Aproveitar os momentos em casa cuidando do jardim pode ser uma ótima terapia e deixará o jardim lindo e saudável para se preparar para as mudanças climáticas das próximas estações. Recentemente o outono teve início e com ele muitas transformações acontecem, no ar, temperatura e tempo. E com os jardins não poderia ser diferente, essas transições trazem alterações que afetam diretamente a vida das plantas, tanto para aquelas que vivem em casa, como para as de apartamento. Por isso, a C&C montou um manual prático para manter a beleza das áreas verdes nessa época do ano.

É importante estar sempre atento aos cuidados que cada espécie exige, mas de maneira geral, alguns cuidados podem ser benéficos para todas. No outono, as plantas entram em estágio de hibernação e se preparam para enfrentar os dias mais frios do inverno. Dessa forma, é necessário realizar mudanças e redobrar os cuidados no cultivo e nos vasos espalhados pela casa.

Limpeza

É característico do outono que as plantas percam suas folhas, por isso, realizar limpezas frequentes é fundamental para manter o seu jardim bonito e saudável, assim podem aproveitar melhor os benefícios dos raios solares. Para isso, remova galhos, ervas daninhas e folhas secas direto do caule. Procure utilizar uma tesoura de poda bem afiada para evitar cortes mastigados e, assim, ferir a planta.

Um jardim bem arejado, ajudam as plantas a atravessarem da melhor forma as variações de temperatura que ocorrem no outono.

Adubação e preparação da terra

Após a limpeza, é impotante preparar a terra. Essa etapa é fundamental para facilitar a absorção de adubos, deixar as raízes mais foretes e deixar folhas e flores mais viçosas.

Manuseie a terra com cuidado, ajudando na aeração do solo, assim, evita-se o acúmulo de fungos e apodrecimento das raízes. Após a preparação da terra, é hora de adubar as plantas. O adubo é a principal fonte de nutrientes das plantas, ajuda a manter a saúde e as deixa mais fortes, mesmo em períodos de menor frequência do sol.

Podas

Como no outono a incidência de luz natural diminui bastante, fazendo com que o desenvolvimento das plantas não seja tão bom, é importante manter uma rotina de poda para ajudar a preservar a saúde e deixa-las mais fortes e saudáveis. Lembre-se de manter uma rotina de poda frequente. Ação essencial para todas as espécies de plantas.

Regas

Com as temperaturas mais amenas do outono, é preciso aumentar o cuidado com as regas diárias. Não é necessário molhar o solo com tanta frequência, pois a umidade excessiva pode atrair fungos e outros tipos de pragas. Atente-se para uma rega correta, pois isso, ajudará na melhor absorção do adubo,

Melhores espécies de flores para cultivar no outono

Dália

Desenvolvem-se muito bem no outono, produzindo flores lindas e numerosas.

Girassol

Costumam ser muito utilizados nessa estação, afinal, combinam muito com o clima. Quando bem cultivados, florescem em abundância proporcionando uma paisagem de tirar o fôlego ao seu jardim.

Margarida

Se você pretende cultivar margaridas, saiba que o outono é a estação mais propícia para o seu plantio. Isso porque os raios solares muito fortes podem queimar suas folhas e pétalas. São fáceis de cultivar, tanto em pequenos vasos como em jardins extensos.

Flor-da-fortuna

Conhecida popularmente como flor-da-fortuna, essa espécie de suculenta é uma ótima opção para cultivar no outono. Fácil de cuidar, essa planta é resistente às mais diversas variações climáticas e não precisa de irrigação constante.

Ferramentas necessárias para cuidar do seu jardim

• Garfo
• Pá
• Ancinho
• Tesoura de poda
• Regador/mangueira
• Sacho
• Pulverizador
• Sopradores e aspiradores
• Cortador de grama
• Luva

Na C&C você encontra tudo sobre jardinagem. Agora que você já sabe como cuidar do seu jardim no inverno, acesse o nosso site http://www.cec.com.br e garanta já o seu kit de jardinagem completo!

C&C Casa&Construção

http://www.cec.com.br
Tel. 11 4001-0100

Fonte: Da Redação/Assessoria/C&C Casa e Construção