Uma casa leve, refrescante e, acima de tudo, instagramavel! Esses eram os desejos da fotógrafa e influenciadora digital Ana Vanin para sua casa de praia, localizada em Guaratuba (PR). Com 180 m², ela foi inteiramente reformada pela arquiteta Elis Hornig, que seguiu à risca os desejos da moradora e contou com o patrocínio da Roca Brasil Cerâmica.

O projeto contou com revestimento Loft Wood, da Incepa, no piso de todo o térreo. A parede e frente da bancada, por sua vez, foi revestida com porcelanato Uno Frame, da Roca Cerâmica. Foto: Ana Vanin

“Durante a primeira visita no local, os clientes esperavam reformar os banheiros e repaginar a área social. Após a apresentação do estudo preliminar, chegamos à conclusão de que uma reforma maior seria o ideal para privilegiar todos os ambientes da casa, que ganharam vida e personalidade muito por conta dos revestimentos”, diz a profissional.

Para que o desejo de uma casa aconchegante e integrada acontecesse, o projeto seguiu com uma base branca, com toques de cinza e preto e materiais naturais, como a palhinha e o revestimento que evoca a madeira, da Roca Brasil Cerâmica. “O piso de porcelanato, com textura de madeira, foi um pedido da cliente, que por sua vez percorre praticamente todos os ambientes. Além de fácil manutenção, cria uma harmonia e conexão das partes da casa”, explica a arquiteta. Escolha prática, o porcelanato também é visto nas paredes, bancada e até cabeceira da cama, permitindo levar a estética da madeira ou de pedras naturais para ambientes que, antes, não seriam indicados.

Na cozinha, a parede com passa-pratos que fazia divisa com o jantar foi eliminada, permitindo uma integração importante para o setor social e possibilitando a criação de uma bancada extensa que se volta ao jantar, toda revestida com porcelanato Statuário que evoca o mármore, com veios bem marcados. Resistente e de fácil limpeza, ele aliou estética e funcionalidade à cozinha, que deveria ser prática para a moradora.

Na cozinha, o projeto apostou no porcelanato Statuario (Roca Cerâmica) em toda a bancada e parte da parede. Próximo à porta, é o revestimento Flow (Roca Cerâmica) que ganhou paginação estilo chevron. Foto: Ana Vanin

Avançando para as paredes, o porcelanato também fez vez de backsplash, tornando fácil a limpeza nas regiões em que pode espirrar gordura dos preparos culinários.

A parede da sala ganhou textura com o revestimento Wind, da Roca Cerâmica. Foto: Ana Vanin

Integrado e amplo, o estar conta um sofá em L que abraça o espaço e se volta para o jantar. O revestimento branco tridimensional da Roca Cerâmica foi aplicado em toda a parede principal, criando um plano de fundo para o estofado, com muito estilo e movimento. O ambiente se conecta com o segundo pavimento através da escadaria, levando para as áreas íntimas. “Sem dúvidas os revestimentos da Roca Brasil Cerâmica são os protagonistas do projeto, usado em todos os ambientes em diferentes soluções, tornando-se até mesmo cabeceira em um dos quartos”, aponta Elis Hornig.

No quarto, o revestimento Piemonte, da Roca Cerâmica, se tornou também a cabeceira da cama. No piso, revestimento Loft Wood, da Incepa. Foto: Ana Vanin

Com muita criatividade e sutileza, a cabeceira criada com o revestimento Piemonte, trouxe ares de romantismo para o quarto de Ana Vanin, unindo a sensação de movimento com o aconchego da madeira. “Detalhes fazem a diferença, adorei poder explorar o porcelanato e toda sua versatilidade também nas áreas íntimas”, diz a arquiteta.

Segundo a profissional, os banheiros foram responsáveis pelas maiores intervenções de obra, com a substituição de todos os revestimentos, louças, metais, bancadas e box. Cada banheiro recebeu revestimentos de parede e paginação diferenciada, mesclando peças da Roca Brasil Cerâmica com diferentes tamanhos. “Porém, toda a seleção de acabamentos respeita a gama de cores escolhida para casa e o tom de preto é sempre utilizado de forma pontual”, diz Elis.

Em um dos casos, a arquiteta aproveitou o formato perfeito da linha Flow para criar uma paginação com a padronagem chevron, compondo uma parede de destaque elegante. Para outro banheiro, seguiu um estilo mais romântico, apostando na tendência dos revestimentos hexagonais com a linha Boudoir.

Os banheiros exploraram diversos estilos e revestimentos. A linha Flow (Roca Cerâmica) criou a paginação chevron, na primeira foto, e foi utilizada tradicionalmente no lavabo (segunda foto). Já a linha Boudoir (Roca Cerâmica) trouxe o romantismo e a tendência dos revestimentos hexagonais. Foto: Ana Vanin

Satisfeita com o resultado do projeto, Ana Vanin relata que a casa se tornou seu refúgio. “O meu desejo era que a casa ficasse exatamente do jeito que ela está – clara, fotogênica, arejada, bonita e fresca!”, sorri.

Roca Brasil Cerâmica

Ao longo de 100 anos de história, a marca espanhola Roca tem sido pioneira em questões que envolvem tecnologia, design e sustentabilidade. Em 1980 o Grupo Roca iniciou sua produção de revestimentos cerâmicos, com lançamentos atentos às tendências emergentes e já consolidadas, firmando seu DNA de vanguarda.

Presente no Brasil desde 1999, com a aquisição da marca Incepa, consolida sua força no mercado com porcelanatos de pequenos e grandes formatos, com diversos acabamentos e impressões que evocam as matérias em seu estado bruto. Suas peças podem ser encontradas em home centers e pontos de venda exclusivos.

www.rocaceramica.com.br
www.incepa.com.br

Showroom Roca Brasil Cerâmica

Av. Padre Natal Pigato, 974
Vila Delurdes, Campo Largo
tel. (41) 3391-1430

Fonte: Da Redação/Assessoria/Roca Brasil Cerâmica