Sofás e poltronas aconchegantes, mesas coloridas, um terraço com vista privilegiada, uma sala de massagem…essa é a realidade dos funcionários que ocupam os escritórios projetados por Arealis.

Todos os clientes do escritório de arquitetura especializado em projetos corporativos investiram em uma área de descompressão para melhorar o bem-estar dos colaboradores. Até 25% do espaço fica dedicado tanto a integração e relaxamento como a troca de ideias e reuniões informais. Confira nas fotos e, quem sabe, mande um currículo!

Inspirada na fusão entre o mundo virtual e o físico, a sede do líder brasileira de software de gestão empresarial, Linx, integra o conceito open space, showroom tecnológico, áreas de cocriação e de treinamento em uma área 6.000m². Cada um dos 5 andares conta com uma área de descompressão, um dos pontos mais atraentes do projeto. O espaço é situado no lugar mais privilegiado do empreendimento: um terraço com uma vista deslumbrante para a cidade. A área é dedicada para alimentação e descanso dos funcionários. Tem copa, TV e sofás.

Trabalhar com produtos tão saborosos quanto os vinhos exigia uma espaço de trabalho igualmente prazeroso. Na sede da Evino (venda online de vinhos), a área de descompressão ocupa 25% da superfície total e os colaboradores são incentivados a trocar ideias entre um café e outro, em um ambiente informal e desburocratizado. Os únicos espaços fechados do escritório são duas salas de reunião semicirculares inteiramente vidradas e um espaço de degustação. O restante fica aberto para favorecer a livre circulação dos colaboradores e a interação entre eles.

Hoje os setores mais tradicionais do mercado querem escritórios humanizados, inclusive as instituições financeiras. O projeto BNP Paribas Cetelem, que ocupa 3.000 m² em Barueri (Grande São Paulo), recebeu o XVIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, na categoria Escritórios Interiores-Financeiro, por desconstruir o modelo padrão de ambientes compartimentados, rígidos e impessoais. Possui áreas de descompressão e espaços de reuniões informais, localizados ao longo de uma via interna. Esses espaços dedicados ao relaxamento ou a comunicação informal são pontos de encontros promovendo a interação espontânea.

Para atrair talentos e colaboradores motivados a trabalhar e permanecer na empresa, a sede da Booking.com, em São Paulo, transformou parte do espaço em uma área de descompressão: um espaço amplo onde os funcionários podem relaxar a mente, fazer uma pausa e retomar o fôlego, ou mesmo bater papo e realizar reuniões informais. A área foi pensada para garantir o bem estar do funcionário, mas também para promover uma melhor integração das equipes.

A criação de espaços integrados, permeáveis e dinâmicos foi o ponto de partida deste projeto de interiores para o escritório do BNP Paribas Cardif. O projeto se destaca por uma integração fácil entre ambiente de trabalho, espaços colaborativos e ambientes de relaxamento. Um dos espaços de descompressão fica próximo do showroom, facilitando a passagem do visitante de um ambiente de trabalho para uma área descontraída e aconchegante. O escritório conta com arquitetura confluênte, reconfigurável e conectada, a fusão de padrões de comunicação digital com o espaço físico aumentando a probabilidade de interações que levam à inovação e produtividade.

Uma das mais famosas marcas de luxo do mundo também investiu em um escritório moderno e com foco no bem estar dos colaboradores. Inspirado na arquitetura dos anos 20 de “De Stijl” e o Neoplasticismo de Theo van Doesburg e Piet Mondrian, o projeto conta com espaços multiusos com carpete lembrando o tweed, e divisórias especialmente desenhadas pelo escritório Arealis para o espaço. A ampla área que abriga as mesas de trabalho dos funcionários tem uma excelente qualidade acústica e aproveitamento da iluminação natural. Com localização privilegiada, uma área de descompressão externa convida o colaborador a trabalhar ou relaxar olhando para a vista deslumbrante de São Paulo.

Sobre a Arealis

www.arealis.com.br

Fundado em Paris em 2005 e presente em São Paulo e no Rio de Janeiro desde 2012, o escritório Arealis é referência em arquitetura corporativa no Brasil. Desenvolve projetos corporativos inovavadores focados nos desafios tecnológicos e sociais das empresas, e executa obras de 500 m2 a 6000 m2 para clientes como Linx, Renault, Conecta, Booking.com, Criteo, Stago, Evino, BNP Paribas Personal Finance e Cardif. Para inovar em cada etapa do processo de implantação, Arealis conta com uma equipe pluridisciplinar e multicultural buscando sempre antecipar o futuro e criar conceitos novos para registrar a identidade corporativa do cliente. Da conceituação ao gerenciamento da implantação, e pela dinamização do espaço, Arealis atende as empresas de todos os segmentos que buscam performance e bem-estar no espaço de trabalho.

Fonte:Arealis/Assessoria