Mesmo com um inverno mais quente que o habitual, à noite o frio pede por um bom vinho nesse período. Segundo Emil Lecamp, Gerente de Marketing da Cantu Importadora de vinhos, para este ano é esperado um crescimento acima de 15% no mercado no Brasil. O aumento do consumo e do número de amantes do vinho no país fez surgir a necessidade de incluir nos projetos de arquitetura um espaço destinado para o armazenamento das garrafas em casa com um design interessante e funcional. Um dos materiais mais versáteis para essa aplicação é o vidro, já que oferece leveza, transparência e muito charme.

O que deve ser levado em conta na hora de escolher o vidro ideal? Para quem quer o máximo de transparência, o vidro Cebrace Extra Clear é indicado por ser um vidro mais transparente que um vidro comum. Isso porque ele é fabricado com menos óxido de ferro, o que deixa as bordas do material muito transparentes, sem o aspecto esverdeado que acaba interferindo na estética do projeto. O Cebrace Extra Clear é clean e favorece a integração com a decoração do ambiente. Além disso, ele permite uma reprodução natural e verdadeira das cores quando esmaltado, envernizado, serigrafado e/ou impresso digitalmente. Para quem prefere vidros refletivos, o Cebrace Reflecta pode deixar o espaço mais discreto e com a elegância de um reflexo sutil.

A seguir, confira algumas inspirações que separamos para você acertar na escolha dos vidros para a sua adega:

Criando um charme especial no canto favorito da Sala de Jantar, a arquiteta Mayra Oliveira projetou a uma adega com vidros Cebrace Extra Clear. O vidro ficou praticamente invisível e valorizou a disposição das garrafas na parede.

Pensando em obter uma estética clean e integrada no espaço Wine and Relax Time, a adega projetada em um nicho na parede pela arquiteta Milena Niemeyer, fez com que o espaço fosse aproveitado e ainda decorativo, perfeito para se admirar. Além disso, ela conta com acesso eletrônico exclusivo para o colecionador e com a transparência do vidro Cebrace Extra Clear, que ficou despercebido nessa foto para dar suporte às garrafas sem pesar na decoração.

No espaço Wine Lounge do arquiteto Racine Mourão o destaque vai para a adega, com vidro Cebrace Reflecta, para quem quer um leve reflexo com elegância, criando uma espaço exclusivo e destinado para a apreciação de bons vinhos, com decoração e iluminação intimista.

As adegas de vinho também são um sucesso nos restaurantes. O projeto dos arquitetos Elton Casarin e Patricia Bonadia reúne o estilo clássico contemporâneo com um ambiente de tirar o fôlego. O espaço reduzido foi envidraçado para convidar os clientes a apreciarem a escolha de um bom vinho, resultando em um canto de personalidade no projeto com esquadrias largas que demarcam a arquitetura do local. Detalhes que fazem a diferença na experiência do consumidor!

Essa adega embutida com iluminação baixa é perfeita para os entusiastas de vinho que são adeptos de uma decoração mais sofisticada e na tonalidade bronze. Criado pela arquiteta Aline Cangussú com vidro Cebrace Reflecta, que tem um reflexo elegante e sutil, o Living Castanheira é um ambiente propício para encontros com familiares, amigos e um bom vinho.

Neste espaço integrado destaca-se a extensa adega projetada com vidro Cebrace Extra Clear. Além de dar requinte ao ambiente, o vidro destaca o design do alinhamento dos vinhos expostos como uma obra de arte. A arquiteta Mara Dalcanale apostou neste projeto em alta tecnologia e iluminação direta para compor o Grand Lounge.

A interação entre o Home Theater e o espaço de degustação de vinhos emerge do conceito contemporâneo pela arquiteta Ana Carolina Gori. A adega com portas de vidro Cebrace Extra Clear e com iluminação de destaque branca criou um canto luminoso e de charme para guardar os vinhos.

Já a arquiteta Ilana Santiago trouxe muita personalidade e elegância para o seu Living e Varanda Gourmet com a criação de uma adega que convida o visitante a circular por ela. Usando o vidro Cebrace Extra Clear, ela desenvolveu divisórias verticais com formas geométricas que diferenciam esse espaço.

Quer conhecer mais sobre os vidros para decoração? Acesse: www.vidrosvivance.com.br.

Cebrace

A Cebrace é uma joint-venture entre o grupo japonês NSG/Pilkington e o grupo francês Saint-Gobain. Foi fundada em 1974 e reúne em seu processo de fabricação o know-how e a tecnologia dos dois gigantes do setor de vidros. Consagrada como líder de mercado no segmento de vidro plano brasileiro, é a maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Cebrace