De volta à mostra após quatro anos desde a última participação, a arquiteta Paula Magnani cria um refúgio dedicado à leitura e à apreciação dos momentos de calmaria, uma fuga da metrópole. Inspirado em um casal de meia idade que quer vivenciar momentos longe da agitação da cidade, o ambiente, batizado de Estar Leve, tem 40m² e foi criado em tons neutros, como os terrosos e o rosa antigo, que transmitem tranquilidade e trazem requinte e conforto.

“Ter um local pensado especialmente para livros, traduz um espírito de calmaria e concentração que só um momento de leitura nos traz. Resgatar esse contato nos desconecta do mundo virtual, tão comum nos dias de hoje. Esse é o principal espaço que busca traduzir o sentimento de ‘estar leve’”, explica Paula.

A profissional buscou ainda jogar com as texturas: paredes revestidas de porcelanato que imitam o relevo das rochas, madeiras com veios únicos e peças de design com materiais como a palha e tecidos diversos revestem os mobiliários do espaço.

“Aplicar texturas de maneira discreta e neutra é uma das coisas que mais gosto de fazer em meus projetos. Neste, em específico, brincar com as texturas foi uma maneira de trazer a sensação de acolhimento”, afirma a arquiteta. Outro ponto que imprimiu muita personalidade ao ambiente foi a escultura em tronco natural que foi tratada e reaproveitada de uma antiga construção de taipas do Nordeste, trazida especialmente para complementar e dar mais vida ao espaço.

Além disso, a memória afetiva é um ponto forte do projeto, mobiliário foi minuciosamente selecionado: a profissional buscou peças de antiquários que trouxessem à tona a sensação de hereditariedade, tornando o living um espaço de convivência da família, de leitura e de conversa. Mesas e poltronas antigas compõe-se harmoniosamente com peças importantes do design contemporâneo como a cadeira Gaulino e outras peças de traços retos e secos. Além destas, peças especiais foram desenhadas e executadas especialmente para atender o conceito do espaço, como é o caso do tapete e da estante de livros.

A CASACOR SP acontece no Jockey Club, de 28 de maio a 04 de agosto, de terça a sábado, das 12h às 21h e aos domingos, das 12h às 20h.

Fonte: Da Redação/Assessoria