Uma casa na antiga Rua João Passalaqua, no coração do bairro do Bixiga, onde atualmente está localizado o Viaduto do Café, abrigou a primeira sede da Paschoal Ambrosio, empresa de estofados premium, que acompanhou grandes momentos da decoração no Brasil.

O conceito de móveis exclusivos, com fabricação de peças sob medida, de forma mais artesanal, é o grande diferencial da marca, que reúne a tradição do passado e está sempre de olho no futuro para oferecer mais do que móveis, uma experiência memorável e inesquecível.

História

São Paulo é conhecida como a cidade que abraça todos os povos. E, foi exatamente assim, que aconteceu com a história da família Ambrosio. O idealizador da marca, Paschoal Ambrosio (1912 – 1983), veio ainda na barriga da mãe da Itália para o Brasil (no principal período da migração italiana para o país). Sua família é natural da região de Nápoles, do município de San Giuseppe Vesuviano.

Desde jovem, Paschoal sempre teve muita facilidade para aprender, apenas observando o trabalho de outras pessoas. Nos anos 40, foi na Tapeçaria Alemã, uma das maiores do Brasil (que depois se tornaria Tapeçaria Paulista), onde ele aprendeu muito, por meio do trabalho diário. Tempos depois, ele começou seu próprio negócio nos fundos de casa, em que morava com a família, na antiga Rua Passalaqua. Com alma de artista e olhar atento aos detalhes, pouco a pouco ele foi conquistando a alta sociedade da época com estofados que impressionavam pelo conforto, durabilidade e beleza. Assim, nascia uma das mais tradicionais empresas de decoração do Brasil.

Fiore, filho de Paschoal, cresceu dentro da fábrica, herdou o encanto pela tapeçaria e o talento de seu pai. “Desde menino, ele me colocava para abrir crina animal e vegetal que utilizávamos para a confecção dos móveis, pois naquela época ainda não havia a espuma como a gente conhece hoje. Na adolescência, comecei a desmanchar sofás e almofadas, para entender como eram feitos e, depois, produzi-los. Por fim, comecei a atender os clientes. Tanto que, após a morte do meu pai, vários deles continuaram conosco. E, assim, eu segui os passos dele, aprendendo com a experiência”, lembra Fiore.

Ateliê de alta costura para estofados

Entre as peças confeccionadas há sofás, poltronas, cadeiras, pufes, cabeceiras e chaises, em que há enorme cuidado com os detalhes. Tamanho, altura, formato, tipo de tecido e outras particularidades podem ser escolhidas pelo cliente, que ainda consegue acompanhar todas as etapas do processo. E o melhor: com atendimento único, em que a própria família recebe os clientes. A seleção dos materiais, desde o fio para a costura até o tecido de revestimento, é feita de maneira muito singular, com fornecedores de confiança e de longa parceria. Além disso, a possibilidade de ter um móvel nas medidas e formas desejadas faz a peça ser única. Um mobiliário com valor sentimental, que muitas vezes, é passado para os filhos e netos, e que duram para toda a vida.

De olho no Futuro

Prova de que essa receita traz bons frutos é o fato de que os irmãos Camila e Luiz Ambrosio, terceira geração da família, agora seguem os passos do pai e avô e mantêm a essência da empresa, por meio de um olhar inovador e conectado. Do fim dos anos 70 até os dias atuais, a empresa mantém a sede em uma simpática casa, também no Bixiga. Enquanto a fachada tombada remete à tradição, seu interior revela uma fábrica moderna e antenada com as tendências do mercado, por meio de uma gestão eficiente focada nos novos tempos. “Eu e meu irmão aprendemos com nosso pai os verdadeiros valores da empresa. Esperamos prosseguir com essa história, sempre conciliando os avanços tecnológicos, um planejamento criterioso seguido à risca e a essência da marca”, afirma Camila Ambrosio, sócia da 3ª geração.

Grandes Momentos em SP e no Brasil

A empresa também esteve presente em momentos históricos, tais como a fundação de Brasília, em 1960, em que diversos móveis do Palácio da Alvorada foram confeccionados pela Paschoal Ambrosio. O mesmo aconteceu com o Palácio Campos Elíseos e dos Bandeirantes, em São Paulo, no Governo de Abreu Sodré, entre outros endereços históricos como o Jockey Club do Rio de Janeiro, além do clássico Copacabana Palace nos anos 1960. Entre as celebridades há também uma lista de peso entre os clientes da empresa, tais como Hebe Camargo, que recebia seus convidados em casa com um legítimo sofá da marca; o ator Anselmo Duarte, famoso pelo clássico O Pagador de Promessas, que causou tumulto na pequena rua do Bixiga, ao realizar uma visita à fábrica. Outro exemplo é o cantor Silvio Caldas, que ganhou até uma cabeceira de cama personalizada com um violão tacheado, em sua homenagem.

Paschoal Ambrosio

Rua Major Diogo, 751, Bela Vista – São Paulo
Telefone: 11 3105 6639
www.paschoalambrosio.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoria/Paschoal Ambrosio/Fotos: Evelyn Muller