Esculpir e talhar a madeira trazendo à tona diferentes estilos, propostas e conceitos de móveis, ressaltando o característico design autoral brasileiro, a versatilidade ergonômica, a originalidade criativa e a beleza estética da matéria-prima nacional. Este know-how da Empório das Cadeiras é latente na Coleção 2018 da marca, lançada durante o Circuito Design Paraná. O evento aconteceu de 6 a 9 de novembro nas cidades paranaenses de Londrina e Arapongas – importantes polos da movelaria do Brasil.

Sob a regência dos talentos vanguardistas Paulo Alves, Eduardo Bortolai, Lattoog e Adolini + Simonini, as novidades transitam elegantemente entre formatos atemporais, geométricos e minimalistas, compondo o décor de modo versátil, inteligente e único. Nascidas de um verdadeiro processo de cocriação e parceria entre a marca e os designers, as peças retratam em seu design o cerne da Empório: enaltecer a brasilidade do desenho, estabelecendo conexões afetivas e culturais entre móvel e pessoa.

As novas propostas de poltronas, cadeiras, bancos e luminárias transbordam personalidade e identidade, com uso racional dos recursos naturais em equilíbrio com o trabalho quase manual de “lapidar” as mais belas madeiras nacionais. São peças que refletem as principais tendências internacionais da arquitetura e decoração, técnicas já consagradas e diferentes estilos.

Confira abaixo mais detalhes sobre a Coleção 2018 da Empório das Cadeiras:

Paulo Alves: luminária Graveto e nova poltrona Atibaia – Em uma parceria inédita com a marca, o designer traz todo o seu fundamento da marcenaria artesanal e inspirações na arte concretista para o portfólio 2018. Além da proposta inédita de luminária, nasce uma nova versão da consagrada Poltrona Atibaia, agora apresentada na rara madeira imbuia negra, em uma série limitada. A peça retrata com uma lógica poética o encantamento pelas estruturas complexa e completa, em uma analogia às árvores e seus galhos e raízes.

Eduardo Bortolai: Linha Tibet – Com trabalho focado na madeira brasileira e seu manejo sustentável – diretrizes que compartilha com a Empório –, o designer transporta para seu desenho a tradição budista do Tibete, com linhas suaves e equilibradas. Composta por cadeira, puff e bancos – além da poltrona já existente -, a linha apresenta estrutura de madeira em referência aos portais dos templos e faixas em couro inspiradas nas vestimentas típicas da monja budista brasileira Coen.

Lattoog: poltronas Coral e Pouso – Os cariocas Leonardo Lattavo e Pedro Moog trazem para a Coleção 2018 a conjunção de ideias, de suas formações distintas, de processos criativos marcados pela constante busca da originalidade. Além da inédita Poltrona Coral, os designers assinam a Poltrona Pouso, lançamento exclusivo baseado na complexidade construtiva, em uma geometria complexa aplicada à madeira – com torções incomuns à marcenaria tradicional. Neste projeto, a tecnologia se torna aliada fundamental no resultado final.

Adolini + Simonini: cadeiras Wing e Arrow – Niccolò Adolini e Daniel Simonini assinando projetos que unem os estilos e culturas distintas de ambos os países em um design limpo, de linhas retas e minimalista. Já parceiros da Empório, os designers assinam as inéditas cadeiras Wing e Arrow, essencialmente contemporâneas. Esta última é a representação poética da precisão das flechas: com pernas e encosto em sessões triangulares similares às pontas. Na Arrow, as transições precisas entre a geometria dos componentes com os braços criam um balanço do design racional com o orgânico, culminando em um desenho delicado e harmonioso.

Empório das cadeiras

www.emporiodascadeiras.com

Tel.: (43) 3276-8121

Fonte: Empório das cadeiras/Assessoria