Com o fim do verão, as altas temperatura e a umidade dão lugar aos dias frios e secos. Para amenizar essa época mais gelada, os produtos mais indicados são os de madeira que, além de agregar beleza, oferecem aconchego e calor para dentro de casa. A designer Monica Cintra é especialista em trabalhar com este tipo de material.

Com peças captadas diretamente da natureza, a designer utiliza madeiras em processo de envelhecimento de pastos e florestas. Além das chamadas ‘madeiras de redescobertas’, oriundas do sul do país, ou seja, de árvores tombadas encontradas em matas, no fundo de rios ou trazidas pelo mar, para produzir lindos objetos para qualquer ambiente da casa.

Seus trabalhos trazem uma proposta contemporânea e atemporal complementada por aplicações de ferro, vidro, acrílico e resina que exploram ainda mais a beleza das peças. Monica sempre procurou alternativas para fugir do comum, mas que não ofuscasse a beleza natural da madeira, e encontrou opções que se integram ao seu trabalho de modo funcional e ao mesmo tempo sofisticado.

As lareiras são tradicionais especialmente em regiões mais frias e deixam os ambientes mais aconchegantes, convidativos e quentinhos. A lareira Itareré, desenvolvido em parceria com a Construflama, vai muito além de simplesmente cumprir as funções de aquecer, ela se encaixa perfeitamente como um lindo objeto de decoração.

Com base em Cedro Arana, a peça despigmentada é uma madeira de manejo sustentável. O interior é em aço inox, constituído com uma manta de lã de rocha, que garante a duração maior de seu combustível a álcool, ou seja, não requer chaminés, tubulações e nenhuma instalação.

Outro produto que sempre traz um conforto todo especial, é o sofá. Feito de madeira canela e ferro, o sofá Namoradeira, se torna perfeito para unir as pessoas nas mais variadas situações, inclusive ao juntar a família.

A própria designer projetou o produto em parceria com o filho. Ao idealizar a peça, que é um pouco diferente dos trabalhos tradicionais da designer, ela quis seguir a linha mais jovial e contemporâneo. Para isso, utilizou outros materiais para dar um ar diferente com mais cores e formatos geográficos.

Utilizar produtos naturais para enfeitar a casa, também é possível. Com formas esculpidas pela própria natureza, a madeira ganha outra vida sob toque de arte de Monica. As raízes de árvores caídas, no olhar da designer se tornam belas esculturas.

Além de serem utilizadas como peças decorativa, podem servir como biombos para criar pequenos novos cenários e ambientes. A Apiaká possui raiz de fícus natural, com uma base em ferro.

MONICA CINTRA

www.monicacintra.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoria/Monica Cintra