O Carnaval é o símbolo máximo de cores e alegria na nossa cultura. Para os mais entusiasmados, vale entrar na brincadeira das cores dentro do lar. Por isso, a Suvinil traz dicas para promover um ambiente ainda mais animador em casa.

Suvinil4Quando se diz que algo é colorido, imediatamente imaginamos algo vivo e alegre. Porém, no contexto da decoração, a ideia desse tal “colorido” geralmente acompanha a impressão de algo exagerado, desarmônico e cansativo.

suvinilO outro ponto é que é possível usar diferentes cores vibrantes e alegres no mesmo ambiente sem deixá-lo carregado (Pólen, Apatita e Papoula).

Segundo Ana Kreutzer, consultora de cores da Suvinil, um caminho interessante para trazer cores vivas à decoração é usar tons neutros nos móveis e pontuar com objetos coloridos e estampados como almofadas, tapetes, quadros e adereços em uma mesa ou aparador. “Escolha uma parede pequena ou uma coluna de destaque, aplique a cor vibrante favorita e encha o ambiente de personalidade”, sugere.

suvinil1Para aqueles que desejam ousar e usar mais de uma cor nas paredes, a consultora indica algumas técnicas de combinação de cores do leque da Suvinil que podem ajudar a harmonizar as misturas:

-Tom sobre tom:

São cores de mesma tonalidade, porém com luminosidade diferente (claro-escuro). “Escolha um tom mais vibrante para a parede de destaque e alguns tons mais claros da mesma página do leque para as demais paredes ou para os móveis e detalhes de tapeçaria”, diz Ana.

suvinilichoconhaque1Cores vizinhas:

Estão dispostas de forma consecutiva no leque de cores da Suvinil e ilustram a principal ferramenta de cores usada por profissionais e amantes de cores: o círculo cromático. As vizinhanças deste círculo representam a tonalidade ou família de cor e estão dispostas da seguinte forma: rosas, vermelhos, laranjas, amarelos, verdes, azuis, violetas e por fim os rosas novamente.

suvinilichoconhaque“Uma dica para esse tipo de combinação é escolher cores que estejam na mesma linha horizontal do leque (mesma luminosidade). Desta forma, obtém-se uma maior uniformidade e harmonia na combinação”, afirma a consultora.

Tanto o vermelho Açucena quanto o Rosa Biquíni encontram-se na mesma posição da página, na terceira linha da esquerda para a direita, ou seja, possuem a mesma luminosidade.

suvinilchoconhaque2

E para facilitar ainda mais a vida de quem gosta de cores, além destes truques, o aplicativo disponibiliza para cada cor uma seleção baseada em três tipos de combinações e ainda tudo sobre cada uma delas.

Usando o aplicativo gratuito Suvinil Cores para smartphone IOS e Android é possível acessar o leque de cores da Suvinil e as diversas técnicas de combinação de cores.

Mais informações no site www.suvinil.com.br

Fonte: Suvinil