Todo mundo sonha em ter uma casa moderna e aconchegante, não é mesmo? Mas, nem sempre é possível decorar a casa do jeito que queremos, e não é por isso que precisamos deixar esse desejo para outra hora.

Engana-se quem pensa que só é possível criar um projeto de decoração com um orçamento maior. Hoje, é muito mais simples deixar uma casa bonita e aconchegante mesmo com a vida econômica reduzida.

Antes de tudo, é preciso entender a real importância da decoração para um ambiente. Você já descobriu a relevância do seu? Ainda não? Não se preocupe. Vamos falar disso agora!

Qual é a importância da decoração para o ambiente?

Os tamanhos dos ambientes estão cada vez maiores, principalmente em grandes metrópoles onde as pessoas buscam otimizar o tempo.

Com isso, o tamanho médio dos imóveis em geral vem diminuindo, fazendo com que cada metro seja mais valorizado e, ainda, implicando na importância do projeto de decoração.

Antigamente, quando se falava em decoração, as pessoas logo pensavam em algo desnecessário, ou seja, só mais um custo adicional.

Porém, decorar e organizar espaços, seja em casa ou no escritório, vai muito além de algo desnecessário. É fato que, a decoração pode gerar mais qualidade de vida, proporcionar um ambiente mais agradável e, ainda, fornecer uma sensação de aconchego.

Por isso, a cada ano, ela vem se tornando uma grande tendência na vida da sociedade como um todo.

Sendo assim, um profissional de arquitetura ou design de interiores, foca em fazer uma boa dosagem dos elementos em geral.

Dessa forma, é possível criar não só ambientes modernos e bonitos, mas também contemplar espaços de forma que eles se adequem a sua rotina.

Com a correria do dia a dia, os ambientes devem ser desfrutados ao máximo. Assim, é imprescindível encontrar a melhor relação entre o design, o conforto e a praticidade.

Mas como é possível alcançar esse objetivo? É bem simples: antes de tudo, você precisará criar um bom projeto, pois é ele quem guiará todas as outras etapas.

É nessa fase que entra as mudanças que serão feitas, como a cor das paredes, a modificação física dos espaços, os reparos elétricos e hidráulicos.

É importante pensar em todo o revestimento, no tamanho do imóvel, formas, cores, se a janela será substituída por um domus para telhado, fibras, texturas, entre outros.

É a constituição desses elementos que vai promover sensações de aconchego, praticidade e lazer.

Como a decoração contribui na qualidade de vida?

Por exemplo, quando organizamos armários e estantes, pensamos de forma que as roupas e os objetos se adequem a eles, certo?

Outra realidade: imagine que uma cadeira de escritório foi mal escolhida. Como seria usá-la todos os dias sentindo dores na coluna?

Por isso, um móvel deve ser escolhido de acordo com o tamanho, peso e característica da pessoa que irá utilizá-lo.

A iluminação é outro aspecto importante. Um ambiente mal iluminado ou com a iluminação inapropriada por causas problemas de visão, dores de cabeça, depressão e, no caso de empresas, baixa produtividade.

Além disso, a falta de um cantinho verde faz toda a diferença. Basta uma grama sintética decorativa para gerar um ar muito mais arejado, interferindo diretamente em problemas respiratórios.

A própria cor do ambiente interfere diretamente no comportamento das pessoas, assim, se torna imprescindível apostar em tons que resolvem esse problema.

Afinal, como decorar com o dinheiro reduzido?

Existem inúmeras possibilidades de decorar a sua casa gastando pouco. Quer saber como e não sabe por onde começar? Acompanhe!

Sala

Não é novidade para ninguém que a sala é um dos cômodos mais frequentados da casa, não é mesmo? Afinal, é nela que a família se reúne, os filhos jogam vídeo game e os amigos jogam conversa fora.

É justamente por se tratar de um ambiente multifuncional que a sua decoração deve estar alinhada a alguns elementos importantes: praticidade, comodidade e elegância.

Por isso, é interessante investir em quadros. A composição desses elementos pode mudar o visual da sua sala por completo, transformando um ambiente simples em um espaço mais aconchegante e sofisticado.

Você pode fazer isso de diversas maneiras, colocando apenas um tamanho maior, separando três menores em fileira ou ainda usando uma forma mais descombinada, em formatos e tamanhos diferentes.

Uma parede legal para montar isso é aquela atrás do sofá, que normalmente fica sem nenhum outro objeto decorativo ou detalhe específico.

Quarto

A sala é também um dos pontos mais importantes para uma casa. Afinal, não passamos 24 horas do nosso dia acordados, não é?

Além de exercer um papel direto na hora do descanso, é nele que, em sua maioria, passamos um tempo lendo, vendo televisão e jogando conversa fora.

Com isso, mudar o visual do seu quarto pode ser mais fácil do que parece. Que tal apostar em adesivos na cabeceira da cama? Para isso, basta procurar um papel de parede que vá de acordo com o seu estilo.

Nem todos eles são baratos, mas há muitas opções acessíveis no mercado. Não esqueça de medir o tamanho, já que será usado apenas nessa parede.

Cozinha

Com certeza esse é o ambiente mais especial. Por isso, pequenos detalhes podem fazer total diferença para deixar esse cantinho ainda mais bonito. O mais interessante que isso pode ser feito gastando muito pouco!

Sua geladeira começou a apresentar marcas de uso? Manchas ou arranhões? Não se preocupe! Você mesmo pode utilizar algumas formas simples para deixá-la novinha em folha.

Uma delas é a técnica do envelopamento. O nome pode parecer estranho, mas nada mais é que usar um papel adesivo para cobri-la por completo.

Você pode optar por uma cor lisa como branco, preto ou até prateado, que lembra as geladeiras de inox mais modernas. Caso você queira usar algo mais criativo, basta buscar uma casa especializada em papel com desenhos e pigmentos para plástico, trazendo um ar diferente na decoração.

O mais legal disso é que além de modernizar o ambiente, a camada ainda protege a geladeira contra novos danos e permite a troca quando desejar. Enjoou e quer inovar? É só tirar o papel antigo e aplicar o novo!

Outro objeto legal de apostar é o prato. Todo mundo já comprou pratos que não foram utilizados e acabaram sendo descartados. Pois saiba que eles podem muito bem ser pendurados na parede da sua cozinha.

Lembra da composição de quadros para sala? Na cozinha você pode implementar da mesma forma! Fica lindo, versátil e você não precisa gastar para aplicar na sua casa!

O que você está esperando?

Agora que você já sabe como decorar gastando pouco, imagina o quanto dá para economizar no projeto de decoração da sua casa? É o momento de colocar a mão na massa e proporcionar um cantinho mais aconchegante para a sua família!

Fonte: Da Redação/por Beatriz Barros/Soluções Industriais