Além de ter cuidado no cardápio e oferecer produtos de qualidade, todo restaurante ou lanchonete precisa de um ambiente aconchegante para atrair e reter o cliente, e aqui a iluminação é uma importante aliada. Afinal, um ambiente mal iluminado não atrai ninguém. Pensando nisso, a Lâmpadas Golden produziu para o seu blog dicas sobre o assunto, que resumimos abaixo.

iluminrestauranteA iluminação influencia no tempo de permanência em restaurantes. Por isso, é importante que se esteja atento a umas regrinhas básicas. Quando a temperatura de cor é mais forte e clara estimula agilidade, o que é ideal para refeições rápidas em lanchonetes e self-service. Já a luz mais suave, em função da sensação de conforto, estimula a permanência no ambiente e aumenta o consumo, recomendada para restaurantes a la carte.

iluminarest1Combinar os dois tipos de iluminação, mesclando pontos focais com iluminação indireta, é uma ótima saída para realçar detalhes. Além de ajudar na setorização do espaço, cria um efeito aconchegante.

Embora ela deva ser pensada de acordo com o perfil e tamanho do ambiente e o tipo de decoração, a iluminação deve ser priorizada como aliada da sensação de bem-estar.

Valorizar o produto à venda é um dos papeis da iluminação, por isso a área do buffet deve ter mais luz que as outras áreas do estabelecimento. Ao colocar luz sobre o balcão de alimentos lâmpadas com alto Índice de Reprodução de Cor (IRC) são as ideais, mas atenção para não usar tecnologias que aquecem demais o ambiente e podem comprometer a validade dos produtos.

Prefira mais claridade nos locais onde o cliente deve escolher os alimentos e pagar.

iluminarestEm áreas de manipulação de alimentos, as luminárias devem ser herméticas em função da necessidade de higiene.

Um último detalhe importante: nada mais desagradável que a presença de insetos em locais de refeição. Se quiser que fiquem bem longe de seu estabelecimento prefira o LED, que além de consumir menos energia e durar mais não atrai insetos porque não emite raios infravermelho nem ultravioleta.

Como todo estabelecimento comercial, existe uma norma de regulamentação que rege as regras de iluminação para restaurantes e lanchonetes (NBR ISSO / CIE 8995 – 1:2013). O recomendável é que seja contratado um lighting designer para fazer o projeto luminotécnico e ser capaz de explorar as principais funções da luz no espaço.

Saiba mais sobre a Lâmpadas Golden no site www.lampadasgolden.com.br e conheça as novidades e tendências do mercado de iluminação no blog www.golden.blog.br

Fonte: Lâmpadas Golden