Não é de hoje que os painéis ripados em madeira estão em alta. De maneira simples ou ousada, essa técnica da marcenaria vem sendo um recurso muito usado no décor por oferecer uma atmosfera moderna, sofisticada e aconchegante. Além disso, é um produto versátil e pode ser customizado exclusivamente para cada projeto em tamanhos, cores e formatos. Pensando nisso, convidamos a designer de interiores Raquel Braga para dar dicas de como e onde usar o esse material. Inspire-se!

Como solução

Se você busca uma solução para esconder fios ou equipamentos, os móveis feitos com ripas vazadas possibilitam esse recurso, além disso, permite a circulação de ar para evitar aquecimento das máquinas. A tendência faz tanto sucesso, pois oferece uma atmosfera clean e organizada. Neste projeto, por exemplo, projetamos um rack com nicho de madeira freijó. Na parte superior, criamos um painel ripado para esconder duas máquinas de ar-condicionado. Assim não é preciso abri-lo para liberar a ventilação. Embaixo, a mesma ideia foi usada para os equipamentos da TV.

Para integrar

Ripas de madeira criam ambientes incríveis quando usadas para dar uma unidade visual decorativa para o local, além disso, deixa o ambiente mais aconchegante e charmoso. Neste projeto, as réguas instaladas na parede são o grande destaque desta sala integrada, que propicia um cenário moderno e sofisticado.

Passagens Camufladas

Uma solução para aproveitar cada centímetro e agregar beleza ao projeto e apostar nas passagens camufladas. Por ser versátil e por ter diversas opções de espessura, a madeira permite fazer portas de correr entre o painel e a alvenaria ou até mesmo entre apenas painéis. Dizemos que as portas de correr economizam espaço, porque liberam o uso das paredes laterais. Outra ideia bacana e utilizar as próprias ripas como puxadores, criando uma área, sem adorno, dando destaque para obras de arte e outros objetos mais valiosos.

Para revestir

Revestir as paredes com madeira tornam o ambiente muito mais acolhedor e elegante. E saber usar o sentido e a largura das réguas para valorizar mais o espaço, faz toda a diferença! É possível dar uma sensação de pé direito mais alto ou alongar mais o ambiente.

Fonte: Da Redação/Assessoria