O papel de parede tornou-se um item atemporal e pode influenciar muito na decoração dos ambientes. A utilização desse revestimento ocasiona um leque de possibilidades na decoração, além das diversas texturas e cores, há também as formas e estampas. E em tempos de quarentena, o papel de parede tem sido uma ótima opção para mudar o ambiente de maneira prática, sem sujeira e odores, oferecendo muito estilo e modernidade ao espaço. Pensando nisso, a Bucalo, que está a mais de 50 anos neste mercado, separou quatro dicas para aplicação do papel de parede sem dor de cabeça.

Prepare a parede

– O ponta pé inicial para a aplicação do papel é escolher a parede ideal, um local que não sofrerá exposição ao sol, pois fará com que as cores desbotem mais rapidamente, o segundo passo é certificar-se de que a parede não possua defeitos como furos, rachaduras e/ou proeminências e que não estejam com mofo, infiltrações, ou qualquer outra sujeira. Preparar a parede para receber o papel é essencial, por isso, deve-se limpar com um pano limpo e álcool.

Medida certa

– Feito isso, meça a área em que o papel será aplicado e anote tanto a altura, quanto a largura das paredes. Esse cuidado é importante para garantir que a quantidade de papel será suficiente. Além disso, se houverem janelas, tomadas e interruptores na parede, também é necessário marcar o local e as medidas exatas, a fim de facilitar os recortes dessas áreas.

Colagem e aplicação

– Com o auxílio de um pincel ou rolo de pintura, espalhe a cola por todo o papel, do centro para as bordas. É recomendável iniciar a aplicação pelo teto, com o auxílio de um pano seco ou uma espátula para evitar bolhas. Por fim, passe uma esponja umedecida sobre as emendas dos papéis – fazendo movimentos suaves.

Dica importante: Para ambientes úmidos há vários tipos de materiais utilizados para a fabricação de papel de parede e o material correto influenciará muito na sua durabilidade. Para esses ambientes, chamados de áreas molhadas (termo utilizado na arquitetura), utilize os vinílicos, que são mais resistentes e laváveis. Essa versão consiste em uma camada de revestimento, papel ou tecido, e um revestimento superior de plástico PVC (vinil) ou PU (poliuretano).

A Bucalo oferece mais de 87 coleções de papéis de parede para decorar ou repaginar a casa. São opções para ambientes internos ou úmidos com alta durabilidade.

Fonte: Da Redação/Assessoria