Depois de anos poupando você finalmente decidiu que é hora de adquirir um terreno e construir sua casa do jeito que sempre sonhou. Mas como saber se o local escolhido irá atender às suas necessidades e não trará problemas ao longo do tempo? Veja abaixo 6 fatores para considerar durante a escolha do terreno ideal para a sua futura casa.

Localização

Um dos principais aspectos na hora de escolher um terreno para construir é a localização. Para aqueles que procuram deixar o carro de lado e fazer mais coisas a pé ou de transporte público, regiões bem localizadas tendem ser a preferência, mas o preço também costuma ser mais alto nos bairros próximos a avenidas e pontos importantes. Para quem busca tranquilidade e conforto, terrenos em condomínios fechados podem ser uma boa. Também existem aqueles que buscam terrenos em bairros mais tranquilos e residenciais.

Seja qual for sua opção, verifique se o terreno irá atender às suas expectativas sobre a localização. Considere o tempo de distância até seu trabalho e a escola de seus filhos, a proximidade com supermercados, hospitais, restaurantes e outros pontos importantes que podem fazer a diferença no seu dia a dia.

Composição e inclinação do solo

A composição do solo pode afetar aspectos da engenharia da sua obra. Atente-se para a inclinação do solo, ou mesmo se o terreno está encharcado ou possui uma quantidade de água que ultrapassa a cota recomendada. Em casos como estes, consulte seu arquiteto ou engenheiro para verificar se existe a necessidade de serviços de terraplanagem ou de uma drenagem do solo antes de iniciar uma obra.

Valor

Se você já tem o valor suficiente para adquirir seu terreno, sua situação será mais fácil. Em outros casos é possível realizar financiamentos ou negociar descontos e condições especiais diretamente com o proprietário ou imobiliária. Seja qual for sua forma de aquisição, procure comparar o preço daquele terreno com outros similares da região. Faça pesquisas de mercado e verifique se o preço está justo para o que está sendo oferecido.

Caso esteja negociando com imobiliárias, verifique a reputação da empresa, evitando assim eventuais dores de cabeça em médio e longo prazo. Procure também os conselhos de um advogado especializado em direito imobiliário, garantindo que todos os aspectos e detalhes da negociação estejam firmados em um contrato oficial.

Documentação

Terreno escolhido e preço negociado, é hora de preparar a documentação. Verifique se o IPTU e outras contas referentes ao terreno que pretende adquirir estão em dia. Tenha seu contrato e todos os documentos fornecidos pelo antigo proprietário ou pela imobiliária em mãos e guarde-os em um local seguro. Atitudes desse tipo podem evitar situações futuras em que você tenha que arcar com um prejuízo que não é seu. Como dito acima, busque sempre o auxílio de profissionais, como um advogado especializado.

Legislação municipal

Consulte as regras de zoneamento de seu munícipio para saber se o tipo de obra que você pretende realizar por ali é permitida pela legislação municipal, e se seu terreno e projeto estão de acordo com as exigências da prefeitura.

Caso você queira comprar um terreno para construir uma casa e depois revendê-la ou alugá-la, pode ser interessante pesquisar especialistas no mercado imobiliário para saber mais sobre o potencial de valorização daquela área e, por consequência, do seu terreno e imóvel.

Fatores ambientais

Antes de realizar a compra, procure estudar o terreno com o auxílio de um engenheiro, tirando fotografias e realizando medições e testes para saber mais sobre a área. Aproveite para observar os entornos do terreno, verificando se existem lixões, depósitos de entulho, nascentes de rio, córregos, esgoto a céu aberto ou outros fatores similares. Visite a região em diferentes horários para saber se o barulho noturno costuma ser alto, se o fluxo de veículos na região será um empecilho e outras situações do tipo. Se preciso, procure também conversas com moradores do bairro para ouvir impressões de quem já vive ali.

Agora que você já sabe algumas informações importantes que devem ser levadas em conta antes de adquirir um terreno, é hora de procurar pelo local onde sua futura casa será erguida. Lembre-se de pesquisar bem e de consultar seu orçamento para não acabar entrando em uma dívida que não vai conseguir pagar. Prudência é sempre importante nessas horas.

Terreno adquirido e projeto pronto, é hora de colocar as mãos à obra e realizar o sonho construir sua casa como você sempre imaginou.

Fonte: Da Redação/Assessoria