Arquitetos do escritório Casa 100 Arquitetura criam soluções criativas para pequenos espaços. Localizado no bairro do Itaim, em São Paulo, o apartamento de 60m² é muito maior do que parece. Com soluções criativas e design contemporâneo, os arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles – do escritório Casa 100 Arquitetura – criaram um ambiente aconchegante e multifuncional, atendo às necessidades do morador.

Projeto Pilar Azul dos arquitetos Diogo Luz e Guilherme Carceles

Projeto Pilar Azul dos arquitetos Diogo Luz e Guilherme Carceles

Para ganhar mais amplitude, os profissionais optaram pela integração total dos ambientes e pela utilização de móveis baixos para delimitar os espaços. O único cômodo ocultado foi o banheiro, que teve sua porta incorporada ao painel de madeira Pinus, mesmo material utilizado nos armários – desenvolvidos por Luz e Carceles – do closet, que também recebeu uma chapa de ferro para dividir o móvel do quarto, deixando a luz natural chegar no espaço.

A utilização de móveis que possuem mais de uma função também foi uma das soluções adotadas pelos arquitetos. O aparador que fica no pé da cama e cria uma divisão entre o quarto e a sala – e onde ficam todos os aparelhos da TV – nos dias em que a casa estiver cheia, serve de banco para os convidados.

Sala de estar do projeto Pilar Azul, do escritório Casa 100 Arquitetura

Sala de estar do projeto Pilar Azul, do escritório Casa 100 Arquitetura

Um dos desafios deste projeto foi atender ao pedido do morador, que queria uma televisão em todos os ambientes. Para isso, os arquitetos desenvolveram um trilho automatizado que leva o aparelho de um lugar para o outro.

O projeto luminotécnico foi pensando para oferecer conforto. Os painéis de vidro valorizam a vista e deixam fluir a luz natural por todo apartamento. Para isso os arquitetos apostaram na luz indireta, presente na sanca que contorna a área social. Na cozinha e no terraço – que recebeu uma mesa com seis cadeiras – a iluminação foi reforçada com o uso de pendentes. E no quarto, na base de madeira da cama, fitas de LED foram instaladas para guiar o caminho durante a noite, sem a necessidade de mais claridade.

uminação do projeto Pilar Azul, do escritório Casa 100 Arquitetura

uminação do projeto Pilar Azul, do escritório Casa 100 Arquitetura

Sobre a Casa 100 Arquitetura:

Amigos desde o colégio e formados, em 2011, pela Universidade Presbiterana Mackenzie, os arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles, descobriram que, unindo seus talentos com criatividade e personalidade é possível desenvolver projetos inovadores. E desta união nasceu – em abril de 2013 – a Casa 100 Arquitetura.

Com um estilo contemporâneo, os profissionais criam projetos neutros valorizando o uso natural de materiais como: madeira, metal, tijolo aparente e concreto; e acrescentam sempre pontos fortes de cor e textura, garantindo sofisticação e personalidade. Apresentam também soluções inovadoras – inclusive para ambientes pequenos – desenvolvendo móveis multifuncionais, que se adequam bem às necessidades do espaço. Valorizam a utilização da luz natural como parte do design e buscam sempre novas ideias, apresentando elementos cheios de originalidade.

Os arquitetos da Casa 100 Arquitetura já participaram de concursos para grandes projetos, inclusive internacionais. Eles acreditam que um trabalho minimalista,e com a combinação harmônica dos materiais e o acompanhamento em todas as fases das obras é o que os clientes procuram quando contratam um arquiteto e/ou designer de interiores.

Saiba mais sobre o trabalho da Casa 100 Arquitetura, acesse: http://www.casa100.com.br/ | Faceboook: pt-br.facebook.com/casa100arquitetura | Instagram: @casa100arquitetura

Fonte: Casa 100/Fotos: Quadra 2 Fotografia