Você gosta da sala de estar acolhedora e repleta de cores? Descubra como colorir seu espaço com móveis aconchegantes e elevar a sua decoração para uma atmosfera bem convidativa!

 

Dentro de uma sala, a poltrona tem um papel especial e optar por estampas e cores vivas proporcionará alegria ao ambiente. Por outro lado, uma mesa de centro clássica de madeira é neutra e oferece a harmonia desejada de um espaço com muitas cores.

Na realidade, a escolha das cores do local, da mobília e os objetos decorativos podem variar dependendo da configuração da sua sala e do estilo de decoração que você gosta. Porém, não deixaremos comprometer o seu estilo, a escolha de cores e designs das peças ficam por conta de seu bom gosto e preferência. O que será apresentado como dicas são soluções de harmonização entre cores designs.

A escolha das cores de móveis e objetos decorativos

Vamos começar com a escolha das cores. Uma mistura de cores muito grande criaria uma atmosfera bastante agressiva para os olhos e não seria tão agradável. Vale lembrar que na decoração “menos é mais” e a harmonia é uma questão muito importante a ser apontada para que o ambiente não fique sobrecarregado demais com as cores.

Móveis com cores neutras permitem que possamos ousar nas cores dos objetos. Adicione alguns itens coloridos como pequenos vasos, centro de mesas, molduras de parede, luminárias de mesa, porta objetos, entre outras peças decorativas com cores vivas e brilhantes para dar um toque de charme e se destacar no ambiente.

Agora se o seu estilo permite cores e estampas nos móveis, o melhor a fazer é trocar o colorido dos objetos por tecidos de cores vivas. Para as paredes e o piso o ideal é receber cores claras que se contrastem com a decoração. Já os objetos decorativos devem ter cores neutras ou ao menos que combinem com as cores do mobiliário e do ambiente.

Tons quentes e coloridos

Para decorar uma sala acolhedora, escolha sobretudo tons quentes e coloridos. As cores quentes como rosa, bege ou marrom para seus móveis e tons mais claros para suas paredes, cortinas e tapetes. Além disso, na área de estar, opte por um sofá de cor mais escura, como o marrom e uma poltrona sem estampas de veludo de tom suave, como o rosa. Adicione também almofadas coloridas, para enriquecer o ambiente aconchegante e receptivo. Por fim, os seus móveis terão mais destaques com a escolha de uma cor mais clara nas paredes.

A escolha dos móveis: os materiais e suas cores

Os materiais nobres são essenciais para uma decoração acolhedora. Portanto, para seus assentos, opte por materiais como veludo, lã ou algodão. Aposte também nos móveis de madeira para aquecer toda a sua decoração. Na sua sala, por exemplo, opte por uma magnífica mesa de centro de madeira e almofadas de algodão em tons suaves organizadas no seu sofá. Adicione cortinas mais leves de cores claras para combinar com sua decoração geral e suavizar o clima geral.

Se o material da peça for de metal por exemplo, você pode optar por mesinha de canto de cor cobre e não é necessário adicionar objetos para decorar, pois o colorido já dá um charme especial para a peça. Um carrinho de chá com pintura de cor intensa também é uma excelente ideia para agregar mais vivacidade ao ambiente, de outra forma os tons de madeira e pinturas clássicas podem harmonizar a sala de estar.

Eleve ao máximo suas fontes de luz

Depois de fazer a escolha das cores do seu mobiliário e da sua decoração, certifique-se de que integra algumas fontes de luz no seu espaço. Acima de tudo, não descuide a importância das suas luzes, pois são elas que irão definir o tom do ambiente pretendido no seu cômodo. Assim, na sala de estar, opte por uma luminária suspensa de design e coloque outra de pé perto da sua poltrona colorida para criar um ambiente calmo e relaxante. Finalmente, organize alguns objetos decorativos, como velas ou uma luminária de mesa para ter uma atmosfera mais aconchegante na decoração da sua sala de estar.

Não esqueça de deixar a luz do Sol entrar no ambiente o máximo possível, as luzes das luminárias serão mais convenientes no período da noite, no restante do dia ficará disponível como um item funcional decorativo.

Cuide da decoração de uma sala de estar aconchegante

Para valorizar o espaço da sua sala de estar, certifique-se de que está atenta a pequenos detalhes da decoração! Nas paredes, adicione algumas pinturas coloridas, no chão, aqueça seu ambiente organizando grandes tapetes em tons claros e padrões geométricos. Além disso, aposte em lindos vasos de cerâmica de cores claras e adicione algumas flores coloridas para dar um toque de romance à sua decoração. Alguns vasos decorativos podem ter um colorido especial com cor vibrante, pois essas peças não necessitam de flores para decorá-los.

Fonte: Da Redação/Atelier Classico