato final.

Com 46 m² o projeto traz o conceito de reaproveitamento de materiais em uma cozinha econômica, com peças funcionais, feitas com materiais de refugo, como cestas e cabideiros de ferro, além de objetos recicláveis. “Me inspirei na história do Caleffi com a alimentação orgânica e sustentável para mostrar a importância do assunto dentro da arquitetura. A ideia foi montar um laboratório gastronômico, onde ele pode criar suas receitas”, comenta Cristiane.

A cozinha é completa e bem equipada– com churrasqueira, fornos e cooktop – além de um espaço de bar para o preparo de drinques, outra paixão do profissional. Na área externa, um canteiro de hortaliças e um aconchegante espaço para receber os amigos dão um ar descontraído ao ambiente. Na decoração, que apresenta um toque industrial, o cinza e a madeira contrastam com o coral, uma das cores pontuadas como tendência do momento, que reveste um das paredes em um harmonioso contraponto.

“É muito importante conscientizar as pessoas para o reaproveitamento de materiais também na arquitetura. É possível ter uma cozinha funcional com objetos recicláveis e utilizar materiais que poderiam ir para o lixo, mas que neste caso, são reaproveitados, assim como na alimentação. Minha cozinha é cheia de ingredientes que são aproveitados”, finaliza Caleffi.

Chef Renato Caleffi

Graduado em gastronomia pela Anhembi Morumbi, o chef Renato Caleffi, do restaurante Le Manjue, é professor, pesquisador e ministra cursos por todo o país. Além disso, é autor dos livros Escolhas e Impactos – gastronomia funcional; Tudo sobre panelas; Na ponta da língua e a série infantil Achaz.

Renato é pioneiro na gestão e consultoria em alimentos orgânicos e referência nacional em gastronomia funcional, orgânica e saudável.

MORAR MAIS POR MENOS

Até 17 de novembro de 2019
Terça a domingo, das 12h às 21h
Av. Pedroso de Moraes, 2188 – Alto de Pinheiros, São Paulo, SP

Fonte: Da Redação/Assessoria