Uma dúvida que surge na cabeça de muitas pessoas na hora da pintura da casa é se vai trocar a cor ou não e, se for trocar, qual escolher. E isso é ainda mais comum quando se trata de AP’s pequenos, já que a combinação de cores com os móveis pode fazer com que eles pareçam maiores.
Levando em conta a relevância desse tema, a Linkedsp preparou um artigo com 4 super dicas de como fazer a pintura de apartamento pequeno da melhor maneira possível. Tanto se você for contratar alguém para o serviço quanto se for você mesmo quem vai fazer. Isso fará você economizar bastante tempo quando for à loja de tintas.

1. Use cores claras

Ao contrário das cores escuras, paletas de cores mais claras podem dar uma sensação de ambiente maior, de amplitude. Já as escuras fazem com que o lugar pareça ainda menor. Caso a vontade por uma cor escura prevaleça, o correto é escolher apenas uma parede para ela e pintar o resto com outra cor mais clara. Isso já conduz para a próxima dica:

2. Contraste cores nítidas com cores suaves

Essa combinação de uma paleta de cores mais nítidas contrastada com uma de cores mais suaves pode deixar o apartamento visualmente maior, além de aumentar a clareza e a abertura do espaço.

3. Use o mesmo tom no piso e nas paredes

Caso o apartamento já esteja todo pronto e só falta a pintura é ainda melhor para deixa-lo com uma aparência maior. E tudo isso claro, optando por não utilizar o rodapé, para que a visão fique sem interrupção e, consequentemente, dê a impressão de um espaço maior.

4. Aposte no tom sobre tom

Para que o apartamento não se torne algo cansativo por estar repleto de cores claras, é válido também apostar no tom sobre tom, recurso que também dá uma impressão de continuidade para os olhos e agrada muito quem está vendo.

Além da pintura

A posição, o tipo e a cor dos móveis também podem ajudar nesse desafio de deixar os ambientes com um visual mais amplo. No caso das cores dos móveis, é válido que elas sejam da mesma tonalidade da cor escolhida para o ambiente, para também dar uma percepção de lugar maior.

Outra dica é optar por móveis funcionais. Aqueles que têm mais de uma finalidade são uma boa escolha para apartamentos pequenos. Ocupam menos espaço e, ao mesmo tempo, aumentam a praticidade e o espaço disponível.
As mesas de centro não devem ser escolhidas, pois acabam prejudicando a circulação. Além disso, cortinas finas e transparentes na sala e nos quartos facilitam a entrada de luz e, assim, geram profundidade e leveza no ambiente.

Todas essas dicas podem ser executadas facilmente se antes de começar a colocar a mão na massa existir todo um planejamento. É importante pensar em cada detalhe. Vá até uma loja de tintas, olhe bem o catálogo e, depois de todas essas dicas, escolha aquelas que combinem com seu gosto e, além disso, deixem seu AP maior.

Fonte: Da Redação/www.linkedsp.com