Como todos sabem, vírus e bactérias são a causa de diversas doenças, mas o que muitos nem imaginam, é que os equipamentos eletrônicos que manuseamos diariamente, quando não são devidamente higienizados, ajudam na proliferação dessas enfermidades. De acordo com estudo de pesquisadores da universidade do Arizona, divulgado em 2012, os smartphones podem conter dez vezes mais bactérias do que um banheiro.

Confira abaixo 5 dicas para ajudar a limpar e conservar com mais facilidade e eficácia os seus equipamentos eletrônicos e se prevenir de doenças, em tempos de atenção redobrada:

Aparelho desligado

Para começar qualquer limpeza, o ideal é sempre manter os equipamentos desligados e desconectados da tomada e dos acessórios, evitando assim possíveis acidentes e choques.

Produtos de limpeza doméstica

Nenhum produto de limpeza doméstica é adequado para a higienização dos equipamentos eletrônicos, pois pode danificar o aparelho e os componentes do display, além de prejudicar o toque da tela nos que possuem tecnologia touch. Para reduzir o acúmulo de poeira e sujeira opte por produtos antiestáticos como, por exemplo, panos de microfibra para limpar tela e teclados, respectivamente.

Água no pano

O ideal é apenas umedecer o pano de microfibra para limpar telas com manchas. Dê preferência sempre use panos macios que não soltem fiapos. Existem ainda produtos líquidos para a limpeza e higienização dos equipamentos. Esses podem ser usados, seguindo orientações do fabricante e em pequenas quantidades.

Lenços umedecidos de limpeza

Para quem busca praticidade, há ainda os lenços umedecidos de limpeza, como o ZEISS Screen Wipes, próprio para dispositivos eletrônicos como tablets, smartphones e computadores. O produto não possui função bactericida, mas tem secagem rápida, que auxilia na remoção de impressões digitais, poeira e gordura, proporcionando um acabamento translúcido e sem riscos às telas. Faceis de usar, foram produzidos com tecido macio à base de celulose e agentes de limpeza, evitando danos por arranhões.

Álcool etílico 70%

O álcool isopropílico ou etílico com concentrações em 70% é utilizado pelas assistências técnicas para a limpeza adequada de produtos eletrônicos. A composição com pouca água é diferencial, impedindo danos como oxidação das peças. No entanto, não pode ser jogado diretamente no dispositivo, o ideal é utilizar com um pano de microfibra. Além disso, essa concentração de álcool permite o combate a bactérias e vírus, como da gripe e o novo coronavírus, por exemplo.

Fonte: Da Redação/Assessoria