A pouca idade não impõe barreiras. Aos 37 anos, o designer alemão Sebastian Herkner, que estudou na Universidade de Arte e Design de Offenbach, está envolvido num número crescente de parcerias com marcas internacionais de design (não menos que 21 projetos em andamento em 2018 para marcas como Moroso, Dedon, Thonet e Lintello, entre outras), além de ter recebido ao longo desta década cerca de 30 prêmios em reconhecimento ao seu trabalho que transforma o tradicional em algo inovador.

Sebastian Herkner, deutscher Produktdesigner

A MAISON & OBJET sempre procura prestigiar designers cuja originalidade e excelência impactam sua geração, e a carreira surpreendentemente precoce e celébre de Herkner o impulsionou diretamente para o radar da feira.

Um designer que trabalha no limite entre o tradicional e o moderno

Desde 2006 com a instalação de seu estúdio nos subúrbios de Offenbach am Main, em Frankfurt, Sebastian Herkner tem focado em criar peças que fazem uma fusão entre tradição e criatividade, novas tecnologias e o feito à mão. Uma abordagem que ele adotou muito antes do mundo do design começar a surfar nesta onda.

Seu amor incondicional pelo artesanato tradicional foi o que guiou em seu primeiro marco como designer, a Mesa “Bell”, cujo prato de aço e latão se apoiam sobre uma base de vidro soprado  à mão, produzida em uma secular fábrica no sudeste da Alemanha.

O que há de mais irônico nesta peça, é que em 2009 nenhuma marca de design quis apoiar o projeto – ‘’as pessoas receberam aquela mistura de matérias como algo tão inusitado que nem chegou a interessá-los minimamente’’ ele explica. Levaram-se três anos até que um encontro com a ClassiCon fez com sua peça ganhasse vida. Seu alcance como bestseller foi instantâneo. “É absolutamente vital que nós revivamos essas formas tradicionais de artesanato, antes que elas sejam perdidas para sempre, elas são parte integrante de nossa herança cultural” explica Sebastian Herkner. É justamente com esse tipo de artesanato em particular que as peças do designer costumam entrelaçar-se com o que há de mais novo na tecnologia.

Um olha para a cor

Seu gosto por desafios e um desejo implacável de  desbravar territórios inexplorados, levou Sebastian a projetar óculos, bicicletas e frascos de perfume, além das incursões no mundo do design de interiores, como também embarcar num estágio com Stella McCartney durante o caminhar de seus estudos. “Eu estava interessado nos processos de fabricação utilizados na moda, e em entender como as cores relacionam-se entre si”, explica. A combinação de cores que ele aperfeiçoou em sua experiência sustenta seu estilo de assinatura. “A cor é normalmente a última coisa que os designers pensam. Para mim, é sempre o ponto de partida para todo o processo de design.” Ele admite, no entanto, que “pode ​levar anos para encontrar aquela combinação perfeita das cores ”.

Inspiração multicultural

Sebastian Herkner tem o hábito de longa data de matar sua sede criativa em múltiplos lugares: seja em seu estúdio, cercado por uma poderosa equipe vinda de diferentes cantos do mundo, ou durante as suas frequentes viagens – visitando artesãos locais, lojas de design e fábricas . “Culturas, habilidades e estilos de vida diferentes alimentam minha inspiração ” explica . Ele também encontra sua inspiração em materiais tradicionais – cerâmica, couro, mármore … e nas artes .

Outra de suas peças icônicas, a luminária de chão “Oda” (Pulpo, 2014) é a prova disto. O design foi inspirado diretamente em imagens fotográficas de torres de água. Toda sua fonte de inspiração está perfeitamente sincronizada com seu anseio por autenticidade, desejo em utilizar materiais sustentáveis e com seu senso de respeito pelo tempo que leva criar uma peça verdadeiramente deslumbrante. Seu tato para com o design é ético e comprometido,  imbuindo ao processo criativo o mesmo grau de importância – tal como para o produto final em si.

Na Maison&Objet

Habitué da feira “Eu nunca perco uma edição”, ele sorri -, Sebastian Herkner está emocionado com essa honra que lhe dará um espaço exclusivo para revelar algumas de suas últimas criações, enquanto simultaneamente nos apresentará seu processo de fabricação manual, que sempre esteve tão presente no seu trabalho e no amor que dedica a ele.

Sobre Maison&Objet Paris

Desde 1995, a MAISON & OBJET tem sido o evento mais importante do mundo para profissionais das indústrias de lifestyle, design de interiores e design. Cada edição reúne cerca de 3.000 expositores e mais de 85.000 visitantes únicos – dos quais 50% são estrangeiros. Promovendo novos contatos e apresentando talentos emergentes, a MAISON & OBJET acontece duas vezes ao ano e traz as mais recentes fontes de inspiração vistas no mundo. Como resultado, o evento tornou-se um catalisador eficaz para o desenvolvimento da marca e o crescimento dos negócios.

Lançada em setembro de 2016, a plataforma digital MOM (MAISON & OBJET AND MORE) oferece uma visão abrangente das últimas notícias e produtos, exibindo fabricantes, artesãos e designers. Uma fonte inesgotável de inspiração, também fornece uma ferramenta para os visitantes estabelecerem uma conversa direta com milhares de marcas durante todo o ano.

Fonte: Da Redação/Assessoria/Maison&Objet