Parceria da CASACOR nos últimos seis anos, a Duratex marca presença na edição paulistana do projeto Janelas CASACOR, que estreia no dia 08 de novembro. A exposição, aberta ao público e totalmente gratuita, tem formato phygital e poderá ser vista em 13 bairros da capital, até o dia 08 de dezembro.

São Paulo 04 Roberto Migotto e Rick Minelli/Foto Alexandre Battibugli

O projeto, idealizado pela CASACOR, foi criado como uma resposta à pandemia, trazendo um novo formato e uma nova forma de levar o trabalho de 34 anos da marca a um público maior, de um jeito seguro e acessível. No projeto Janelas CASACOR, vitrines vão materializar a casa pós-pandemia na visão do elenco de profissionais da marca, que terá como desafio alguns questionamentos que fazem parte da vida de todas as pessoas: O que mudou nos lares com o novo Coronavírus? Quais são as novas necessidades e anseios das pessoas? Tudo será digital ou ainda resta espaço para o contato?

Para ajudar os arquitetos e designers de interiores nesse exercício criativo e de reflexão, que tem como objetivo tornar tangíveis, conceitos e ideias de quem pensa a casa, a Duratex trouxe o que há mais de inovador no seu portfólio de painéis de madeira revestidos, que trazem o Protekto Plus, tecnologia pioneira de proteção contra vírus, incluindo os vírus envelopados, como é classificado o coronavírus. A Duratex é a primeira empresa a oferecer esse tipo de proteção no mercado brasileiro.

O arquiteto Murilo Lomas, que assina o espaço “Cozinha Canvas Deca” localizado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, escolheu o painel padrão Riviera, da linha Cross para criar o mobiliário do ambiente. O projeto, segundo Lomas, parte de uma premissa muito simples e objetiva: aplicar soluções variadas dentro de uma seleção de materiais enxuta e bem definida, fazendo uso criativo e inteligente dos materiais e acabamentos. O frescor vem justamente de experimentar as possibilidades inovadoras de um mesmo material, valorizando suas características.

Brunette Fracaroli

A arquiteta Brunette Fraccaroli, que assina o “Living”, localizado na Praça Vinícius de Morais, no Morumbi, optou por usar dois padrões da linha de alto brilho Cristallo – Branco Diamante e Opala – em composição com o padrão Noce Mare, da linha Essencial, para revestir as paredes e o teto do contêiner.

A proposta da linha Essencial, que traz um acabamento com toque acetinado, também está presente no espaço “ETC”, assinado por Fernando Brandão. Localizado no Largo da Batata, em Pinheiros, o projeto traz o padrão Ultramarino, que faz parte da nova coleção da Duratex, Essência, que apresenta uma variedade de texturas e cores que transformam e recriam ambientes, inspirando os profissionais a criarem algo inesperado.

Roberto Migotto e Rick Minelli apostaram na força e beleza da madeira natural, através do painel Inhotim, da linha Essencial Wood, para revestir o piso, teto e paredes do “Estúdio RM2” que poderá ser visto no estacionamento do Shopping Iguatemi.

Outro arquiteto que também traz as referências da madeira natural no projeto é Gabriel de Lucca, da GDL Arquitetura. O espaço, denominado “Cucina Essenziale”, poderá ser visto no D&D Shopping de 29 de novembro a 06 de dezembro. O projeto, que retrata uma cozinha pensada como espaço de preparo, descontaminação e local de refeições rápidas, traz mobiliário produzido com o painel padrão Freijó Puro, da linha Essencial Wood.

Única artista plástica presente no elenco do Janelas CASACOR, Denise Milan apresenta o projeto “Terra, a casa de todos”, criado especialmente para o evento, tendo como principal destaque a instalação “Banquete da Terra”. Localizado em frente à Dan Galeria, na esquina das ruas Estados Unidos e Haddock Lobo, nos Jardins, contêiner-vitrine tem como proposta revisitar fragmentos de vidro e outros minerais. “Um banquete servido com pratos que revelam a metamorfose da Terra, oferecendo paladares que expandem nossa conexão com a natureza”, define a artista. Para revestir o piso, teto e paredes do espaço, Denise optou pelo painel padrão Preto, da linha Trama, que traz a fluidez dos tecidos para o ambiente.

Marcelo Diniz e Mateus Finzetto assinam o contêiner “Sala de Banho do Ceramista”. A proposta dos profissionais é retratar uma pessoa que descobriu na arte da cerâmica, uma maneira para externar suas emoções em meio ao caos. O banheiro foi o espaço escolhido da casa para abrigar o novo hobby. Para produzir a bancada de trabalho e revestir parte da parede lateral do contêiner, Marcelo e Mateus usaram o painel Bolonha, padrão unicolor da linha Conceito, que traz leves nuances de cor, com predominância da tonalidade terracota. O projeto poderá ser visto no D&D Shopping.

A linha Conceito também aparece em outro projeto localizado no D&D Shopping. Assinado por Helô Marques, o contêiner-vitrine traz as paredes e o teto revestidos com o padrão Arenito. Em tom areia, o padrão apresenta “um quê” de rusticidade e leva o conceito de revestimento a um outro nível.

Por fim, Gustavo Neves apostou em um mix de painéis Duratex para revestir as paredes e criar os mobiliários do projeto “Caixa de Histórias”. Localizado na Cidade Tirantes, o interior do contêiner será revestido com painéis das linhas Fire e Ultra Premium e terá mesas e bancadas produzidas com padrões das linhas Trama – Carbono – e Essencial – Pérola Urbana, Rosa Glamour, Mint, Verde Real, Cinza Sagrado e Azul Secreto.

Faça o tour virtual pelos ambientes no site do Janelas CASACOR ou visite os locais de exposição, onde as condições de visitação estão atreladas aos cuidados sanitários, como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e acesso facilitado a pias para limpeza das mãos e álcool em gel.

Duratex

https://www.duratexmadeira.com.br

Fonte: Da Redação/Assessoria/Duratex