Moderno, Sofisticado, Rústico, Romântico. Essas são algumas opções de estilos para você decorar o seu cantinho para que fique do jeito que imaginou! E neste momento de decorar seu ambiente, um bom primeiro passo é saber qual o tipo de decoração é a sua cara. Se você está mudando ou só quer saber qual é o perfil que mais se adequa ao seu gosto, selecionamos um quiz da EasyDeco, plataforma que conecta clientes a arquitetos e designers de interiores de todo o país, para descobrir o que mais combina com você!

“Conhecer e entender o seu estilo é fundamental para quem quer decorar o apartamento ou casa. Você pode achar incríveis todas aquelas ideias de decoração da internet, tão diferentes e modernas. Mas tenha certeza: somente o seu estilo de decoração vai deixar sua sala de estar, sua sala de jantar ou seu quarto com a sua cara”, explica Miriam Yokoyama, CEO da EasyDeco.

Fez o quiz e já sabe o que mais combina com você? Veja algumas dicas que a proptech levantou para decorar seu espaço:

Moderno Sofisticado

Para ter um ambiente deste estilo, aposte na simplicidade e nas características do estilo minimalista. Dessa forma, além de trazer muita beleza para a composição, cada item da decoração será bastante funcional para o dia a dia. Invista em mobílias de madeira, itens decorativos coloridos e com diferentes texturas, no uso correto do espelho para ampliar as dimensões com sutileza e elegância, entre outros. Com certeza, o resultado será um ambiente leve, organizado e que proporcionará ótimo bem-estar.

Moderno Prático

Esse estilo é para quem entende a necessidade de uma casa descomplicada. Com a correria do dia a dia, tudo que vier para facilitar é bem vindo.

É o mais versátil, já que é capaz de criar um ar sofisticado sem perder a funcionalidade. Ele também permite agregar elementos de muita personalidade, exprimindo a essência do morador, além de toques de outros estilos, como o cool, romântico, clássico chic etc.

Rústico

Use e abuse da madeira e de cores terrosas, que remetem à natureza. Rústico não é sinônimo de precário: a decoração rústica pode ser tanto elegante quanto despojada. Não importa qual é a sua intenção: se você gosta de um ambiente quente e acolhedor, com um visual que tenha presença e personalidade, vai se apaixonar por esse estilo! Traga plantas e estampas étnicas para o ambiente, junto à iluminação intimista, que ajuda a deixar o espaço mais acolhedor.

Romântico

Para quem tem o estilo delicado, adora cortinas, almofadas, rendas, tapetes e estofados. Gosta de misturar algumas peças mais retrô com outras de desenho simples, e nas cores prefere os tons pasteis. Coloque peças com desenho clássico na composição: cadeiras ou peças menores, como abajours e espelhos. Use rendas e transparências: nas cortinas, almofadas ou mesmo em peças de vidro. Espalhe pequenos arranjos de flores em vasos de porcelana, cristal ou vidro pelo seu ambiente.

Clássico

O clássico é um dos estilos mais utilizados. A sua característica de atemporalidade é um dos grandes motivos por não cair em desuso. O uso de cores neutras, como branco, marrom e outras cores em tons claros, também atrai bastante os adeptos desse estilo. Nesse cenário, a decoração é ideal para quem busca um ambiente luxuoso, sóbrio, elegante e aconchegante.

Divertido

O bom desse estilo de decoração é que ele pode ser criado de forma simples e prática por meio de cores vibrantes, estampas no estofado, quadros com detalhes inusitados, entre outros.

Além disso, ele pode ser implementado em diversos ambientes da casa, como a sala de estar, o quarto do casal ou das crianças, a cozinha, o escritório etc. Também é interessante levar em consideração que esse estilo proporciona mais bem-estar aos seus moradores e passa sensações positivas, que trazem mais tranquilidade.

Aconchegante

Utiliza-se muito a luz natural, com elementos que oferecem uma composição simples, mas ao mesmo tempo, proporciona sensações de aconchego, como a madeira, velas, plantas e texturas macias.

Quadros com gravuras minimalistas e porta retratos com fotos da família e de momentos marcantes adicionam ainda mais a marca do morador dentro deste estilo. E quanto mais pessoal for o espaço, mais apropriada fica a decoração.

Industrial

A ideia é usar alguns recursos como tubulações e canos aparentes, paredes de tijolos, pisos de cimento queimado, móveis práticos e baratos , itens enferrujados, sofás e poltronas com aparência de estofado desgastado, entre outros.

O mobiliário em madeira também pode ser aderido, como baús e caixotes, bem como prateleiras de ferro e outros itens de metal. A paleta de cores ideal é aquela que harmoniza tons sóbrios, como o marrom, o cinza e o preto, com cores quentes, como o vermelho e o laranja.

Cool

A dica fundamental para quem escolher esse estilo é saber combinar as cores para não criar um ambiente com poluição visual. O objetivo é um ambiente retrô alegre e cheio de personalidade — e não uma decoração brega. E a melhor maneira para não cometer esse erro é contar com a ajuda de um profissional de decoração para auxiliar na composição do ambiente.

Minimalista

Esse estilo busca criar um ambiente apenas com itens que são essenciais para a rotina do cotidiano. Ou seja, menos será sempre mais! O intuito aqui é compor um ambiente organizado e limpo, que transmita paz e tranquilidade.

A paleta de cores utilizada para compor esse estilo segue a linha de tons claros, como branco, off-white, bege e cinza. Deve-se também dar atenção para o projeto de iluminação, valorizando a luz natural e a artificial, para tornar cada cantinho da casa apto para uso em todos os horários do dia.

Colonial

O toque histórico e tradicionalista do estilo colonial deixa a decoração muito mais familiar e intimista.

Apostar em janelas e portas bem grandes é uma boa escolha para garantir o estilo colonial na arquitetura da sua casa. Além disso, molduras, lustres e objetos clássicos ficarão ótimos na decoração.

EasyDeco

Fundada em 2017, a EasyDeco é uma plataforma 100% online que conecta clientes a arquitetos e designers de interiores com a possibilidade de contratar projetos e comprar todos os produtos com a praticidade da internet, com base no valor estipulado pelo próprio cliente. Com foco na democratização de um serviço ainda visto como inacessível, a plataforma foi feita para quem busca decorar com qualidade e economia. Com aporte liderado pelo fundo Canary, o marketplace já realizou mais de 1700 projetos de decoração desde sua fundação e quer se consolidar como líder no bilionário mercado de casa e decoração.

Fonte: Da Redação/Assessoria/EasyDeco