Quem não teve o problema de querer ampliar ou mesmo modificar o local de uma tomada para facilitar na hora de ligar os aparelhos domésticos? Tem ainda aquela situação em que você pretende dar um novo visual e decide mudar de lugar os móveis da casa. De repente vem o problema, mas e a tomada, como fazer? Uma solução é quebrar parede. Então, aumentar o número de tomadas ou de pontos de iluminação torna-se uma prática desagradável, embora às vezes seja necessária.

Mas afinal como fazer pata evitar essa dor de cabeça e o quebra-quebra? Foi pensando nesse tipo de situação que o administrador de empresas John Davies desenvolveu no Brasil a Eletrofita, um conceito semelhante a um produto conhecido e utilizado nos Estados Unidos e na Europa como Undercarpet  que usa cabos planos e paralelos para a condução de eletricidade.

eletrofitas 4

A Eletrofitas propõe esta solução: Invisibilidade total, sem quebrar paredes. A alta eficiência do condutor plano e auto-adesivo permite um trabalho rápido, sem entulho, ruído ou poeira de cal e cimento. A Eletrofita teve patente requerida em 2003, mas só entrou no mercado há dois anos.

Davies afirma que já ouviu falar da utilização do Undercarpet no mercado americano, mas que não encontrou nenhum produto parecido no Brasil quando precisou de uma solução prática para sua instalação, por isso desenvolveu seu próprio produto utilizando policarbonato e adesivos como o papel siliconizado. “Obviamente há muitos cabos chatos e planos em outros países, mas é uma coisa que não foi explorada”.

Os componentes de um sistema Eletrofitas podem custar mais que os de uma instalação usual (eletrodutos, caixas, condutores isolados), contudo, não há gastos com pedreiro para quebra de paredes, reconstrução e por fim o acabamento.

De acordo com Davies, a vantagem da Eletrofita, além de descartar a quebra de paredes, é a maior dissipação de calor e eficiência em caso de sobrecarga, além de não oferecer nenhum risco maior que o uso de fios e cabos comuns. O produto é indicado para instalações internas, principalmente em pré-moldados, divisórias, paredes de gesso acartonado (dry wall).

HELLOMOTOIDEN

“Não é um produto para substituir os fios em toda a instalação, é um complemento para locais mais difíceis, onde não se pode usar fios comuns e onde não se pode, ou não se quer, quebrar”, completa.

Amostras das Eletrofitas foram submetidas a ensaios técnicos no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) em São Paulo e estão em conformidade com as normas de baixa tensão (até 750 Volts).

eletrofita 2

A correta instalação é apontada pelo engenheiro eletricista Paulo Barreto como ponto principal para a obtenção do melhor desempenho possível para este tipo de produto.  “No Brasil temos problema com mão de obra barata e precária, o que não acontece na Europa, que possui serviço especializado”, compara.

Eletrofitas tem feito muito sucesso por ser novidade muito apropriada para a atualidade, de escassez de mão de obra qualificada e de apelo ecológico, por não gerar entulho para o meio ambiente.

Algumas situações de uso da Eletrofita:

Transposição de lustres: Centralize em qualquer ponto do teto.
Colocação de arandelas: A partir de uma tomada, puxe a fonte para os pontos desejados.
Instalação de ventiladores de teto: Passe os cinco fios que não cabem no conduite existente da casa.
Aparelhos de ar condicionado split: Crie novos pontos onde normalmente não há pontos de energia, como na parte superior das paredes.
Tomadas que estão atrás dos móveis: Estenda para a posição desejada.
Linha telefônica: Instale em qualquer ponto do imóvel.

Como este tipo de produto ainda é pouco conhecido no mercado nacional, trazemos um passo a passo mostrando sua correta instalação. Confira a seguir no vídeo:

Mais informações confira no site da empresa.

Onde encontrar em Campo Grande-MS

Repr. Coml: MULTICORTE REPRESENTAÇÕES
Email: cotacoesmulticorte@hotmail.com
Telefone: (67) 3235-1051
Celular: (67) 9272-3822

COMERCIAL DE PAULA ILUMINACÃO
Telefone: (67) 3342 5422
Av. Eduardo Elias Zaran, 1361

DEPÓSITO COMBATE Materiais de Construção
Telefone: (67) 3341 2865
Rua Candida Lima de Barros, 2586

FOCCO ILUMINAÇÃO
Telefone: (67) 3342 7200
Rua Treze de Maio,705

HB EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
Telefone: (67) 3346-1872
Rua Antonio Bittencourt Flo, 527

MERCOLUZ ILUMINAÇÃO
Telefone: (67)30425421
Rua Treze de Maio, 657

SETSAT 7 – Componentes Eletrônicos
Telefone: (67) 3324-2258
Rua Sete de Setembro, 301

Alberto Gonçalves/Com www.osetoreletrico.com.br