Quando pensamos em decorar o living, um home theater, a sala de estar… o primeiro móvel que vem à cabeça é o sofá. Ele é o maior móvel que você vai ter dentro da sala e, portanto, irá influenciar em toda a sua decoração.

O primeiro passo para escolher o sofá perfeito é definir em qual ambiente você vai colocá-lo. Será em um living, uma sala de TV, um quarto ou em uma varanda? Cada ambiente pede um modelo específico.

A designer de interiores Patrícia Hagobian, curadora da loja de móveis Dunelli, indica que, para um living, onde recebemos amigos e familiares para um bate-papo, o ideal é um sofá com um design mais clássico e atemporal, com um encosto mais baixo, assento mais curto e de espuma menos macia.

Já para uma sala de TV, a designer sugere um modelo mais confortável, com assento retrátil onde é possível apoiar os pés. “O mais interessante desse modelo é que se o mesmo cômodo exerce dupla função, você pode recolher a chaise quando uma visita chegar e transformá-lo em um modelo para receber”. Sofá para sala de TV ou de home theater deve ter espuma mais mole devido ao conforto que proporciona a quem vai passar períodos longos assistindo a filmes e programas.

O modelo de varanda já precisa ser de um tecido que não irá estragar se tiver contato com as intempéries. Ele tem uma estrutura de um material mais versátil, como a fibra sintética e um tecido lavável.

Outra dica é escolher um sofá que combina com sua personalidade e com a decoração da sua casa. O sofá mais reto tem um design mais contemporâneo; o mais baixo e arredondado deixa mais informal e despojado; o modulado permite que você mude a configuração da sua sala e até mudar de apartamento e reaproveitar os móveis; os sofás que tem uma estrutura que encosta no chão da maior solidez, mas são visualmente pesados; já modelos com pés aparentes são ótimos para casas pequenas, pois não interrompe o desenho do piso e prolonga o ambiente.

Tamanho do sofá

O tamanho da sala influencia diretamente no sofá, pois é necessário deixar, no mínimo, 70 cm de espaço para circulação entre os móveis. O primeiro passo antes de comprar o sofá, você precisa medir o espaço que tem disponível para o móvel.

Materiais

O tecido faz toda a diferença na decoração, pois cada um tem uma característica e é indicado para uma situação.

O couro ecológico é de fácil manutenção, charmoso e dura por muito tempo. Ele transmite muita sofisticação ao ambiente.

O suede tem um bom custo x benefício, é moderno, e fácil de limpar, mas pode ficar manchado se cair algum líquido nele se você não impermeabilizar. É um tecido que proporciona muito conforto.

O linho é elegante, mantém a temperatura do corpo equilibrada, tem propriedades antialérgicas e muito resistente. Outro benefício é que, mesmo após diversas lavagens, ele continua com a mesma cor.

O veludo é mais indicado para locais onde a temperatura é baixa, pois proporciona muito conforto térmico aos dias frios. Ele é um tecido sofisticado e que transmite muita classe aos projetos.

Dunelli

http://www.dunelli.com.br
@dunelli_

Patrícia Hagobian Arquitetura&Interiores

http://www.patriciahagobian.com
@patriciahagobian
Whatsapp: (11) 94005-8405

Fonte: Da Redação/Assessoria