A Plaenge Industrial é a construtora líder em certificações de obras industriais na tipologia LEED Novas Construções. A empresa é responsável pela construção de três das oito indústrias brasileiras certificadas nesta categoria, o que corresponde a 35% das certificações atuais, conforme informações do site da GBC Brasil (Green Building Council), instituição responsável pelas certificações.

CocaCola-Femsa-MaringaA tipologia Novas Construções refere-se a edificações que são construídas desde o início de acordo com os critérios LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), baseados em conceitos de sustentabilidade que envolvem economia de água e energia, entre outros diferenciais.

A expertise na construção de indústrias sustentáveis consolida a Plaenge Industrial como empresa qualificada a oferecer soluções para enfrentar o atual momento econômico, pautado por crise no setor hídrico e aumento no custo da energia elétrica. De acordo com um estudo realizado pela FIEP, a energia teve um aumento de 140% para o setor industrial, entre junho de 2014 e julho de 2015.

“O investimento nas tecnologias que atendem os critérios LEED decorre de uma necessidade do mercado. Nos últimos cinco anos houve um incremento de mais de 350% no número de projetos registrados junto ao GBC Brasil, o que de forma acumulada, soma mais de 980 projetos em busca da certificação”, afirma o gerente da Plaenge Industrial, Ednelson Ivantes.

MatteLeaoA construtora já recebeu quatro selos verdes LEED. O primeiro deles foi concedido pela construção da Matte Leão na região de Curitiba. Já no ano seguinte outra obra certificada foi a Geo Energética na cidade de Tamboara, no Paraná, reconhecida como a primeira empresa geradora de energia do País a conseguir a certificação.

A fábrica da Coca-Cola em Maringá, concluída em agosto de 2012, recebeu dupla certificação: LEED Gold no prédio de facilities e LEED Silver na planta industrial. Atualmente, a empresa constrói no Rio de Janeiro um Centro de Distribuição da Coca-Cola de acordo com os mesmos critérios “verdes”.

GeoEnergeticaNa fábrica da Coca-Cola de Maringá, por exemplo, a construção baseada nos critérios LEED permite a economia de 26,8 milhões de litros de água, anualmente, o que representa 64% do consumo anterior. Com relação à energia elétrica, o projeto garante a economia de 5 milhões de kw/h por ano, ou 21% em relação ao parâmetro anterior, o que seria suficiente para abastecer 2.717 famílias de quatro pessoas. A redução de consumo pelo sistema de ar condicionado foi de 60%. Já o sistema de iluminação alcançou economia de 52%. No processo industrial, a economia é de 16%.

Também é destaque a preservação de 39% de áreas verdes. O telhado verde foi projetado para manter a temperatura interna dos ambientes reduzida, assim como os telhados brancos, evitando o uso de ar-condicionado.
MatteLeao2“Estes resultados são de grande relevância no atual cenário econômico brasileiro, onde os recursos naturais estão mais escassos e as tarifas tiveram um aumento expressivo em seus valores”, pontua Ivantes, ressaltando ainda que a eficiência energética é hoje mais que um diferencial na gestão de custos e seus resultados passam a integrar outras estratégias de negócio das companhias.

Sobre a Plaenge Industrial

Fundada no início da década de 1970, a Plaenge Industrial soma mais de 3 milhões de metros quadrados construídos em fábricas presentes em 19 estados brasileiros e também na Venezuela. Destaca-se no mercado por oferecer projetos modernos, inovadores e eficientes, preocupados com o meio ambiente, qualidade e que oferecem maior rentabilidade para o negócio. Com sedes regionais em Londrina e Curitiba, no Paraná, e mais quatro escritórios de apoio em Cuiabá/MT, Campo Grande/MS, Joinville/SC e Maringá/PR, a empresa é especializada em grandes corporações nacionais e multinacionais que estão instaladas ou em fase de instalação no País.

CocaCola

MatteLeao

CocaCola-Femsa-Maringa

MatteLeao2

GeoEnergetica


Loading image...
Loading image...
Loading image...
Loading image...
Loading image...

Fonte: Assessoria Plaenge