Muitas famílias, após adquirirem o primeiro imóvel na cidade, vão em busca da tão sonhada casa de praia e veraneio. Mas você sabe quais cuidados precisa tomar antes de finalizar a compra? As arquitetas Ieda Ferrassa e Tehura Pickler, do escritório Ferrassa & Pickler – com grande experiência em construções na região litorânea – dão dicas valiosas para ter o projeto perfeito.

O primeiro passo é a escolha do terreno. Busque informações sobre o local, histórico de enchentes e observe a vizinhança. ” Verifique toda documentação necessária para esse investimento, e o mais importante, vá até a prefeitura e busque informações sobre as condições legais do terreno. Esse é o primeiro passo para não cair em um possível golpe”, comenta Ieda Ferrassa.

Dando sequência no checklist, o projeto é o seguinte ponto a ser tratado. Reúna a família, converse sobre as necessidades e sonhos de cada um, além do que é considerado ‘comum’ para todos, como por exemplo piscina, churrasqueira, quadra, sauna, área gourmet. Se a família ainda não cresceu, não esqueça de considerar quantos cômodos a mais a casa precisará. Procure por profissionais capacitados da área ou que já tenham feito trabalhos para amigos e familiares. O boca a boca ainda é uma das melhores formas para conhecer e contatar excelentes arquitetos e decoradores.

A segunda propriedade na praia pode ser considerada como uma opção de investimento. Caso o destino das férias ou festas de final de ano seja outro, a casa da praia pode funcionar como uma fonte de renda extra, afinal, mesmo sem uso, casas tendem a gerar manutenção. “É totalmente possível ter a casa ou apartamento de praia dos sonhos. Basta finalizar cada uma das etapas com os pés no chão, e sempre com muito planejamento”, diz Tehura Pickler.

Agora que você já se decidiu, confira alguns produtos para decorar sua casa ou apartamento na praia!

Coleção Battuto – Portinari

A mistura de pedras e cimento na mesma composição formam o tradicional Battuto. A coleção foi inspirada no Battuto Veneziano, um revestimento típico na Itália. Com visual de granulados de compostos minerais, a coleção ganhou dois tons de cinza para aplicação em áreas internas, externas, chão e paredes. A aposta nesta coleção é para quem deseja criar ambientes diferenciados com resgate moderno de uma tradição secular.

Produto: Porcelanato

Formato: 100×100 e 20×20

Cores: Soft Grey, Grey e decorado

Acabamento: polido, natural e hard

Uso: tráfego intenso

Obs.: Pode ser criada diferentes paginações com o produto decorado

Sobre as arquitetas

Ieda Ferrassa – Nascida numa família intrinsecamente ligada à construção de sonhos, Ieda Ferrassa já acompanhava obras desde os 10 anos de idade. Foi essa relação próxima que a levou a se tornar uma arquiteta. “Sempre gostei de criar e nunca tive dúvida a respeito do meu futuro profissional”, recorda.

Ieda Ferrassa formou-se arquiteta na Universidade Braz Cubas, um dos mais reconhecidos centros acadêmicos da área no país. Desde os tempos de estudante, esteve envolvida com os projetos na empresa do pai antes de abrir seu próprio escritório. “Comecei a projetar com a Tehura e, já no ano seguinte, abrimos o escritório em Bertioga. Hoje a empresa cresceu e vejo que muito em função da nossa capacidade de realizar sonhos”, avalia.

A arquiteta destaca-se pelo trabalho sempre surpreendente. “Gostamos de projetos que impõem a personalidade de cada cliente”, explica.

Tehura Pickler – Também formada na Universidade Braz Cubas, Tehura Pickler trabalhou num escritório em São Paulo por seis anos antes de realizar o projeto de abrir um escritório com a amiga desde os tempos da universidade. “A arquitetura sempre me fascinou por seu viés artístico. Desde pequena enxergava nisso o meu futuro profissional”, conta.

Os projetos contemporâneos são a maior influência no trabalho de Tehura Pickler. “Vejo que a funcionalidade exigida no dia-a-dia também interfere em meu trabalho. Acredito que as pessoas precisam de projetos práticos e de resultados, mas com ênfase no lado estético”, analisa.

Realizar sonhos é a principal motivação da arquiteta. “A arquitetura enche os olhos das pessoas, por isso penso que o mais importante é sempre que o cliente fique satisfeito com o projeto”, finaliza.

Ferrassa&Pickler

www.ferrassaepickler.com.br

Facebook:Ferrassa & Pickler Arquitetura

Mogi das Cruzes

Av. Pref. Carlos Ferreira Lopes, 703 | sala 308 | Mogi das Cruzes| São Paulo

Tel.: (11) 2500-0656

Bertioga

Rod.: Rio Santos, Km 216 |Vista Linda | Bertioga |São Paulo

Juquehy

R.: Joana Assunção, 67| piso superior | CEP 11623-229

Juquehy |São Sebastião | São Paulo

Fonte: Da Redação/Assessoria