Considerada uma das inovações do mercado de arquitetura, a metodologia BIM (Building Information Modeling) permite criar simulações digitais, fornecendo bibliotecas de objetos em 3D para a criação de projetos de arquitetura. Ela vem sendo adotada por diversos escritórios nos últimos anos como um grande diferencial competitivo.

Sempre atenta às necessidades e demandas do mercado, a Duratex acaba de ampliar o portfólio do seu Catálogo BIM , com a inclusão dos lançamentos 2020. Desenvolvido para a plataforma Sketchup, uma das melhores do mercado em softwares de arquitetura, o catálogo que já apresentava todos os produtos Durafloor – pisos laminados, vinílicos (LVT), vinílicos (SPC), rodapés), além dos acessórios de instalação e acabamento, – bem como todo o portfólio de painéis Duratex (MDF, Ultra Premium e Fire) também passa a contar com os novos padrões de MDF da Coleção Essência.

No Catálogo BIM Duratex, o profissional tem à disposição todas as informações técnicas necessárias sobre os produtos como espessura e tamanho de réguas, chapas, composição, aplicação, tipos de paginação, recortes, encaixes, entre outros. Dessa forma, é possível incluir os materiais reais que serão utilizados no projeto, incorporando sua geometria, características e especificações, tudo para que o resultado seja o mais realista possível. Além disso, o BIM possibilita uma assertividade maior, pois estimula a aplicação correta dos produtos, evitando erros de execução, o desperdício de materiais, atrasos no cronograma, contribuindo assim para reduzir os custos gerais do projeto.

Inspiração na composição de projetos

No que diz respeito aos painéis de MDF, além das informações técnicas, a Duratex criou uma biblioteca com componentes que podem ser usados para compor projetos. São peças de mobiliários que podem ser aplicadas para marcação e definição de ambientes e espaços.

Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

http://www.duratexmadeira.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoria/Duratex