Construir edifícios sem os devidos cuidados com a acústica pode ocasionar grandes transtornos. A propagação de ruídos de impacto entre andares, por exemplo, pode prejudicar o descanso ou o trabalho das pessoas, sendo até mesmo capaz de desvalorizar os imóveis. Para minimizar esse problema, a Armacell, líder mundial em sistemas de isolamento, desenvolveu a manta Fonoblock Laje. O produto é uma das soluções em isolamento térmico e acústico que a empresa levou à Feicon Batimat 2019 – Salão Internacional da Construção e Arquitetura, entre os dias 9 e 12 deste mês, no São Paulo Expo.

A manta acústica Fonoblock Laje atua integrada ao sistema de contrapisos flutuantes. Instalada sobre a laje, ela isola o contrapiso do contato com a estrutura portante do prédio, reduzindo a propagação de ruídos provocados por impactos como a movimentação de pessoas e pela queda de objetos. A solução contribui para que o empreendimento atenda aos requisitos da Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais ABNT NBR 15575, que estabelece parâmetros mínimos de desempenho acústico dos pisos.

Constituída de espuma de PEBD (Polietileno de Baixa Densidade), a manta Fonoblock Laje tem tecnologia exclusiva combinando espumas de diferentes densidades para obter maior atenuação acústica. O material é impermeável, não libera fibras ou partículas e é 100% reciclável.

Além de garantir mais liberdade para as famílias e mais conforto para os vizinhos, a manta acústica da Armacell traz comodidade para os instaladores. A Fonoblock Laje é de fácil transporte, manuseio e aplicação, sendo termossoldável – além da união de mantas por fita adesiva, também é possível fazer a soldagem direta por meio do uso de sopradores de calor. Todos esses atributos resultam na solução com o melhor custo-benefício para a obtenção de isolamento acústico entre andares de edificações.

Em resumo, os benefícios da manta acústica Fonoblock Laje são:

  • Atenua os ruídos de impacto entre andares;
  • Ajuda na impermeabilização da laje;
  • Produto sustentável e 100% reciclável;
  • Fácil transporte, manuseio e aplicação;
  • É termossoldável;
  • Melhor custo/benefício em seu campo de aplicação.

Soluções térmicas e acústicas para construção

Nos dias de hoje, performance acústica e térmica de edificações vai muito além da necessidade do atendimento a normas técnicas, mas significa oferecer conforto para as pessoas. Uma obra, seja ela residencial ou comercial, tem uma série de pontos de contato entre diferentes sistemas construtivos, e são nestas interfaces que o isolamento dos materiais deve receber total atenção dos fabricantes e instaladores.

A Armacell apresentou soluções de alta tecnologia também em isolamento acústico. A gama de produtos da marca voltada para a construção civil melhora a qualidade de telhados, pisos e instalações hidrosanitárias em quatro linha: Fonoblock Hidro, Fonoblock Laje, Termoblock Subcobertura e Impactblock Piso.

O mais novo lançamento é o Fonoblock Hidro, uma linha de produtos à base de espuma elastomérica, desenvolvida para reduzir o ruído em tubulações de água e esgoto. A linha é fornecida em forma de tubos, mantas e peças prontas (fittings) para caixa sifonada. Uma outra grande vantagem é a proteção contra incêndios, uma vez que os materiais não propagam chamas, não gotejam em contato com o fogo e não soltam fibras ou partículas. O Fonoblock Hidro é uma solução de alta performance acústica e de fácil instalação.

Já a manta acústica Fonoblock Laje foi desenvolvida para atenuação do ruído de impacto em lajes em contrapiso flutuante, sendo fabricado em espuma de PEBD (Polietileno de Baixa Densidade). De acordo com a Armacell, a manta garante ótimo desempenho acústico e o melhor custo-benefício para esta aplicação. As linhas Fonoblock Hidro e Fonoblock Laje atendem  os requisitos de desempenho estabelecidos pela Norma de Desempenho ABNT NBR 15575.

A Armacell traz também soluções para isolamento térmico e acústico de telhados com a manta aluminizada Termoblock Subcobertura de dupla função: isolamento térmico e reflexão de radiação solar. O produto reduz em mais de 95% do calor irradiado e em até 59% os gastos com climatização. “Redução de gasto energético é um dos principais valores que entregamos ao mercado com nossas linhas de produtos”, explica Marcio Nieble, diretor geral da Armacell no Brasil.

Completando o portfólio de produtos para construção civil, a manta Impactblock Piso ou especialmente desenvolvida para a proteção de pisos contra impactos, riscos e avarias. É impermeável, de fácil instalação e reduz consideravelmente a geração de resíduos na obra.

Armacell

A Armacell é uma empresa global, inovadora em tecnologias de espuma flexível e líder mundial no mercado de materiais isolantes térmicos flexíveis (mecânicos).

Além de Armaflex®, a marca mais confiável em isolamento térmico flexível, a Armacell produz também materiais termoplásticos, sistemas de cobertura, produtos de controle de ruído e espumas especiais para uma infinidade de aplicações industriais, residenciais, comerciais, esportivas e núcleos de espuma usados como materiais compósitos.

Com 23 plantas em 16 países, a empresa tem presença em quatro continentes: Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Atuando no Brasil desde 1995, a Armacell possui fábrica em São José (SC), sendo a única fabricante de isolamento térmico em espuma elastomérica com produção no país.

Mais informações: www.armacell.com.br

Fonte: Da Redação/Asessoria/Armacell