Quando se fala em cadeiras, a primeira coisa que devemos pensar é na versatilidade que esse item pode ter. Além de ser a peça que fará toda a diferença no ambiente, ela também é funcional. Por ser mais leve que sofás e até mesmo poltronas, elas podem ser facilmente mudadas de lugar, podendo ser utilizadas dentro ou fora de casa, na sala, quarto, cozinha ou escritório.

 

Com inúmeros modelos e cores, não há muitas regras para sua utilização. Mas sem dúvida é um curinga na decoração. Na hora de escolher em qual ou quais modelos investir, busque referências e fotos. Algumas combinações que não imaginamos podem dar muito certo! Mesmo que você tenha móveis neutros, uma cadeira com um estilo bem diferente pode se tornar o ponto central da decoração e fazer toda a diferença.

Utilize-as como um complemento ao ambiente. Uma dica é: ao escolher os assentos para a sala de jantar, preste atenção nas combinações. Se a mesa for de um tom neutro, abusar nas cores pode ser uma ótima alternativa! Caso contrário, opte por cores mais sóbrias. Se quiser inovar ainda mais, invista em cadeiras com modelos diferentes e que completem a paleta do cômodo.

Na sala, elas podem ser utilizadas como uma alternativa às poltronas. Por conta do espaço – ou melhor, da falta dele – podem ser colocadas próximas ao sofá, sendo mais um ponto para o conforto. Uma dica é sempre posicionar o assento dentro dos limites do tapete, assim evita com que enrosque na peça.

Já no quarto uma ótima localização para colocá-las é perto da janela. Muitas vezes é um espaço que fica vazio ou não sabemos como aproveitá-lo. As cadeiras são uma ótima forma para ocupar esse local e ainda pode dar até uma nova funcionalidade a ela como, por exemplo, se transformar em um suporte para livros ou plantas.

Com tantos modelos disponíveis no mercado, a dificuldade pode estar na escolha de qual tem mais a ver com seu estilo. Pensando nisso, a Marabraz traz algumas sugestões separadas por estilo. Com certeza alguma pode agregar, e muito, na decoração do seu lar!

Regional

Com tons sóbrios e uma pitada rústica, tem tudo a ver com Brasil. Com um ar artesanal, as cadeiras e móveis com esse estilo exploram conexões com a origem das famílias brasileiras ao reforçar memórias afetivas e trazer um aconchego ao ambiente. É um convite para abraçar a nossa cultura e trazer um pouco mais das referências da nossa história. O segredo para um projeto harmonioso com estilo regional é equilibrar elementos com esse design com peças contemporâneas e urbanas.

Contemporâneo

Quando se fala em objetos de decoração desse estilo, a opção é adotar poucos objetos. Mas devem ser imponentes, carregados no design. Em termos de cor, os móveis contemporâneos apresentam tons neutros, em especial o preto, o nude e o cinza. Eles podem ser combinados com cores minerais que estão em alta. Exemplo disso, foi a adoção do Rosa Millenial em 2017, trazido pelo quartzo rosa.

Essa tendência é uma forma de decorar que valoriza o melhor do design atual e está sempre em transformação. Atualmente os tons de dourado, preto junto ao Ultramarine estão super em alta!

Retrô

Marcados pelos pés palito ou de estaca, esse estilo está entre os mais queridinhos. As peças remetem a estética do passado, mas sem deixar os ambientes datados. A infinidade de modelos e cores disponíveis permite a criação de ambientes muito diferentes, do sério e sóbrio ao leve e despojado.

Industrial

Com origem no contemporâneo, esse estilo é conhecido por suas tubulações aparentes, acabamento em metal envelhecido, cimento queimado e paredes de tijolo à vista. A tendência que tem ganhado cada vez mais espaço nos lares também é aplicada aos móveis e às cadeiras. Cores sóbrias, ferro e outros metais estão presentes desde o acabamento de móveis até os acessórios.

Cadeira Sem Braço Iron-Rivatti
Cadeira Trama Vinil PC220-Pozza

Fonte: Da Redação/Assessoria/Marabraz