No ano de 2015, o Grupo Thá completou 120 anos de atividades. Atuando nas frentes de construção, incorporação e imobiliária, o Grupo conquistou prestígio e o reconhecimento do mercado nacional não só pela expertise que possui em construções dos mais variados portes, como também pela reconhecida qualidade de suas obras.

“Isso ficou muito marcado na cabeça das pessoas: o padrão Thá. Ele está presente nas nossas obras, mas é algo que vai além do palpável e do que esteja visível. O padrão Thá está na preocupação com as matérias-primas utilizadas, na solidez dos empreendimentos, e principalmente cuidado com o que está escondido atrás do acabamento das obras. É por isso que nos mantemos no mercado há mais de 120 anos”, destaca o Diretor de Planejamento e Controle da Produção da Thá Engenharia, Gilberto Kaminski.

Ao longo de 120 anos, o Grupo Thá ajudou a construir a história de diversas cidades pelo Brasil. Desde a sua fundação, mais de duas mil obras foram entregues, ultrapassando a marca de sete milhões de metros quadrados construídos. A construção de centros de distribuição e logística, shoppings centers, indústrias, hospitais, obras de varejo e edifícios corporativos e residenciais, presentes em seu extenso portfólio de obras, ajuda a contar a história do tradicional grupo empreendedor que tem suas origens em Curitiba, no Paraná.

Para celebrar os mais de 120 anos, o Grupo Thá elencou 12 obras que considera representativas em seu portfólio. São obras dos mais diferentes perfis que demonstram os mais diversos tipos de empreendimentos que a Thá está apta a construir.

tha_palacete-do-batel– Palacete do Batel – Curitiba/PR – 1912: A obra foi planejada por Maurício Thá, fundador da empresa, para ser uma residência familiar. O terreno do palacete conta com a construção instalada exatamente no centro, cercada por gramados e arbustos projetados geometricamente. A construção apresenta elementos da arquitetura francesa, mas com certo ecletismo. A torre diferenciada em um dos lados, as marquises de vidro, a relativa inclinação da cobertura e os traços da art-nouveau na porta de entrada são alguns destaques da obra. Em 1975, a construção foi tombada pela Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná. Em 2009, a Thá realizou a restauração do palacete.

tha_estacaoferroviaria-de-londrina– Estação Ferroviária de Londrina – Londrina/PR – 1945: Considerada um marco na cidade, a obra foi o resultado de uma licitação, vencida em 1945 pela Firma Thá e Filhos Ltda. Documentos daquele período descrevem detalhadamente todos os materiais que foram utilizados na edificação, que sempre são referenciados como de alta qualidade para os padrões da época, além de se evidenciar também a procura por esmero nos acabamentos e detalhes. De linhas arquitetônicas que remetem à colonização inglesa, o projeto que inclui modernas instalações de luz elétrica e água, também as de esgoto. No coração da cidade, o edifício é hoje o memorial histórico dos londrinenses.

 – Estádio Durival Britto e Silva (Vila Capanema) – Curitiba/PR – 1947: A construção do Estádio Durival Britto e Silva foi um marco na história do futebol paranaense. Depois de inaugurado, em 23 de janeiro de 1947, ele passou a ser o terceiro maior estádio do país na época, com capacidade inferior apenas ao Pacaembu, em São Paulo e ao São Januário, no Rio de Janeiro. Para a pacata Curitiba dos anos 40, o majestoso estádio construído no antigo terreno da chácara do Marquês de Capanema foi um acontecimento histórico. Em 1950 o estádio sediou jogos da Copa do Mundo do Brasil.

– Edifício Glória – Curitiba/PR – 1978: Representante da arquitetura contemporânea, este edifício ainda destaca-se, nos dias de hoje, na paisagem de Curitiba pela sua imponência e beleza.

Com duas torres, tendo 30 pavimentos residenciais, e na parte baixa uma área de comércio e escritórios, sua estrutura foi executada em concreto protendido, o que era uma tecnologia inovadora para a época.

Suas fachadas em concreto aparente, além de belas, demonstram o zelo e a qualidade dedicados na sua execução, o que sempre foi uma marca da Thá.

– Edifício Michelangelo Buonarotti – Curitiba/PR – 1990: O edifício faz parte de um período em que a Thá, além de executar as obras, realizava também o seu financiamento. O prédio destaca-se por estar em uma área nobre, no coração do bairro Cabral. São 23 andares, que comportam um apartamento por andar, medindo 750m² cada unidade.

Luxuosos, os apartamentos contam com quatro suítes, o que não era comum no início dos anos 90, uma vez que nesse período a capital paranaense ainda não conhecia empreendimentos com esse perfil.

Os banheiros possuem placas do mais legítimo mármore, além de isolamento acústico. No jardim, o empreendimento exibe obras de arte do artista curitibano Poty Lazzarotto, assim como os azulejos no hall de entrada, pintados também pelo artista.

tha_curitiba-trade-center– Curitiba Trade Center – Curitiba/PR – 1997: O “Prédio do relógio”, como é popularmente conhecido na capital paranaense, é um edifício comercial que possui 111,25 m de altura, sendo um dos prédios mais altos do Paraná. O empreendimento possui 36 andares e três grandes relógios: um no saguão de entrada e dois nas suas torres, sendo que cada relógio mede 5 metros de diâmetro.

– Condomínios de sistemas da AUDI-VW: São José dos Pinhais/PR – 1999: O consórcio firmado pela Thá e Walter Torre foi o responsável pela execução das obras de construção e implantação de um condomínio para os fornecedores estratégicos da unidade, dentro da própria área de implantação da fábrica, aliando o conhecimento da Walter Torre na execução do sistema construtivo tilt-up (escolhido para a obra) e a estrutura de engenharia da Thá (corpo de engenheiros, encarregados, operários e fornecedores). Fazem parte da estrutura oito galpões fabris e um edifício administrativo.

tha_parque-shopping-dom-pedro– Parque Shopping Dom Pedro – Campinas/SP – 2001: Esta obra marcou, definitivamente, a posição da Thá como construtora de grandes obras em nível nacional. Quando foi construído, era o maior shopping do país. Todas as acomodações do empreendimento foram cuidadosamente planejadas. É o primeiro shopping a possuir entradas temáticas, apresentando a divisão por setores, ao invés da tradicional separação por andares.

– Indústria A. J. Rorato – Taubaté/SP – 2005: Originalmente concebido para atender a uma indústria de móveis, esta obra foi realizada no regime Turn Key, ou seja, do desenvolvimento e aprovação dos projetos até a sua total construção, todas estas etapas foram realizadas pela Thá. Posteriormente, estas instalações foram adquiridas pela Embraer que auditou todos os projetos e a construção, confirmando a qualidade da obra realizada antes da aquisição, que hoje abriga o Centro de Distribuição e Logística da empresa.

tha_hospital-marcelino– Hospital Marcelino Champagnat – Curitiba/PR – 2011: Um dos centros médicos mais completos do país, o Hospital Marcelino Champagnat possui uma estrutura hospitalar de ponta, que possibilita que o atendimento nos consultórios seja feito de forma integrada com a recepção, o serviço de agendamento, laboratório, centros de diagnóstico e centro cirúrgico. Este empreendimento reforça a expertise de construção da Thá no segmento hospitalar.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

– Universe Life Square – Curitiba/PR – 2013: É considerado o prédio mais alto de Curitiba e consta na lista dos maiores arranha-céus do Brasil, com 152 m de altura e 44 pavimentos. Em função de sua altura e esbeltez, utilizou-se, para o dimensioinamento estrutural deste edifício, a simulação em túnel de vento para avaliação do seu comportamento estrutural. O empreendimento abriga 137 unidades residenciais, 207 comerciais e seis lojas.

tha_seventh– 7th Avenue Live & Work – Curitiba/PR – 2015: Considerado o maior empreendimento próprio da Thá, o 7th Avenue Live & Work é um empreendimento de múltiplo uso, com apartamentos residenciais, studios, duplex, 1 e 2 dormitórios, conjuntos offices e galeria comercial. O edifício tornou-se um cartão postal para quem chega a Curitiba.

Fonte: Grupo Thá Engenharia