Moradias cada vez mais compactas, que exemplificam o morar dos novos tempos, desafiam os projetos de arquitetos e designers de interiores. Nos banheiros, que também acompanham essa redução de espaço, a prioridade deve ser a distribuição do layout, além da disposição de louças e móveis para depois se preocupar com a decoração.

Projetar banheiros pequenos exige um bom planejamento | Foto: Divulgação

Em sintonia com as mudanças de comportamento e do morar brasileiro, a Celite, marca especialista em louças e metais para banheiros, está sempre preocupada em desenvolver produtos práticos que apostam na democratização da tecnologia para simplificar a rotina das famílias.

Assim, a Celite reuniu algumas dicas para ajudar a otimizar o espaço de um banheiro pequeno. Pensando em construir o raciocínio para uma disposição ideal do ambiente, três projetos que não favorecem a circulação e/ou a privacidade do usuário serão apresentados. Afinal, todo mundo merece aproveitar ao máximo as horas de relaxamento nesse espaço, independentemente do tamanho.

Confira a seguir as orientações:

Layouts mostram os principais erros de disposição em um banheiro pequeno

No primeiro banheiro é possível observar que ao abrir a porta o usuário dá de cara com a bacia sanitária, o que causa um certo desconforto. O ideal é posicionar o produto em um local mais reservado. Além disso, a cuba está instalada muito próximo ao box, dificultando seu uso no dia a dia.

Neste segundo exemplo, há pouco espaço entre o vaso sanitário e o chuveiro, dificultando a circulação do usuário. Essa sensação é agravada pela proximidade da porta com o box.

Por fim, o último banheiro apresenta mais uma vez um problema de circulação pela má distribuição da bacia sanitária e da bancada. E, novamente, o morador, ao abrir a porta, irá se deparar com a bacia sanitária.

Layout recomendado:

Após observar os exemplos acima, a Celite propõe o layout ideal para um banheiro compacto. Nessa imagem, a primeira visão que ele terá ao entrar no ambiente é a bancada com a cuba e o espelho, muito mais agradável do que a bacia. Essa solução, além de trazer uma sensação melhor, cria amplitude no espaço. Assim, diferente dos outros modelos apresentados, o vaso sanitário e o box ficam em um local mais reservado, proporcionando privacidade durante o uso. A área de circulação ficou maior, provando que com poucas mudanças o banheiro pode ficar funcional e prazeroso.

Produtos indicados

Banheiros pequenos precisam dispor de produtos que priorizem a circulação| Foto: Divulgação

Depois de definir a organização das peças é importante investir em produtos compactos que unam qualidade e beleza. Portanto, a Celite oferece em seu portfólio algumas opções perfeitas para os banheiros com medidas reduzidas.

A Bacia com caixa acoplada VIP, lançamento de 2020, é a mais compacta do mercado brasileiro. Com 58 cm de profundidade, o item moderniza o design e democratiza a tecnologia, trazendo seis principais benefícios. Do total, quatro pontos foram pensados para facilitar a higiene: Sistema Rimless, garante alta performance por meio de um desenho com paredes internas mais lisas, sem cantos ou ângulos onde a sujeira poderia se acumular; o Jato Plus, assegura que 40% da força da descarga seja direcionada para arrastar as impurezas da água de maneira rápida e silenciosa; o Sifão de 50 mm evita o risco de entupimento e a Caixa acoplada com Smart Clean® | Harpic, por sua vez, tem a função de prolongar a sensação de limpeza a cada descarga.

Bacia VIP possui 58 cm de profundidade | Foto: Divulgação

A Descarga Ecoflush (3/6 L) permite a economia de água de até 60% em relação aos sistemas tradicionais, impedindo o desperdício durante o processo. Por fim, a peça ainda possui Assento SoftClose® responsável por proporcionar um fechamento suave da tampa, protegendo dos grandes impactos que poderiam danificá-la ao longo do tempo.

Piso Box

O Piso Box é uma solução prática oferecida pela Celite | Foto: Divulgação

Para quem procura criar um piso de área molhada do banheiro com mais rapidez e praticidade, a Celite disponibiliza três modelos de Piso Box. Reunindo agilidade na aplicação, fácil higienização e isolamento acústico, a peça é ideal para espaços reduzidos, garantindo uma rotina tranquila para os moradores durante o banho.

Piso Box Slim, disponível nos tamanhos 80 x 80 x 3 cm; 120 x 80 x 3 cm; 130 x 80 x 3 cm e 140 x 80 x 3 cm, apresenta caimento de água horizontal e vertical

Piso Box Europa, disponível com 70 x 70 x 7 cm; 80 x 80 x 8 cm; 90 x 90 x 7 cm e 90 x 90 x 14 cm

Piso Box Universal, disponível em diferentes tamanhos, sendo comprimentos de 70 cm, 80 cm, 90 cm, 100 cm, 120 cm, 130 cm e 140 cm, alturas de 2,5 cm, 3 cm e 6,5 cm; e largura de 70 cm, 80 cm e 100 cm

Entre tantas vantagens, o Piso Box ainda possui alta resistência, suportando até 300 kg, e bloqueio ao fogo, aguentando temperaturas de até 500º C. Fabricado em aço esmaltado vitrificado, ele também oferece proteção antiderrapante. Sua aplicação dispensa a impermeabilização da área do chuveiro.

Celite

Site: www.celite.com.br

Fonte: Da Redação;Assessoria/Celite