Entre uma infinidade de cores e o encantador estilo lúdico, a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, assina quarto infantil de 11,50 m², na 21ª edição da mostra Quartos Etc. Inspirado no tema da mostra – “Meu Quarto, Meu Mundo” – a arquiteta se arrisca no desafio de ir além de um espaço de dormir e transforma o ambiente em um combo que desperta a criatividade e autonomia das crianças.

“É um ambiente para dois irmãos gêmeos, um menino e uma menina, na faixa dos cinco anos. É justamente nesta idade que temos que desenvolver mecanismos relacionados à criatividade e pensar este mundinho particular é muito importante”, pontua Cristiane.

Na disposição do quarto fica o grande “up” do projeto: ao mesmo tempo em que é importante que o quarto estimule o compartilhamento de espaço, também é preciso preservar a individualidade de cada criança. Para isso, Cristiane optou por uma decoração compartilhada e soluções parecidas para os gêmeos, mas cada um tem o seu próprio armário e prateleira para guardar seus objetos pessoais e roupas. “Eles compartilham o mesmo espaço, brincam juntos, mas também desenvolvem sua própria individualidade neste meio”, conta.

Bem expressivo, o quarto trabalha com uma gama ampla de cores. No revestimento, o principal destaque fica para o papel de parede, da BePaper, formado por bolhas azuis, que remetem ao céu e oferecem a tranquilidade dos tons de azul e branco.  Para complementar, nichos em formatos de nuvem, que receberam livros, encantam o espaço, além de quadrinhos divertidos da Arte Própria.

Com um design moderno, as duas mini camas são no tom living coral – escolha da Pantone como cor do ano de 2019. Outras cores, como verde, laranja, amarelo e rosa aparecem em nichos e gaveteiros. “Procurei criar um espaço bem colorido, sem ditar cores para meninos e meninas, tornando a decoração plural e flexível”, conta a arquiteta.

No restante dos mobiliários, uma escrivaninha para o menino, e outra versão semelhante para a menina, que contempla um espelho para ser utilizada como penteadeira. Cristiane também concebeu espaços para brincar – como o próprio tapete do centro do quarto (Dom Daqui), que também é uma amarelinha para divertidas brincadeiras. “Priorizei peças versáteis já que esta é uma faixa-etária que as crianças crescem muito rápido. Assim, a escolha dos móveis permite sua utilização por um tempo mais longo”, explica a arquiteta.

Cristiane Schiavoni

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo

Tel. (11) 3649 4900

www.cristianeschiavoni.com.br