Certamente você já ouviu falar sobre porcelanato líquido, mas talvez não saiba nada sobre esse tipo de piso que está relacionado com a resina epóxi.

Isso mesmo, esse produto que você nunca nem ouviu falar, é muito utilizada para diversas finalidades e também está presente na aplicação de pisos.

Quer conhecer mais sobre resina epóxi? Então, acompanhe esse post pois vamos contar tudo sobre ela!

O que é resina epóxi?

Resina epóxi, mais conhecida como porcelanato líquido ou piso 3D, é um material muito procurado em relação a decoração e ao revestimento do chão.

O revestimento é um tipo de plástico que ao entrar em contato com um catalisador, enrijece. Assim, se torna um líquido sólido e rígido, formando um tipo de piso de muito valor estético.

Esse é o produto ideal para reformar ou decorar a casa, pois tem uma aplicação limpa, não gera lixo e não faz com que você tire o piso anterior, pois pode ser aplicada em cima dele.

Ela pode ser aplicada em pisos cerâmicos, porcelanatos, pedras, ardósia ou diretamente no contrapiso. Uma boa dica para usar a resina epóxi é sobre revestimentos que precisam de nivelamento.

Embora tenha virado febre no mercado de interiores a pouco tempo, o piso de resina epóxi já era utilizado pelas indústrias há anos pela necessidade de manter um espaço mais limpo, resistente, durável e de fácil limpeza.

Como e onde aplicar a resina epóxi?

Como falamos anteriormente, a aplicação da resina é bem simples, rápida e o melhor: não faz sujeira. A resina epóxi é posta sobre o chão e espalhada por um instrumento liso, algo bem similar a um rodo.

Entretanto, pelo fato da secagem ser rápida e o possível surgimento de bolhas, requer a contratação de um profissional de resina para garantir o acabamento perfeito.

Por ser composta por um revestimento impermeável, a resina epóxi pode ser utilizada em todos os cômodos casa, incluindo banheiros e cozinhas. Além disso, ela proporciona mais leveza ao ambiente, dependendo do efeito atribuído ao piso.

Mas, infelizmente, a resina não é recomendada em ambientes externos, visto que as mudanças de temperatura e a forte presença do calor podem diminuir a durabilidade e a qualidade da resina. Então, nada de utilizá-la no pergolado de madeira com deck do seu jardim.

E, só mais uma notícia chata: por se tratar de um material líquido, não é aconselhável aplicá-la sobre paredes e tetos, já que não há possibilidade de nivelamento em superfícies verticais.

Benefícios da resina

Não restam dúvidas que a resina proporciona uma infinidade de possibilidades, não é mesmo? Basta usar a sua criatividade e pensar no melhor projeto para a sua casa.

Para isso, separamos alguns benefícios que só a resina epóxi dispõe. Ficou curioso?

Acompanhe!

● Durabilidade e resistência: Certamente o piso de resina epóxi é uma tendência por conta da durabilidade. A resina também suporta vários componentes químicos, por isso é tão útil nos meios industriais.
● Acabamentos: Se você está procurando um revestimento de chão com acabamento brilhante, a resina epóxi é a solução perfeita para isso. Porém, se você prefere um acabamento mais fosco, ela é o material ideal, já que apresenta as duas formas.
● Estampas, desenhos e cores: Outro grande benefício é a variação de estampas, desenhos e cores que podem ser usados no piso. Um efeito bem famoso é o 3D, que também pode ser aplicado por meio da resina epóxi.
● Fácil e limpa: Se você tem uma rotina muito corrida, a resina é uma ótima opção. O material é aplicado em horas – ou dias – dependendo do tamanho do ambiente. Além da fácil aplicação, ela não acumula entulho.
● Impermeável: A resina epóxi é um material 100% impermeável. Com isso, o piso não nutri produtos líquidos, assim, sendo resistente a manchas.
● Superfície monolítica: Um dos principais motivos da resina epóxi ser tão valorizada na decoração de uma casa é por ser um piso monolítico, ou seja, um piso único, sem remendos ou marcar da obra.
● Limpeza e fácil manutenção: O sonho de todo mundo que cuida da casa é ter praticidade na limpeza, não é? Pois bem, o piso de resina epóxi é muito fácil de limpar e de realizar a manutenção. A limpeza pode ser feita com um pano umedecido ou até mesmo com uma vassoura.
Aplicação em outras superfícies: Lembra quando falamos que você não precisa retirar o seu piso antigo para aplicar o porcelanato? Então, a resina epóxi pode ser aplicada diretamente sobre outros pisos, com exceção a madeira, é claro.

Além disso, o revestimento gera impactos visuais instantâneos. Normalmente, proporciona uma sensação de amplitude do espaço, causando a impressão de que o ambiente é muito maior.

O porcelanato líquido também contribui com a iluminação dos ambientes, caso eles tenham domus para telhado, pois seu brilho funciona como uma espécie de espelho, que aumenta significativamente a qualidade da luz.

Qual valor e onde comprar?

O preço do material pode sofrer algumas alterações dependendo da região. Mas, geralmente, segue uma média de R$ 150 a R$ 300 reais. Algumas empresas de construção e decoração, por exemplo, trabalham com esse tipo de produto.

Agora, é só pensar em qual formato você pode aplicar o seu pixo e utilizar padrões um pouco mais modernos.

Vale lembrar que o revestimento também pode ser utilizado em forma de tinta. A tinta epóxi é constituída a base de água e pode ser aplicada em azulejos e pisos, porém, ela não consegue esconder as marcas de rejunte, apenas pintá-los.

Afinal, o piso desse revestimento é um grande aliado para quem busca sofisticação e modernidade para os espaço. Inclusive, para quem tem criança em casa, ele se mostra uma ótima opção para evitar acidentes e manchas derivadas das brincadeiras.

Só não esqueça que para a aplicação do revestimento é imprescindível contratar um profissional.

E você, já tinha ouvido falar sobre os benefícios deste produto? Acredita que ele realmente tenha essas funcionalidades? Conta pra gente!

Fonte: Da Redação/ Beatriz Barros/Soluções Industriais