A ideia desta coleção surgiu em 2018 quando André Bastos, do Nada Se Leva, um dos Diretores Criativos da Lider que, analisando o público da marca, as parcerias recém firmadas e o momento social de reafirmação do protagonismo feminino, idealizou uma coleção de móveis e objetos criados exclusivamente por mulheres.

Pensando no olhar feminino diante do design e mobiliário, a Lider’ convidou seis designers para criar peças que representam as mulheres como interpretes de suas histórias. As designers foram escolhidas com base no histórico de trabalho de cada uma. As representantes são profissionais competentes, com conhecimento prático na criação de peças para indústria. Um dos destaques é a arquiteta convidada Marina Dubal, que desfruta da oportunidade de se descobrir em sua multidisciplinaridade. A arquiteta desenhou um belo sofá modulado inspirado na matriarca da família Lider’, a Dona Luziária. Já Marina Dubal, Ana Neute e Maria Helena Emediato estreiam desenhando para a Lider’, enriquecendo a Coleção Ela com seus traços traduzidos nas peças. As designers Isabela Vecci e Plataforma 4, que já são parceiras da marca também fazem parte desse time de convidadas com seu design orgânico e fluído. Tudo isso coordenado por Glauciene Duarte, do Estúdio Lider de Design – que também assina peças para a coleção – sob a Direção Criativa do Nada Se Leva.

Os produtos buscam a mescla de diversos tipos de materiais em peças como bancos, mesas de centro e lateral, mesas de jantar, espelho, poltrona, cadeiras, carrinho de chá, sofá e peças decorativas de parede e mesa. Esta é uma coleção onde a sensibilidade e criatividade feminina se unem à experiência produtiva de quase 75 anos da Lider, resultando em um mobiliário contemporâneo com história, personalidade, qualidade, funcionalidade e conforto. A marca valoriza suas clientes, parceiras especificadoras, designers e colaboradoras. Todas elas são parte importante e tem um papel significativo para a Lider’. Como é o caso da Dona Luziária, que com a sua serenidade e sabedoria protagonizou diversos ciclos da empresa ao lado do Sr. João, o fundador da marca. As filhas, Augusta e Célia, não ficaram de fora, desde muito novas começaram a atuar na empresa e são parte significativa nesta trajetória. Destacamos também a história da designer de produtos, Glauciene Duarte, que há 40 anos na empresa, acompanhou e participou de diversas fases junto com a Lider.

Dentro do contexto, vale mencionar que desde os primórdios da empresa, a Lider valoriza e respeita o olhar feminino, tanto que as suas primeiras lojas tiveram como gerentes a Derci, a Nony e a Klênia que foram convidadas pelo fundador. “Entendemos que cabe a nós, que lidamos com o feminino nas criações, no design, no apuro dos detalhes, na receptividade e na transparência, ressaltarmos e valorizarmos as mulheres de uma forma leve, suave, sincera e natural, dentro da realidade do valor agregado que nossa marca representa.” destaca Tiago Nogueira, Diretor de Marketing da Lider Interiores.

A Lider Interiores se orgulha em ter mulheres à frente, tanto que controladoria, finanças, TI, segurança e contabilidade são áreas gerenciadas por mulheres dentro da empresa.

A “Coleção Ela” conta com 14 peças que serão apresentadas ao público durante a Semana de Design – DW – em São Paulo.

Banqueta e banco Órbita por Isabela Vecci

A dupla função é característica marcante do banco e banqueta Órbita, pois eles também podem se transformar em uma mesa de acordo com a sua necessidade. Seu design é marcado pelo movimento das mesinhas giratórias e também pela mistura do trabalho artesanal – vide o trançado das tiras de couro da sua superfície – com o trabalho tecnológico, presente nos pés metálicos e também nas mesinhas giratórias. Criado para pessoas multifuncionais, que pensam e fazem muitas coisas ao mesmo tempo, a banqueta e o banco Órbita é um retrato da contemporaneidade.

Mesa de Jantar Floresta por Plataforma 4

Os troncos de árvores com seus galhos e elementos orgânicos, iconografia muito presente na obra de Tarsila do Amaral, serviu de inspiração para a Mesa Floresta. Adequada a espaços generosos, a mesa com base central libera espaço para as cadeiras e chama atenção pelo seu desenho elegante, com linhas femininas e curvas delicadas. Seu design orgânico e o tampo ligeiramente curvo a transforma em uma peça atemporal, que se adapta com facilidade ao ambiente onde é inserida.

Cabideiro Garra por Isabela Vecci

A peça foi criada com o intuito de fazer parte do cotidiano das pessoas. Com espelho, penduradores para bolsas, colares e prateleiras para pequenos objetos, o cabideiro Garra pode ser posicionado tanto em halls de entradas quanto em quartos e closets, nos auxiliando nas tarefas cotidianas de vestir e desvestir. E essa seria sua mais nobre função: viver o cotidiano junto com as pessoas. Fazer parte. Híbrido de mancebo e espelho, tem a função do mancebo quando serve de apoio a objetos e também possui a grande superfície refletora do espelho. Seu tamanho é compacto, pois se desenvolve mais no sentido vertical do que horizontal, cabendo em cantinhos de halls e quartos. Tem um desenho de pontas arredondadas, o que lhe confere um sentido acolhedor e é formado por madeira maciça e por tubos de metal pintados, podendo assim ser customizado pelo usuário em uma grande cartela de cores.

Sofá Aria por Marina Dubal

Inspirado em Dona Luziária, matriarca da família Lider, o sofá modulado pode ser usado de diversas formas. Seu módulo mais extenso pode se transformar em uma chaise, enquanto os outros podem ser posicionados de forma a incentivar o descanso ou a interação. Seu diferencial reside no couro tramado presente pontualmente nos braços e encostos e na sua leveza, que colabora com o seu fácil manejo. Os rolos nas laterais suscitam a presença da delicadeza e da sutileza que buscamos em nosso dia a dia.

Banco Botão por Ana Neute

Sua estrutura em metal ganha equilíbrio com o estofado, e o aro que ultrapassa a superfície do banco, além de um elemento superprático, já que permite que a peça seja facilmente transportada, é também o ponto visual de destaque da peça. Ideal para salas e quartos, serve como ponto de apoio, e ganha versatilidade com as diversas opções de acabamentos disponíveis, entre eles o couro e o linho.

Coleção Ela

DW! Design Weekend – Semana de Design de São Paulo
18 de agosto a 25 de agosto
Das 10h às 19h
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 813