Até o dia 13 de março, os artistas/produtores de arte naïf que representam a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular de todas as regiões do Brasil poderão se inscrever para a décima quarta edição da Bienal Naïfs do Brasil, evento cultural realizado pelo Sesc São Paulo na unidade de Piracicaba. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio da ficha de inscrição da Bienal Naïfs do Brasil, que pode ser encontrada, bem como o edital, nas unidades do Sesc no estado de São Paulo, em pontos culturais de todo o País e também por meio de download no site http://bienalnaifs.sescsp.org.br/2018/.

Realizada pelo Sesc São Paulo desde 1992, na unidade de Piracicaba, a Bienal Naïfs do Brasil foi criada com o intuito de privilegiar a participação de artistas cujas obras revelam a produção de arte ingênua, espontânea, instintiva, popular, naïf ou naïve, concebidas, em sua maioria, de forma autodidata. A edição de 2018 tem abertura prevista para o dia 17 de agosto.

NÚMEROS – A 13ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, que teve curadoria de Clarissa Diniz, Claudinei da Silva e Sandra Leibovici, apresentou 185 obras de 111 artistas representados por 24 estados brasileiros e um público formado por cerca de 70 mil visitantes.

Nessa última edição foi desenvolvido um material educativo que atendeu a rede de ensino da região e para trabalhar o conteúdo adequado a cada público visitante com suas características particulares e peculiares. O Núcleo Educativo foi conduzido por 15 educadores e coordenado pelo curador, pesquisador e professor Claudinei Roberto. Durante a exposição, os educadores receberam, além do público espontâneo, aproximadamente 16 mil pessoas por meio do agendamento prévio de grupos formados por escolares (de educação infantil a universitários de escolas públicas e particulares), terceira idade, artistas locais e nacionais, instituições, associações e ONGs, empresas, galeristas, formadores de opinião, entre outros, de toda a parte do Brasil. E como acontece em toda a edição, a programação complementar trouxe oficinas com artistas naïfs, vivências, formação de professores, espetáculos de teatro e dança, shows, cursos e sessões de cinema.

Webdoc Bienal Naïfs do Brasil 2016 (Duração: 15’19’’): Uma credencial no peito, um quadro pendurado na parede, portfólio e exposição… Muito antes de receber o lastro “artista” pela Bienal Naïfs do Brasil 2016, esses homens e mulheres já se expressavam de uma maneira só deles. Não vivem sem. Alguns se sentem menos artistas que outros. Outros se perguntam: o que faz de mim um artista? Na Beira da Cor, produzido pelo Mezclador e Filmes Para Bailar para o Sesc SP, mostra que ingenuidade, instinto e uso indiscriminado das cores talvez não sejam características da arte naïf, e sim da arte. E ponto. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=VqKwNNlSBcQ

Bienal Naïfs do Brasil – 2018

Secretaria Geral:

Tel: (19) 3437-9286 / 0800 771 6243

Atendimento de terça a sexta, das 13h30 às 21h.

Sábados, das 9h30 às 13h.

bienalnaifs@piracicaba.sescsp.org.br

SERVIÇO

O que: Inscrições para a Bienal Naïfs do Brasil 2018

Quando: De 16/01 a 13/03 de 2018

Endereço do Sesc Piracicaba: Rua Ipiranga, 155 (Centro) – Piracicaba/SP

Tel: (19) 3437-9292

Fonte: Da Redação/Assessoria