O Espaço Energia está itinerante. Depois de permanecer duas semanas no Shopping Norte Sul, o estande da concessionária de energia ganhou novo endereço, e desde o último dia 12 funciona no Shopping Campo Grande. A população da Capital poderá conhecer os experimentos até o próximo dia 27 de janeiro.

A iniciativa visa dividir com crianças – neste período das férias escolares – jovens e adultos alguns experimentos físicos que tornam a ‘eletricidade’ um assunto ainda mais interessante. Ações educativas sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica também são abordadas pelos instrutores durante a explicação.

Estarão disponíveis no espaço os seguintes experimentos:

– Gerador de Van de Graaff: máquina que produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade que, consequentemente, se repetem.

– Bicicleta com óculos de realidade virtual: Uma pedalada em Campo Grande como você jamais viu! Uma bicicleta e óculos de realidade virtual permitem um passeio pela cidade para que você observe como a energia é distribuída e entenda melhor como tudo acontece de forma interativa e imersiva.

– Princípio da Pilha com Energia Humana: demonstra que geramos energia e que ao colocar as duas mãos sobre o medidor fechamos um circuito como uma pilha humana

– Máquina de Wimshurst: pertence a uma classe de Máquinas Eletrostáticas, que geram cargas elétricas, por meio do fenômeno da indução eletrostática.

– Comparativo de consumo de Lâmpadas: Compara o consumo de energia elétrica entre as lâmpadas incandescente, fluorescente compacta e LED.

– Anel Saltante – Eletromagnetismo: Mostra que quando acionamos o interruptor elétrico, um “pico” de corrente passa pela bobina produzindo uma grande variação de campo magnético na haste onde está colocado o anel de alumínio. Esse campo magnético induz uma corrente elétrica no anel metálico que gera outro campo magnético. Como se fosse um imã, o anel é repelido pelo campo produzido pela bobina. A repulsão magnética causa o salto do anel. Temos um anel de alumínio e outro de cobre. Ao ligarmos as duas chaves, percebemos que o anel de alumínio salta mais alto por ser mais leve e mais espesso que o de cobre.

Leve toda a sua família para conhecer o Espaço Energia e se divertir! Aproveite para divulgar a iniciativa com a hashtag #EuNoEspaçoEnergia.

Serviço

O Espaço Energia ficará no Shopping Campo Grande de 12 a 27 de janeiro, em frente a escada rolante da extensão do shopping.

Endereço: O shopping está localizado na Avenida Afonso Pena, 4909, Cidade Jardim.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos, das 12h às 20h.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Energisa