Na hora de equipar a sua casa com eletrodomésticos, geralmente, a máquina de lavar é algo que não pode faltar na lavanderia. Com um pouquinho mais de pesquisa, porém, é simples perceber que ela não é a única peça que pode aumentar a funcionalidade no dia a dia de quem cuida da casa. A máquina lava e seca e a secadora de roupas também podem deixar mais prática a tarefa de lavar as roupas da casa.

No entanto, cada uma tem suas especificações e particularidades e, sem as informações corretas, pode ser um pouco complicado saber, exatamente, qual é o melhor investimento para a sua casa. Para resolver este problema, fique atento às dicas aqui embaixo!

A máquina de lavar é a primeira opção

Entre todos os eletrodomésticos de uma casa, a máquina de lavar é, certamente, um dos preferidos. Na hora de escolher, você precisa analisar, primeiro, a quantidade de roupas que você tem para lavar em casa: assim vai ser mais simples decidir a capacidade do aparelho.

Para pessoas que moram sozinhas ou casais, os modelos com menos de 10kg é suficiente, mas para famílias maiores, pode ser mais prático adquirir aqueles que vão conseguir limpar uma quantidade maior de roupas em menos ciclos, como as de 12kg e 15kg.

Além das funções tradicionais, como a centrifugação e os ciclos pesados e para roupas delicadas, também é necessário levar em consideração os adicionais que algumas versões do eletrodoméstico já oferecem no mercado.

Os modelos que têm cestos independentes, por exemplo, são bem práticos: possibilitam a lavagem de roupas brancas e coloridas ao mesmo tempo, sem o perigo das manchas. Além dele, você também pode encontrar o ciclo edredom, específico para a lavagem eficiente da roupa de cama pesada.

O enxágue antialérgico, por sua vez, se esforça mais em tirar os resíduos de sabão das peças, minimizando os riscos de irritações na pele. Já a dosagem econômica serve para uma economia maior de sabão durante os ciclos de lavagem. Ainda existem os modelos com ciclos tira manchas e os que funcionam com água quente, que limpa as peças encardidas ou manchadas com mais eficiência.

Junte duas necessidades em apenas uma com a lava e seca

Se você mora num lugar frio e, consequentemente, tem dificuldade na hora de colocar as roupas para secar, pode ver vantagem em adquirir uma máquina lava e seca ao invés de apenas a lavadora.

O diferencial dela é que, num mesmo ciclo, o eletrodoméstico pode lavar e secar as peças dentro da máquina, tornando todo o processo de higienização bem mais simples. Além disso, é normal que você encontre as máquinas lava e seca com abertura frontal e, por isso, elas devem ser colocadas em um lugar que tenha espaço suficiente para que você consiga abrir e manusear com facilidade. Quanto à capacidade, fique atento: geralmente, os modelos deste eletrodoméstico costumam lavar uma quantidade e secar um número menor de peças e isto deve ser observado antes da compra e do primeiro uso.

Entre as principais funcionalidades da lava e seca, os ciclos específicos para diferentes tipos de roupa e a trava de segurança são os mais comuns. Os adicionais variam de acordo com o modelo e a marca e você deve escolher os que te agradarem mais.

Os painéis touch e de LED, por exemplo, tornam a utilização do aparelho mais simples e podem, até mesmo, te dizer o tempo de duração do ciclo de acordo com as suas especificações e com a quantidade de roupas colocada.

Alguns modelos possuem, também, a tecnologia Inverter, que serve para consumir menos energia durante os ciclos — ela já é utilizada com sucesso em alguns modelos de ar- condicionado split. Por não terem o agitador, elas acabam lavando as peças de forma mais delicada, danificando menos as suas roupas.

A secadora de roupas é ideal para secar peças grandes com praticidade

Uma das principais diferenças entre as máquinas lava e seca e secadora de roupas aparece na capacidade. Enquanto a primeira tem as funções divididas e, consequentemente, acaba servindo para secar uma quantidade menor de roupas, a secadora pode ser comprada com espaço suficiente para completar ciclos com edredons e mantas mais pesadas, por exemplo.

Mesmo assim, para ter uma máquina de lavar e uma secadora na área de serviço, você vai precisar de espaço físico suficiente para as duas serem colocadas uma ao lado da outra — algo que pode ser mais difícil de conseguir, principalmente se você mora em apartamentos pequenos.

Mas elas têm uma vantagem: alguns modelos podem ser embutidos na parede, acima da máquina de lavar, economizando o espaço.

Caso você tenha o espaço suficiente para os dois eletrodomésticos, a diferença principal entre os ciclos nas máquinas únicas e nas separadas é que será necessário passar as peças de uma para a outra quando a lavagem acabar.

Entre as funcionalidades dos modelos, você consegue determinar a necessidade de tempo de secagem de acordo com o tecido, se quer que as peças saiam completamente secas e prontas para serem guardadas ou se prefere que elas fiquem úmidas, perfeitas para serem passadas a ferro, entre outras opções.

Analise as necessidades da sua casa e os gastos de energia de cada aparelho

Além das capacidades e funcionalidades, também é necessário pensar no gasto com energia dos produtos. Mesmo que todos eles sejam eficientes, optar pela máquina de lavar e a secadora de roupas separadas pode acabar gerando um gasto maior do que o da lava e seca simplesmente por serem dois eletrodomésticos funcionando ao invés de um só.

Nesse caso, além do ciclo completo do primeiro aparelho, você ainda precisaria colocar a secadora em funcionamento por um intervalo de tempo determinado, que vai variar de acordo com a quantidade de roupas e o tecido delas.

Se você mora em um lugar com grande incidência de sol durante o ano todo, investir numa máquina de lavar roupas comum e com mais funcionalidades pode ser suficiente para tornar o seu dia a dia mais prático.

Nesse caso, até mesmo uma lava e seca, que é econômica em relação à secadora de roupas, mas consome mais energia do que a máquina de lavar comum, é desnecessária.

Por outro lado, se você precisa organizar o dia a dia de forma mais dinâmica e rápida, não ter que esperar as peças secarem antes de guardar pode ser uma grande vantagem. O melhor aparelho para isso é a lava e seca, que é a mais econômica ao levar em consideração os ciclos de lavagem e secagem. Basta analisar todos os detalhes e decidir, exatamente, o que será melhor para você!

Fonte: Da Redação/Leroy Merlin