Com inúmeros estilos e formatos no mercado, escolher os revestimentos para a casa não é uma tarefa fácil. Pequenas, coloridas e encantadoras, as pastilhas de porcelana ganham destaque pela ótima qualidade, resistência, fácil limpeza, além da beleza, é claro. Abaixo, conversamos com Alexandre Moscardini, Gerente Comercial da Cerâmica Atlas para esclarecer as principais dúvidas sobre o revestimento.

Pastilhas de porcelana da Cerâmica Atlas – Açores, Mostarda, Cromo e Rubi (todas no formato 5 x 5 cm) / Foto: Divulgação Cerâmica Atlas

Confira:

Como elas são feitas?

As pastilhas de porcelana são produzidas a partir de um processo que alia o artesanal ao melhor da tecnologia. Submetidas à altas temperaturas, as peças ganham uma estética exclusiva e primorosa, graças ao calor da reação físico-química gerada no processo da queima. “Além disso, aqui na Cerâmica Atlas, contamos com um laboratório especializado na produção de nuances e mergulhamos em experiências ousadas para apresentar novas tonalidades e opções ao mercado”, conta Alexandre.

Pastilhas de porcelana da Cerâmica Atlas – Caicos, Pirita, Saona e Turks (todas no formato 2,5 x 2,5 cm) / Foto: Divulgação Cerâmica Atlas

Devido aos tipos de esmaltes utilizados, as pastilhas de porcelana podem ter diferentes características em sua estética, podendo ser brilhantes, acetinadas, rústicas e reativas. “Estamos sempre atentos em acompanhar as exigências do mercado, oferecendo diversas possibilidades aos mais variados projetos de arquitetura e design”, explica o profissional.

2 – Quais os tamanhos disponíveis?

As pastilhas de porcelana também são conhecidas pelo seu pequeno formato que garante um visual charmoso e delicado aos projetos. Na Cerâmica Atlas, as peças estão disponíveis nos tamanhos 2,5×2,5 cm, 2,5×5 cm, 5×5 cm e hexagonal 2,65 cm. “As pastilhas hexagonais estão sendo muito procuradas, já que, além de lindas, permitem explorar diferentes estilos dentro de um projeto”, conta.

Pastilha de porcelana Ardósia, no formato 2,65 cm / Foto: Divulgação Cerâmica Atlas

3 – Por que são indicadas?

Além de sua beleza, que garante muita personalidade aos projetos, as pastilhas são indicadas pelos seus inúmeros benefícios: resistência, fácil limpeza e se adequam a qualquer estilo de projeto. “São peças que exploram diferentes formatos e cores, além de serem fácil de limpar e se adequarem a diferentes temperaturas”, conta Alexandre.

4 – Podem ser usadas em qualquer ambiente? Em que locais as pastilhas de porcelana podem ser utilizadas?

As pastilhas de porcelana podem ser aplicadas em áreas internas, externas, assim como fachadas e piscinas (observar a indicação do local de uso especificada para cada produto). “São ótimas opções para áreas molhadas, já que são revestimentos com fator de absorção de água abaixo de 0,5%, ou seja, não sofrerá mudanças na tonalidade em razão do excesso de umidade e não irá comprometer a estrutura da piscina, por exemplo”, explica.

O profissional revela também que as pastilhas de porcelana são muito utilizadas para revestir cozinhas. “Além de oferecerem cor para o ambiente, o seu tamanho é ideal para revestir o frontão e as peças não sofrem nenhuma alteração por conta do calor”.

5 – Como deve ser feita a instalação?

Por serem consideradas como peças de pequenos formatos, o ideal é contratar uma mão de obra especializada para a instalação, já que o acabamento deve ser feito com cautela para garantir um resultado primoroso.

Além disso, Alexandre indica que a área da aplicação deve estar limpa e livre de qualquer resíduo de tinta ou óleo. “Muita atenção também para a escolha da argamassa e do rejunte que devem ser certificados pelo fabricante para evitar qualquer problema posterior”, alerta.

Pastilhas de porcelana Cerâmica Atlas – Anguilla, Barents, Virgin e Tobago / Foto: Divulgação Cerâmica Atlas

No caso das piscinas, o profissional ainda complementa que a aplicação da argamassa colante e do rejunte, próprios para piscinas ou áreas molhadas, deve seguir as recomendações dos respectivos fabricantes. “Geralmente, determinam o prazo médio de 72h pós-fixação para que se possa encher a piscina novamente e aproveitá-la nos dias de calor”, explica.

6 – Quais são os cuidados com limpeza e manutenção?

Após feita a aplicação das pastilhas, em caso de sujeira excessiva, como resíduos de argamassa, rejunte ou cimento, é recomendado que o consumidor consulte o fabricante para que este, indique o produto correto para limpeza final de obra, de modo a garantir a eficiência na limpeza e assegurar a integridade do rejunte aplicado. Na limpeza do dia a dia, é indicado pano umedecido com detergente neutro, que facilmente tiram impurezas e poeira. “Já para os dias de faxina pesada, pode usar saponáceo cremoso ou liquido, mas evite solvente e materiais abrasivos como palha de aço porque podem manchar a peça”, finaliza.

Cerâmica Atlas

Endereço: Rodovia Padre Donizetti (SP-332), km 272, Tambaú (SP)
Contato: Tel. (19) 3673-9600
Website: www.ceratlas.com.br
Facebook: www.facebook.com/CerAtlas
Instagram: @ceramicaatlas

Fonte: Da Redação/Assessoria/Cerâmica Atlas