As casas inteligentes onde tudo é feito por comando de voz ou por um simples toque na tela do celular, por muito tempo foi considerado a casa do futuro. Hoje, a casa do futuro é uma realidade com a democratização e facilitação do uso de dispositivos que permitem a automação residencial de forma simples e rápida. Isso foi o que chamou a atenção da gigante brasileira de tecnologia corporativa, a WDC Networks, que abriu uma nova empresa voltada para o mercado residencial, a Casa Conectada, recém-inaugurada em São Paulo que vem chamando a atenção por utilizar tecnologia avançada e dispensar o uso de cabeamento para automação.

A Casa Conectada veio para desmitificar que a automação é apenas voltada para o público com alto poder aquisitivo ou apenas em grandes residências. “Hoje, qualquer residência, independentemente do tamanho pode ter automação e, o principal, sem a necessidade de obra. As residências inteligentes já são uma realidade no país e estão se popularizando cada vez mais através da integração com smartphones e assistentes pessoais”, explica Vanderlei Rigatieri, presidente da Casa Conectada.

Localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, reduto da arquitetura e decoração paulistana, a loja conceito Casa Conectada traz um espaço de alta tecnologia onde é possível ter a experiência em cada detalhe como os dispositivos podem ser instalados, sua facilidade, rapidez e funcionalidades.

“A grande inovação desses sistemas é a modularidade, ou seja, os projetos podem ser implementados aos poucos, através de sensores e módulos sem fios, evitando grandes intervenções nos espaços. A partir de R﹩150,00 reais já é possível fazer a automação de pequenos ambientes”, revela Rigatieri.

Com a pandemia e a quarentena, as casas se tornaram também o escritório de muitas famílias que aderiram ao home office, as crianças passaram a ficar mais tempo em casa e a família percebeu que vários processos poderiam ser facilitados, seja para conforto, rapidez, autonomia, economia, segurança ou sustentabilidade. Os motivos e benefícios para automatizar são inúmeros, o único empecilho eram os processos que custavam caro, demandavam obra em toda residência. Hoje, com a tecnologia trazida pela Casa Conectada qualquer pessoa pode ir até a loja, comprar um kit inicial de automação e instalar de forma simples e rápida com dispositivos que você conecta na tomada, baixa o aplicativo e faz de forma intuitiva toda a automação através do celular ou assistente pessoal eletrônica, como a Alexa.

Para automações de pequeno porte e para ambientes individuais, a empresa conta com a linha EASY4HOME (plug and play) por um custo bem acessível, onde é possível integrar dispositivos com infravermelho, como TVs, câmeras de segurança, ar-condicionado, lâmpadas inteligentes, assistente pessoal, entre outros, tudo por um único aplicativo.

Durante a quarentena, uma das maiores queixas foi relacionada ao aumento do consumo de energia, pelo maior tempo que os moradores passaram a ficar em casa. Com a automação, pequenos deslizes que podem inflar a conta de luz como deixar lâmpadas ou equipamentos ligados de forma desnecessária, podem ser minimizados através dos dispositivos integrados, onde é possível programar uma iluminação inteligente e tornar os ambientes mais acolhedores, como, por exemplo, o desligamento das luzes no período de alta luminosidade ou quando não houver pessoas no ambiente. Há ainda a possibilidade de optar por uma energia 100% limpa e inesgotável, por meio de um sistema a de painéis solares totalmente integrados à automação da sua casa. “Pensando em preservar o meio ambiente e evitar desperdícios, nós desenvolvemos todas as etapas do projeto – do orçamento a instalação. Com um sistema de painéis solares é possível chegar a uma economia de até 95% em sua conta de energia, por exemplo”, completa Rigatieri.

Independentemente do tamanho da automação, a empresa, que possui uma equipe especializada para atender qualquer tipo de projeto, consegue oferecer uma gama de produtos para diversos perfis de projetos e orçamentos com a instalação de pequenos aparelhos, que deixarão sua vida mais prática e confortável, economizando energia e ganhando segurança. A sofisticação e conforto deixaram de ser complicados. A regra é desfrutar da tecnologia!

WDC Networks

Pioneira nos investimentos em tecnologia as a Service no Brasil, a WDC Networks é uma empresa focada nos setores de Telecomunicações, Enterprise, Energia Solar e Áudio Vídeo e automação. Fundada em 2003, com capital 100% nacional, a empresa é pioneira na oferta de venda de tecnologia no modelo “as a service” e conta com fornecedores internacionais e nacionais, a maioria líderes em seus segmentos. Isso garante um portfólio amplo, com 66 marcas, e soluções voltadas para Internet Banda Larga, Segurança Eletrônica, Telefonia via Internet, Redes WI-FI, Infraestrutura de Redes de Dados (Networking), Cibersegurança, Áudio e Vídeo Profissional e Energia Solar. Para saber mais sobre a WDC Networks, consulte wdcnet.com.br.

Casa Conectada

End: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1889
Horário: segunda a sexta das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 14h
Telefone: (11) 3062-7819

Fonte: Da Redação/Asssessoria