Ao decidir reformar seu estabelecimento comercial ou sua residência, mais do que saber o que está fazendo, é fundamental contar com equipamentos de proteção corretos.

Saber quais equipamentos você precisa é fundamental para que nada saia do controle e que acidentes sejam evitados.

Uma trabalho de qualidade é feito com segurança, não é mesmo? Uma pessoa ferida, além de atrasar a obra, compromete a saúde e integridade de uma pessoa. E isso jamais deve acontecer.

Pensando nisso, listamos para você alguns EPIs que não podem faltar na hora de reformar um local. Vamos lá?

Conte com abafadores de ruídos

Em toda obra, é fundamental contar com os famosos Equipamentos de Proteção Individual, não é mesmo? Até porque a sua segurança e dos seus funcionários são fundamentais.

Pensando nisso, contar com abafadores de ruídos é importante porque ele é capaz de abafar sons de ferramentas e máquinas barulhentas na hora de realizar uma obra.

Ela garante a proteção dos seus ouvidos à exposição de barulhos que podem prejudicar sua audição e causar danos permanentes.

Os abafadores são utilizados, principalmente, por profissionais que trabalham em ambientes com alta intensidade sonora, como em uma empresa de motor elétrico trifásico.

Em toda obra use, sempre, um capacete de proteção

Outro equipamento que não pode faltar em uma obra ou reforma é o capacete de proteção. Ele é considerado um equipamento de proteção individual e tem o objetivo de proteger a cabeça contra grandes impactos.

O capacete entra em ação, basicamente, para diminuir o efeito que um choque e batida por queda possa a vir a proporcionar.

No mercado existem 3 tipos de capacete, cada um com uma finalidade. Vamos conferir quais são e em qual ocasião usamos?

Capacete com aba total

Este tipo de capacete possui uma aba que contorna toda a sua estrutura. Ela serve para proporcionar uma maior proteção. O capacete com aba total é muito usado por funcionários que trabalham em áreas externas, expostos no sol.

Capacete com aba frontal

Diferente do primeiro, este capacete possui uma aba apenas na parte frontal da sua estrutura. Ele protege, principalmente os olhos e o rosto. Este é o modelo mais utilizado no mercado.

Capacete sem aba

Falando de capacete sem aba, ele foi fabricado para proteger sua cabeça de grandes impactos. É muito utilizado em esportes radicais.

Cinto de segurança paraquedista protege contra quedas

O cinto paraquedista é só mais um dos diversos equipamentos de proteção existentes no mercado. Ele serve como um bloqueador de quedas, uma vez que prende o funcionário trava-quedas.

Este tipo de acessório é utilizado, normalmente, quando o trabalhador vai realizar suas atividades em grandes alturas.

Quando o trabalho é em uma altura que pode oferecer riscos à saúde do funcionário, é fundamental que este equipamento seja utilizado. A segurança é fundamental.

Não existe uma reforma sem as luvas de proteção

Ao trabalhar com resina epóxi, por exemplo, as luvas de proteção com certeza serão fundamentais, não é mesmo?

Elas são fundamentais, uma vez que servem para proteger as mãos dos usuários. Por ser um acessório que depende de diversos fatores para ser utilizado com qualidade, são fabricados em vários modelos, tamanhos e materiais específicos.

Não existem segredos. Esses acessórios precisam ser utilizados para que a reforma do seu estabelecimento seja feita da forma mais segura possível. Pensar na segurança dos funcionários é o primeiro passo para um bom trabalho.

Fonte: Da Redação/Com Soluções Industriais