Os arquitetos Luis Canepa e André Chukr, do escritório LCAC Arquitetura, foram contatados pela ONG SO+MA para desenvolverem um centro de reciclagem no bairro Cidade Tiradentes, em São Paulo.

A construção precisava ser rápida e tinha que ter a facilidade de poder ser transportada ou aumentada com o decorrer do tempo. Sendo assim, os arquitetos desenvolveram um projeto utilizando contêineres adaptados – justamente para atender as solicitações: agilidade na execução e facilidade no transporte.

Inicialmente, prepararam o terreno e implantaram seis pilares de concreto para nivelar o contêiner à altura da rua (facilitando com isso a manutenção do espaço). Posteriormente, um pequeno platô foi concretado para servir de acesso ao contêiner. Com essa base pronta, o contêiner foi transportado de Santos, litoral de São Paulo, para a capital. Ao chegar no terreno, foi içado e locado sobre os pilares. Uma obra rápida, limpa e sustentável.

No interior do centro, que tem 25 m2 de área construída, uma divisória de chapa metálica separa a área da recepção do depósito. Para melhorar a circulação, os profissionais instalaram uma porta de correr na recepção e outra dupla no depósito. Os acabamentos internos e externos receberam tratamento anticorrosivo e pintura automotiva branca. Do lado de fora do novo centro de reciclagem é possível contemplar uma série de grafites feitas por moradores locais.

O contêiner atendeu às necessidades especificadas pela ONG, sendo uma obra econômica, com prazo curto e sustentável, além de beneficiar uma comunidade carente e incluir a sua participação no processo de construção do local. www.lcacarquitetura.com

Fonte: Da Redação/Assessoria