Não é necessário estar no campo para optar em usar o estilo rústico na decoração, sua casa pode ter este tipo de décor através de móveis e objetos que representam essa rusticidade. Não será necessário passar por uma grande reforma e será possível obter bons resultados, aumentando a ligação espiritual com a terra e resgatamos suas origens, mas sem deixar de lado charme e a sofisticação que gênero pode oferecer.

A estética rústica é mais casual, com cara de natureza, com muita madeira, textura, pedras e revestimentos que permite recriar ambientes ou um estilo de vida mais campestre. “Podemos usar e abusar de cadeiras com encosto de palha, raízes de árvore para compor a mesa. Bancadas, mesas e armário de madeira de demolição sem tratamento, apenas lixadas e levemente de forma grosseira”, conta o arquiteto Erique Moreira.

Outros elementos que complementam são materiais puros, desgastados, aqueles que você olha e nasce o clima de casa de campo. Peças certas podem oferecer um certo conforto visual e compor um ambiente aquecido. “Este estilo é utilizado em ambientes casuais e marcados especialmente pela concepção de natureza, tais como no uso de vigas aparentes, tapetes de couro”, reforça o arquiteto.

A dica é, caso você vá fazer a junção do estilo rústico com qualquer outra na decoração, é necessário ter bom senso e ponderar na hora das escolhas. Combinar elementos com estruturas expostas, elementos com toques naturais, tapetes com estampas, couro sintético, estampas étnicas, lã, bambu garantem uma sensação acolhedora, podem ser equilibrados com o estilo contemporâneo, clássico, moderno e ajudam a mesclar, criar um contra-ponto, pois trabalham os opostos.

O paisagismo interno, como o uso de vasos de plantas e jardins verticais também podem auxiliar. “Para este tipo de décor devemos evitar o uso de porcelanatos brilhosos, paredes lisas, papéis de parede modernos e efeitos cromados. Prefira os objetos feitos de madeira, barro, metal e os garimpados em antiquários . Revestir o sofá com mantas de algodão, tapetes de sisal ou animal print, deixam o ambiente chic e moderno”, finaliza o arquiteto.

Fonte: Da Redação/Assessoria